Ensino de história e temas sensíveis : abordagens teórico-metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Eugenio, Jonas Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188773
Resumo: O propósito deste artigo é apresentar reflexões sobre o trabalho com temas sensíveis no contexto do ensino (disciplina de Estágio de Docência em História) e da pesquisa (dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História). Apresentamos a escrita na forma de um diálogo a muitas mãos que busca compreender os sentidos atribuídos pelos atores em relação ao processo vivido em aulas de História. Essa forma de escrita se sustenta também na concepção de que a abordagem de temas sensíveis reivindica um registro o mais plural possível, permitindo que diferentes vozes se apresentem no diálogo: a professora, o professor, alunos/as, acadêmicos/ as e autores/as escolhidos/as.
id UFRGS-2_c763b60dff4a39b38639e0ee90e968ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188773
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, Carmem Zeli de VargasEugenio, Jonas Camargo2019-02-14T02:32:46Z20181806-3993http://hdl.handle.net/10183/188773001084570O propósito deste artigo é apresentar reflexões sobre o trabalho com temas sensíveis no contexto do ensino (disciplina de Estágio de Docência em História) e da pesquisa (dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História). Apresentamos a escrita na forma de um diálogo a muitas mãos que busca compreender os sentidos atribuídos pelos atores em relação ao processo vivido em aulas de História. Essa forma de escrita se sustenta também na concepção de que a abordagem de temas sensíveis reivindica um registro o mais plural possível, permitindo que diferentes vozes se apresentem no diálogo: a professora, o professor, alunos/as, acadêmicos/ as e autores/as escolhidos/as.The purpose of this article is to present some reflections on working with sensitive topics within teaching (History teaching internship) and research (Professional Masters in Teaching History dissertation) contexts. The writing is presented in the form of a dialogue written by various people in an attempt to understand the meanings attributed by the actors-in-relation to the process experienced in History classes. This form of writing is also supported by the conception that dealing with sensitive topics calls for a pluralistic register, allowing different voices to present themselves in the dialogue: teachers, students, university students and selected authors.application/pdfporRevista História Hoje. Anpuh-Brasil. Vol. 7, n. 13 (jun. 2018), p. 139-159Ensino de históriaDireitos humanossensitive issuesHistory classesMigrationsHistory teachingEnsino de história e temas sensíveis : abordagens teórico-metodológicasTeaching of history and sensitive topics: Theoretical-methodological approachesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084570.pdf.txt001084570.pdf.txtExtracted Texttext/plain52708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188773/2/001084570.pdf.txtd2379df4bf0e86cb73118778312a8e54MD52ORIGINAL001084570.pdfTexto completoapplication/pdf504661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188773/1/001084570.pdfe4429826d489ca6d1a3b541018119861MD5110183/1887732019-02-15 02:33:48.340857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188773Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-15T04:33:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de história e temas sensíveis : abordagens teórico-metodológicas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching of history and sensitive topics: Theoretical-methodological approaches
title Ensino de história e temas sensíveis : abordagens teórico-metodológicas
spellingShingle Ensino de história e temas sensíveis : abordagens teórico-metodológicas
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Ensino de história
Direitos humanos
sensitive issues
History classes
Migrations
History teaching
title_short Ensino de história e temas sensíveis : abordagens teórico-metodológicas
title_full Ensino de história e temas sensíveis : abordagens teórico-metodológicas
title_fullStr Ensino de história e temas sensíveis : abordagens teórico-metodológicas
title_full_unstemmed Ensino de história e temas sensíveis : abordagens teórico-metodológicas
title_sort Ensino de história e temas sensíveis : abordagens teórico-metodológicas
author Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_facet Gil, Carmem Zeli de Vargas
Eugenio, Jonas Camargo
author_role author
author2 Eugenio, Jonas Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
Eugenio, Jonas Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Direitos humanos
topic Ensino de história
Direitos humanos
sensitive issues
History classes
Migrations
History teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv sensitive issues
History classes
Migrations
History teaching
description O propósito deste artigo é apresentar reflexões sobre o trabalho com temas sensíveis no contexto do ensino (disciplina de Estágio de Docência em História) e da pesquisa (dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História). Apresentamos a escrita na forma de um diálogo a muitas mãos que busca compreender os sentidos atribuídos pelos atores em relação ao processo vivido em aulas de História. Essa forma de escrita se sustenta também na concepção de que a abordagem de temas sensíveis reivindica um registro o mais plural possível, permitindo que diferentes vozes se apresentem no diálogo: a professora, o professor, alunos/as, acadêmicos/ as e autores/as escolhidos/as.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-14T02:32:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188773
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-3993
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001084570
identifier_str_mv 1806-3993
001084570
url http://hdl.handle.net/10183/188773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista História Hoje. Anpuh-Brasil. Vol. 7, n. 13 (jun. 2018), p. 139-159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188773/2/001084570.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188773/1/001084570.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d2379df4bf0e86cb73118778312a8e54
e4429826d489ca6d1a3b541018119861
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790389222014976