Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Reginaldo Vaz da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151711
Resumo: O presente trabalho, do Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Escola de Gestores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trata de uma pesquisa-ação realizada na EEEM Prof. Alaídes S. Pinheiro, situada no município de Chuvisca/RS, com tema “Gestão Escolar com foco na importância da participação dos pais na escola”, onde o processo de ensino e aprendizagem pode se dá com maior sucesso. Entende-se que, a construção de uma escola pública mais democrática passa pela via da participação dos pais, alunos, professores, funcionários e equipes diretiva e pedagógica. Contudo, perceber a escola como possibilidade de participação, na visão dos pais, ainda é uma meta que necessitamos alcançar, para ser um dos diferenciais em nossa gestão. Para reflexão neste assunto, utilizou-se de autores como MOTTA(2003), PARO(2000), ALBINO ALMEIDA(2004), DIOGO(1998), FREIRE(1999), entre outros. Autores que consideram a participação dos pais na escola como algo indispensável na construção do conhecimento. Para realização deste trabalho, foi realizado um levantamento de dados nos últimos quatro anos para verificar o percentual de presença e participação de pais na escola. Posteriormente se fez a análise destes dados, que resultou na elaboração e aplicação de um questionário aos pais, com questões que os fizessem refletir sobre o seu modo de acompanhar a vida escolar de seu filho. Ao retorno do questionário, realizou-se a análise dos resultados para construção e execução de estratégias pedagógicas como: reuniões e eventos promovidos pela escola, com o objetivo de proporcionar uma melhor participação dos pais, de modo a contribuir significativamente na evolução da aprendizagem de seus filhos.
id UFRGS-2_c77f4aeeb139586aeace3005c8e46aca
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151711
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Reginaldo Vaz daCaetano, Maria Raquel2017-02-14T02:23:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/151711001003260O presente trabalho, do Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Escola de Gestores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trata de uma pesquisa-ação realizada na EEEM Prof. Alaídes S. Pinheiro, situada no município de Chuvisca/RS, com tema “Gestão Escolar com foco na importância da participação dos pais na escola”, onde o processo de ensino e aprendizagem pode se dá com maior sucesso. Entende-se que, a construção de uma escola pública mais democrática passa pela via da participação dos pais, alunos, professores, funcionários e equipes diretiva e pedagógica. Contudo, perceber a escola como possibilidade de participação, na visão dos pais, ainda é uma meta que necessitamos alcançar, para ser um dos diferenciais em nossa gestão. Para reflexão neste assunto, utilizou-se de autores como MOTTA(2003), PARO(2000), ALBINO ALMEIDA(2004), DIOGO(1998), FREIRE(1999), entre outros. Autores que consideram a participação dos pais na escola como algo indispensável na construção do conhecimento. Para realização deste trabalho, foi realizado um levantamento de dados nos últimos quatro anos para verificar o percentual de presença e participação de pais na escola. Posteriormente se fez a análise destes dados, que resultou na elaboração e aplicação de um questionário aos pais, com questões que os fizessem refletir sobre o seu modo de acompanhar a vida escolar de seu filho. Ao retorno do questionário, realizou-se a análise dos resultados para construção e execução de estratégias pedagógicas como: reuniões e eventos promovidos pela escola, com o objetivo de proporcionar uma melhor participação dos pais, de modo a contribuir significativamente na evolução da aprendizagem de seus filhos.application/pdfporGestão escolarParticipaçãoEscolaPaisAlunoGestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003260.pdf001003260.pdfTexto completoapplication/pdf299214http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151711/1/001003260.pdf3614fa1300106bdae857fc01c3915bf0MD51TEXT001003260.pdf.txt001003260.pdf.txtExtracted Texttext/plain54914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151711/2/001003260.pdf.txt580f937918ef97e758e98c84b7802b6dMD5210183/1517112017-02-15 02:28:19.553723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151711Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:28:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola
title Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola
spellingShingle Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola
Silva, Reginaldo Vaz da
Gestão escolar
Participação
Escola
Pais
Aluno
title_short Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola
title_full Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola
title_fullStr Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola
title_full_unstemmed Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola
title_sort Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola
author Silva, Reginaldo Vaz da
author_facet Silva, Reginaldo Vaz da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Reginaldo Vaz da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caetano, Maria Raquel
contributor_str_mv Caetano, Maria Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Participação
Escola
Pais
Aluno
topic Gestão escolar
Participação
Escola
Pais
Aluno
description O presente trabalho, do Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Escola de Gestores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trata de uma pesquisa-ação realizada na EEEM Prof. Alaídes S. Pinheiro, situada no município de Chuvisca/RS, com tema “Gestão Escolar com foco na importância da participação dos pais na escola”, onde o processo de ensino e aprendizagem pode se dá com maior sucesso. Entende-se que, a construção de uma escola pública mais democrática passa pela via da participação dos pais, alunos, professores, funcionários e equipes diretiva e pedagógica. Contudo, perceber a escola como possibilidade de participação, na visão dos pais, ainda é uma meta que necessitamos alcançar, para ser um dos diferenciais em nossa gestão. Para reflexão neste assunto, utilizou-se de autores como MOTTA(2003), PARO(2000), ALBINO ALMEIDA(2004), DIOGO(1998), FREIRE(1999), entre outros. Autores que consideram a participação dos pais na escola como algo indispensável na construção do conhecimento. Para realização deste trabalho, foi realizado um levantamento de dados nos últimos quatro anos para verificar o percentual de presença e participação de pais na escola. Posteriormente se fez a análise destes dados, que resultou na elaboração e aplicação de um questionário aos pais, com questões que os fizessem refletir sobre o seu modo de acompanhar a vida escolar de seu filho. Ao retorno do questionário, realizou-se a análise dos resultados para construção e execução de estratégias pedagógicas como: reuniões e eventos promovidos pela escola, com o objetivo de proporcionar uma melhor participação dos pais, de modo a contribuir significativamente na evolução da aprendizagem de seus filhos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151711
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001003260
url http://hdl.handle.net/10183/151711
identifier_str_mv 001003260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151711/1/001003260.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151711/2/001003260.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3614fa1300106bdae857fc01c3915bf0
580f937918ef97e758e98c84b7802b6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523588042752