Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Jaderson de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233059
Resumo: Este trabalho foi elaborado com a intensão de colaborar com a compreensão dos processos inerentes ao cenário da formação inicial e continuada de professores de Geografia para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscando entender quais as motivações que conduzem os professores de Geografia para esta modalidade de ensino e sob quais condições este processo se concretiza, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com um grupo de professores que atuam na EJA, da Rede de Educação Básica do município de Porto Alegre - RS, de onde foram coletados os dados utilizados para análise e demais considerações que se aplicam ao trabalho. Entre os apontamentos captados nas entrevistas, os eixos relacionados com a formação, inserção e as práticas são tratados sob a perspectiva de trajetórias dos entrevistados ao longo de sua vida como profissional docente. As análises são feitas privilegiando a abordagem metodológica qualitativa, centrada na observação de depoimentos dos sujeitos pesquisados e de fontes documentais, visando retratar a realidade contemporânea de suas práticas na Rede de Educação Básica, essencialmente em turmas da EJA.
id UFRGS-2_d8309f11764b4ba31940c3efc3bb3f2d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233059
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fagundes, Jaderson de OliveiraPires, Claudia Luisa Zeferino2021-12-17T04:30:31Z2021http://hdl.handle.net/10183/233059001135080Este trabalho foi elaborado com a intensão de colaborar com a compreensão dos processos inerentes ao cenário da formação inicial e continuada de professores de Geografia para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscando entender quais as motivações que conduzem os professores de Geografia para esta modalidade de ensino e sob quais condições este processo se concretiza, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com um grupo de professores que atuam na EJA, da Rede de Educação Básica do município de Porto Alegre - RS, de onde foram coletados os dados utilizados para análise e demais considerações que se aplicam ao trabalho. Entre os apontamentos captados nas entrevistas, os eixos relacionados com a formação, inserção e as práticas são tratados sob a perspectiva de trajetórias dos entrevistados ao longo de sua vida como profissional docente. As análises são feitas privilegiando a abordagem metodológica qualitativa, centrada na observação de depoimentos dos sujeitos pesquisados e de fontes documentais, visando retratar a realidade contemporânea de suas práticas na Rede de Educação Básica, essencialmente em turmas da EJA.This work was elaborated with the intention of collaborating with the understanding of the processes inherent in the scenario of initial and continuing education of Geography teachers for Youth and Adult Education (EJA). Seeking to understand which motivations that lead Geography teachers to this type of teaching, and under which conditions this process come true, a semi-structured interview was done with a group of teachers who work at EJA, from the Basic Education Network in the city of Porto Alegre - RS, where the data used for analysis and other considerations that apply to the work were collected. Among the notes captured in the interviews, the axes related to training, insertion and practices are treated from the perspective of the interviewees’ trajectories throughout their life as a teaching professional. The analyzes are carried out with a focus on a qualitative methodological approach, centered on the observation of testimonies of the researched subjects and documentary sources, aiming to portray the contemporary reality of their practices in the Basic Education Network, essentially in EJA classesapplication/pdfporEducação de jovens e adultosEducação básicaFormação continuadaYouth and adult educationGeography teachingContinuing educationProfessores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135080.pdf.txt001135080.pdf.txtExtracted Texttext/plain82448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233059/2/001135080.pdf.txt359f3af0c79ce0c661d3f1f00db1863aMD52ORIGINAL001135080.pdfTexto completoapplication/pdf550862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233059/1/001135080.pdf55a03d8be47aa11aefc777032b585015MD5110183/2330592023-05-05 03:21:19.528225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233059Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:21:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica
title Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica
spellingShingle Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica
Fagundes, Jaderson de Oliveira
Educação de jovens e adultos
Educação básica
Formação continuada
Youth and adult education
Geography teaching
Continuing education
title_short Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica
title_full Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica
title_fullStr Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica
title_full_unstemmed Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica
title_sort Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica
author Fagundes, Jaderson de Oliveira
author_facet Fagundes, Jaderson de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Jaderson de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Claudia Luisa Zeferino
contributor_str_mv Pires, Claudia Luisa Zeferino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Educação básica
Formação continuada
topic Educação de jovens e adultos
Educação básica
Formação continuada
Youth and adult education
Geography teaching
Continuing education
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth and adult education
Geography teaching
Continuing education
description Este trabalho foi elaborado com a intensão de colaborar com a compreensão dos processos inerentes ao cenário da formação inicial e continuada de professores de Geografia para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscando entender quais as motivações que conduzem os professores de Geografia para esta modalidade de ensino e sob quais condições este processo se concretiza, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com um grupo de professores que atuam na EJA, da Rede de Educação Básica do município de Porto Alegre - RS, de onde foram coletados os dados utilizados para análise e demais considerações que se aplicam ao trabalho. Entre os apontamentos captados nas entrevistas, os eixos relacionados com a formação, inserção e as práticas são tratados sob a perspectiva de trajetórias dos entrevistados ao longo de sua vida como profissional docente. As análises são feitas privilegiando a abordagem metodológica qualitativa, centrada na observação de depoimentos dos sujeitos pesquisados e de fontes documentais, visando retratar a realidade contemporânea de suas práticas na Rede de Educação Básica, essencialmente em turmas da EJA.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-17T04:30:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233059
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135080
url http://hdl.handle.net/10183/233059
identifier_str_mv 001135080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233059/2/001135080.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233059/1/001135080.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 359f3af0c79ce0c661d3f1f00db1863a
55a03d8be47aa11aefc777032b585015
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790073682427904