Programa Leitorado Brasileiro : um olhar sobre os critérios dos editais da CAPES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221200 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os editais de seleção de professores ao Programa Leitorado vinculado à CAPES. Para tanto, são estudados os documentos que compreendem o período de 2008 a 2018, com relação aos países e Instituições de ensino superior (IES) estrangeiras, formação acadêmica e experiência com o Exame de proficiência Celpe-Bras exigidas dos candidatos à vaga de leitor. Ao empreender tal análise, pretende-se contribuir com estudos acerca de programas de internacionalização da Língua Portuguesa e discutir o modo como são implementadas as políticas educacionais linguísticas (SHOHAMY, 2006; BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994a), sobretudo no que concerne à atuação do profissional que está à frente das ações políticas relacionadas ao ensino de português como língua adicional no exterior. |
id |
UFRGS-2_cef5e68bef31599e1163732b00b3ba9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221200 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Letícia Grubert dosSarmento, Simone2021-05-18T04:36:28Z20211415-8698http://hdl.handle.net/10183/221200001125314O presente trabalho tem como objetivo analisar os editais de seleção de professores ao Programa Leitorado vinculado à CAPES. Para tanto, são estudados os documentos que compreendem o período de 2008 a 2018, com relação aos países e Instituições de ensino superior (IES) estrangeiras, formação acadêmica e experiência com o Exame de proficiência Celpe-Bras exigidas dos candidatos à vaga de leitor. Ao empreender tal análise, pretende-se contribuir com estudos acerca de programas de internacionalização da Língua Portuguesa e discutir o modo como são implementadas as políticas educacionais linguísticas (SHOHAMY, 2006; BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994a), sobretudo no que concerne à atuação do profissional que está à frente das ações políticas relacionadas ao ensino de português como língua adicional no exterior.The aim of this study is to analyze the public calls of the Lectureship Program of the Brazilian government sponsored by CAPES. In order to do that, the documents covering the period from 2008 to 2018 are analyzed with respect to thecountries and foreign higher education institutions, academic training and experience with the Celpe-Bras language Proficiency Exam required from candidates for the position of Lecturer. By undertaking such an analysis, we intend to contribute to studies about internationalization programs of the Portuguese Language and to discuss the way in which language education policies are implemented (SHOHAMY, 2006; BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994a), especially with regards to the professional's performance at the forefront of political actions related to the teaching of Portuguese as an additional language abroad.El presente estudio tiene como objetivo analizar los edictos de selección de docentes del Programa Leitoradovinculados a la CAPES. Con este fin, se analizan los documentos que cubren el período de 2008 a 2018, con respecto a países eInstituciones de Educación Superior (IES) extranjeras, formación académica y experiencia con el examen de competencia Celpe-Bras requerido a los candidatos para el puesto de lector. Al realizar dicho análisis, se pretende contribuir a los estudios sobre los programas de internacionalización de la lengua portuguesa y discutir las formas en que se implementan las políticas lingüísticas educativas (SHOHAMY, 2006; BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994A), especialmente, lo que refiere al desempeño del profesional que está a cargo de las acciones políticas relacionadas con la enseñanza del portugués como idioma adicional en el extranjero.application/pdfporFórum lingüístico. Florianópolis, SC. Vol. 18, n. 1 (jan./mar. 2021), p. [5653]-5674Política lingüísticaEnsino de língua estrangeiraLíngua portuguesaLectureshipPortuguese as an additional languageLanguage education policiesPrograma de LectoresPortugués lengua extranjeraPolíticas lingüísticas educativasPrograma Leitorado Brasileiro : um olhar sobre os critérios dos editais da CAPESPrograma Brasileño de Lectores : una mira hacia los critérios de los edictos de la CAPESBrazilian Lectureship Program : look at the CAPES public calls criteriainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125314.pdf.txt001125314.pdf.txtExtracted Texttext/plain70975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221200/2/001125314.pdf.txtf54986d95b42bb20728829d2e072d9e1MD52ORIGINAL001125314.pdfTexto completoapplication/pdf1969011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221200/1/001125314.pdf4ab8a130f72c8ea11e11309bdf5f100bMD5110183/2212002022-07-03 04:54:31.339557oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221200Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-03T07:54:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programa Leitorado Brasileiro : um olhar sobre os critérios dos editais da CAPES |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Programa Brasileño de Lectores : una mira hacia los critérios de los edictos de la CAPES |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Brazilian Lectureship Program : look at the CAPES public calls criteria |
title |
Programa Leitorado Brasileiro : um olhar sobre os critérios dos editais da CAPES |
spellingShingle |
Programa Leitorado Brasileiro : um olhar sobre os critérios dos editais da CAPES Santos, Letícia Grubert dos Política lingüística Ensino de língua estrangeira Língua portuguesa Lectureship Portuguese as an additional language Language education policies Programa de Lectores Portugués lengua extranjera Políticas lingüísticas educativas |
title_short |
Programa Leitorado Brasileiro : um olhar sobre os critérios dos editais da CAPES |
title_full |
Programa Leitorado Brasileiro : um olhar sobre os critérios dos editais da CAPES |
title_fullStr |
Programa Leitorado Brasileiro : um olhar sobre os critérios dos editais da CAPES |
title_full_unstemmed |
Programa Leitorado Brasileiro : um olhar sobre os critérios dos editais da CAPES |
title_sort |
Programa Leitorado Brasileiro : um olhar sobre os critérios dos editais da CAPES |
author |
Santos, Letícia Grubert dos |
author_facet |
Santos, Letícia Grubert dos Sarmento, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Letícia Grubert dos Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política lingüística Ensino de língua estrangeira Língua portuguesa |
topic |
Política lingüística Ensino de língua estrangeira Língua portuguesa Lectureship Portuguese as an additional language Language education policies Programa de Lectores Portugués lengua extranjera Políticas lingüísticas educativas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Lectureship Portuguese as an additional language Language education policies |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Programa de Lectores Portugués lengua extranjera Políticas lingüísticas educativas |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar os editais de seleção de professores ao Programa Leitorado vinculado à CAPES. Para tanto, são estudados os documentos que compreendem o período de 2008 a 2018, com relação aos países e Instituições de ensino superior (IES) estrangeiras, formação acadêmica e experiência com o Exame de proficiência Celpe-Bras exigidas dos candidatos à vaga de leitor. Ao empreender tal análise, pretende-se contribuir com estudos acerca de programas de internacionalização da Língua Portuguesa e discutir o modo como são implementadas as políticas educacionais linguísticas (SHOHAMY, 2006; BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994a), sobretudo no que concerne à atuação do profissional que está à frente das ações políticas relacionadas ao ensino de português como língua adicional no exterior. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-18T04:36:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221200 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-8698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125314 |
identifier_str_mv |
1415-8698 001125314 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Fórum lingüístico. Florianópolis, SC. Vol. 18, n. 1 (jan./mar. 2021), p. [5653]-5674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221200/2/001125314.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221200/1/001125314.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f54986d95b42bb20728829d2e072d9e1 4ab8a130f72c8ea11e11309bdf5f100b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225018080755712 |