Estratégias de coping de crianças vítimas e não vítimas de violência doméstica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Koller, Silvia Helena, Ribas, Fernanda Freitas, Bitencourt, Kelly Cristina Bertol, Oliveira, Letícia H., Porciuncula, Lizia Pacheco, De Marchi, Renata Busnello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25665
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar as estratégias de coping adotadas por crianças vítimas e não vítimas de violência doméstica, quando inseridas no microssistema escolar. Participaram da pesquisa 87 crianças divididas em dois grupos: 49 vítimas e 38 não vítimas de violência doméstica, as quais responderam a uma entrevista estruturada nas suas escolas, que visava a identificar os problemas mais freqüentes experienciados com os professores e com os colegas e as estratégias de coping utilizadas. As crianças vítimas de violência doméstica apontaram como problema de maior freqüência as agressões verbais por parte da professora e a estratégia de coping de agredir fisicamente para lidar nos conflitos com seus pares. As crianças não vítimas citaram com maior freqüência a busca de apoio de outras pessoas como estratégia para lidar com seus problemas junto aos colegas. As meninas adotaram a inação, quando enfrentam problemas com seus professores e se incomodam mais com as agressões verbais destes. Os resultados são discutidos levando em conta o contexto ecológico e as relações hierárquicas e apontam subsídios para programas de intervenção, que promovam resiliência e adaptação sadia de criançasà escola.
id UFRGS-2_d1caaaa116abc7c2c0486362df3b49a4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25665
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lisboa, Carolina Saraiva de MacedoKoller, Silvia HelenaRibas, Fernanda FreitasBitencourt, Kelly Cristina BertolOliveira, Letícia H.Porciuncula, Lizia PachecoDe Marchi, Renata Busnello2010-09-11T04:20:34Z20020102-7972http://hdl.handle.net/10183/25665000375884Este estudo teve como objetivo investigar as estratégias de coping adotadas por crianças vítimas e não vítimas de violência doméstica, quando inseridas no microssistema escolar. Participaram da pesquisa 87 crianças divididas em dois grupos: 49 vítimas e 38 não vítimas de violência doméstica, as quais responderam a uma entrevista estruturada nas suas escolas, que visava a identificar os problemas mais freqüentes experienciados com os professores e com os colegas e as estratégias de coping utilizadas. As crianças vítimas de violência doméstica apontaram como problema de maior freqüência as agressões verbais por parte da professora e a estratégia de coping de agredir fisicamente para lidar nos conflitos com seus pares. As crianças não vítimas citaram com maior freqüência a busca de apoio de outras pessoas como estratégia para lidar com seus problemas junto aos colegas. As meninas adotaram a inação, quando enfrentam problemas com seus professores e se incomodam mais com as agressões verbais destes. Os resultados são discutidos levando em conta o contexto ecológico e as relações hierárquicas e apontam subsídios para programas de intervenção, que promovam resiliência e adaptação sadia de criançasà escola.The present study aimed to investigate coping strategies of domestic violence victimized and non-victimized children in school’s microsystem. Eighty-seven children, divided in two groups participated in this study: 49 victimized and 38 nonvictimized children. They answered a structured interview to identify the most frequent conflicts faced with teachers and classmates and the coping strategies to deal with those issues. The victimized children reported higher frequency of verbal aggression from teachers, and physical aggressions as coping strategies to deal with peers. The non-victimized children seemed to look for others’ support as coping strategies to deal with problems they have with their classmates. Girls did not seem to act when they faced problems with their teachers, and they felt more upset with teacher’s verbal aggression. Results are discussed based on the ecological context and hierarchical relations, and give subsidies out to support intervention programs, to promote resilience and children’s healthy adaptation to school.