O efeito da música nas intenções de comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herter, Márcia Maurer
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26807
Resumo: A atmosfera da loja tem se tornado um importante aspecto na tomada de decisão dos consumidores. Os elementos da atmosfera podem afetar também as emoções e as intenções de comportamentos dos clientes. A música foi o elemento escolhido neste estudo, pois é capaz de afetar as emoções dos consumidores. A presente pesquisa teve como objetivo verificar os impactos de uma música agradável sobre as emoções e as intenções de comportamentos dos clientes de uma loja de papelaria e vestuário de um centro universitário em Porto Alegre. Para cumprir com o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa exploratória com base na revisão de literatura que contribuiu para a realização do experimento. O experimento ocorreu em um ambiente real de loja, pois se desejava que os resultados obtidos fossem o mais próximo da realidade. No total, foram aplicados 200 questionários, sendo 100 questionários no grupo experimento e 100 no grupo de controle. Os resultados do estudo confirmam que a presença de um som agradável é capaz de alterar o estado emocional dos consumidores, além de interferir nas intenções de comportamento. Os clientes que estiveram sob influência sonora acreditam ter permanecido na loja por mais tempo, ficaram mais satisfeitos, tiveram mais intenções de retorno e recomendação e emoções positivas em relação à loja. No entanto, não foi possível confirmar que o comportamento de compra tenha sido alterado pela música, ou seja, os clientes não gastaram mais porque ouviram música durante as suas compras.
id UFRGS-2_d3333832d6650e19a04b8a77f31ad3cf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26807
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Herter, Márcia MaurerSantos, Cristiane Pizzutti dos2010-11-18T04:19:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/26807000760951A atmosfera da loja tem se tornado um importante aspecto na tomada de decisão dos consumidores. Os elementos da atmosfera podem afetar também as emoções e as intenções de comportamentos dos clientes. A música foi o elemento escolhido neste estudo, pois é capaz de afetar as emoções dos consumidores. A presente pesquisa teve como objetivo verificar os impactos de uma música agradável sobre as emoções e as intenções de comportamentos dos clientes de uma loja de papelaria e vestuário de um centro universitário em Porto Alegre. Para cumprir com o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa exploratória com base na revisão de literatura que contribuiu para a realização do experimento. O experimento ocorreu em um ambiente real de loja, pois se desejava que os resultados obtidos fossem o mais próximo da realidade. No total, foram aplicados 200 questionários, sendo 100 questionários no grupo experimento e 100 no grupo de controle. Os resultados do estudo confirmam que a presença de um som agradável é capaz de alterar o estado emocional dos consumidores, além de interferir nas intenções de comportamento. Os clientes que estiveram sob influência sonora acreditam ter permanecido na loja por mais tempo, ficaram mais satisfeitos, tiveram mais intenções de retorno e recomendação e emoções positivas em relação à loja. No entanto, não foi possível confirmar que o comportamento de compra tenha sido alterado pela música, ou seja, os clientes não gastaram mais porque ouviram música durante as suas compras.application/pdfporComportamento do consumidorMotivação do consumidorO efeito da música nas intenções de comportamento do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000760951.pdf000760951.pdfTexto completoapplication/pdf972361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26807/1/000760951.pdf03d4126f47b96f09a8a3bc68fb807136MD51TEXT000760951.pdf.txt000760951.pdf.txtExtracted Texttext/plain123360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26807/2/000760951.pdf.txtff428f13cad600783064f8608e35b4daMD52THUMBNAIL000760951.pdf.jpg000760951.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26807/3/000760951.pdf.jpgb33670df462457515000b1c7f17a4558MD5310183/268072018-10-18 07:38:46.614oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26807Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:38:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O efeito da música nas intenções de comportamento do consumidor
title O efeito da música nas intenções de comportamento do consumidor
spellingShingle O efeito da música nas intenções de comportamento do consumidor
Herter, Márcia Maurer
Comportamento do consumidor
Motivação do consumidor
title_short O efeito da música nas intenções de comportamento do consumidor
title_full O efeito da música nas intenções de comportamento do consumidor
title_fullStr O efeito da música nas intenções de comportamento do consumidor
title_full_unstemmed O efeito da música nas intenções de comportamento do consumidor
title_sort O efeito da música nas intenções de comportamento do consumidor
author Herter, Márcia Maurer
author_facet Herter, Márcia Maurer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herter, Márcia Maurer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Motivação do consumidor
topic Comportamento do consumidor
Motivação do consumidor
description A atmosfera da loja tem se tornado um importante aspecto na tomada de decisão dos consumidores. Os elementos da atmosfera podem afetar também as emoções e as intenções de comportamentos dos clientes. A música foi o elemento escolhido neste estudo, pois é capaz de afetar as emoções dos consumidores. A presente pesquisa teve como objetivo verificar os impactos de uma música agradável sobre as emoções e as intenções de comportamentos dos clientes de uma loja de papelaria e vestuário de um centro universitário em Porto Alegre. Para cumprir com o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa exploratória com base na revisão de literatura que contribuiu para a realização do experimento. O experimento ocorreu em um ambiente real de loja, pois se desejava que os resultados obtidos fossem o mais próximo da realidade. No total, foram aplicados 200 questionários, sendo 100 questionários no grupo experimento e 100 no grupo de controle. Os resultados do estudo confirmam que a presença de um som agradável é capaz de alterar o estado emocional dos consumidores, além de interferir nas intenções de comportamento. Os clientes que estiveram sob influência sonora acreditam ter permanecido na loja por mais tempo, ficaram mais satisfeitos, tiveram mais intenções de retorno e recomendação e emoções positivas em relação à loja. No entanto, não foi possível confirmar que o comportamento de compra tenha sido alterado pela música, ou seja, os clientes não gastaram mais porque ouviram música durante as suas compras.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-11-18T04:19:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26807
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000760951
url http://hdl.handle.net/10183/26807
identifier_str_mv 000760951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26807/1/000760951.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26807/2/000760951.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26807/3/000760951.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 03d4126f47b96f09a8a3bc68fb807136
ff428f13cad600783064f8608e35b4da
b33670df462457515000b1c7f17a4558
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486721906606080