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (2002), p. 345-362EnfrentamentoMaus-tratosCriançaCopingSchool systemAggressionResilienceRiskProtectionEstratégias de coping de crianças vítimas e não vítimas de violência domésticaCoping strategies of domestic violence victimized and non victimized children info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000375884.pdf.txt000375884.pdf.txtExtracted Texttext/plain86623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25665/2/000375884.pdf.txtfa3a7ad6762fb6ed3607f034c48da536MD52ORIGINAL000375884.pdf000375884.pdfTexto completoapplication/pdf259899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25665/1/000375884.pdf04990ed83871b0fd7018c329b3fc59e9MD51THUMBNAIL000375884.pdf.jpg000375884.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25665/3/000375884.pdf.jpg871abb82e1ea97743ecd97ca8e24d785MD5310183/256652018-10-17 08:39:49.454oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25665Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:39:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de coping de crianças vítimas e não vítimas de violência doméstica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Coping strategies of domestic violence victimized and non victimized children
title Estratégias de coping de crianças vítimas e não vítimas de violência doméstica
spellingShingle Estratégias de coping de crianças vítimas e não vítimas de violência doméstica
Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo
Enfrentamento
Maus-tratos
Criança
Coping
School system
Aggression
Resilience
Risk
Protection
title_short Estratégias de coping de crianças vítimas e não vítimas de violência doméstica
title_full Estratégias de coping de crianças vítimas e não vítimas de violência doméstica
title_fullStr Estratégias de coping de crianças vítimas e não vítimas de violência doméstica
title_full_unstemmed Estratégias de coping de crianças vítimas e não vítimas de violência doméstica
title_sort Estratégias de coping de crianças vítimas e não vítimas de violência doméstica
author Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo
author_facet Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo
Koller, Silvia Helena
Ribas, Fernanda Freitas
Bitencourt, Kelly Cristina Bertol
Oliveira, Letícia H.
Porciuncula, Lizia Pacheco
De Marchi, Renata Busnello
author_role author
author2 Koller, Silvia Helena
Ribas, Fernanda Freitas
Bitencourt, Kelly Cristina Bertol
Oliveira, Letícia H.
Porciuncula, Lizia Pacheco
De Marchi, Renata Busnello
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo
Koller, Silvia Helena
Ribas, Fernanda Freitas
Bitencourt, Kelly Cristina Bertol
Oliveira, Letícia H.
Porciuncula, Lizia Pacheco
De Marchi, Renata Busnello
dc.subject.por.fl_str_mv Enfrentamento
Maus-tratos
Criança
topic Enfrentamento
Maus-tratos
Criança
Coping
School system
Aggression
Resilience
Risk
Protection
dc.subject.eng.fl_str_mv Coping
School system
Aggression
Resilience
Risk
Protection
description Este estudo teve como objetivo investigar as estratégias de coping adotadas por crianças vítimas e não vítimas de violência doméstica, quando inseridas no microssistema escolar. Participaram da pesquisa 87 crianças divididas em dois grupos: 49 vítimas e 38 não vítimas de violência doméstica, as quais responderam a uma entrevista estruturada nas suas escolas, que visava a identificar os problemas mais freqüentes experienciados com os professores e com os colegas e as estratégias de coping utilizadas. As crianças vítimas de violência doméstica apontaram como problema de maior freqüência as agressões verbais por parte da professora e a estratégia de coping de agredir fisicamente para lidar nos conflitos com seus pares. As crianças não vítimas citaram com maior freqüência a busca de apoio de outras pessoas como estratégia para lidar com seus problemas junto aos colegas. As meninas adotaram a inação, quando enfrentam problemas com seus professores e se incomodam mais com as agressões verbais destes. Os resultados são discutidos levando em conta o contexto ecológico e as relações hierárquicas e apontam subsídios para programas de intervenção, que promovam resiliência e adaptação sadia de criançasà escola.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-11T04:20:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25665
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000375884
identifier_str_mv 0102-7972
000375884
url http://hdl.handle.net/10183/25665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (2002), p. 345-362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25665/2/000375884.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25665/1/000375884.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25665/3/000375884.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa3a7ad6762fb6ed3607f034c48da536
04990ed83871b0fd7018c329b3fc59e9
871abb82e1ea97743ecd97ca8e24d785
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487103721439232