Captação e manutenção de voluntários no terceiro setor : o voluntariado na ONG Mãos Unidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Jefferson Dornelles
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170006
Resumo: As organizações do Terceiro Setor são de suma importância para o país, além do papel que o voluntariado tem neste cenário. Essas organizações não possuem fins lucrativos e têm como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida de pessoas. Pesquisas evidenciam que o número de ONGs cresce a cada ano em nosso país, porém pouco se fala e se discute acerca de seus recursos humanos, principalmente do trabalho desenvolvido pelos voluntários, muitas vezes escassos. Estudos mostram que a disposição do brasileiro em realizar trabalho voluntário é controvertida: por um lado, existe o mito de que a população é solidária, por outro se vê milhares de ONGs em busca de voluntários. Este desacordo entre o interesse em realizar trabalho voluntário e ação efetiva, é um dos maiores obstáculos para as organizações que necessitam do apoio voluntário. Diante disto, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar e descrever as práticas de captação, gestão e manutenção do voluntariado desenvolvidas pela ONG Mãos Unidas com foco nos processos de gestão de voluntários, onde após analisadas, foram elaboradas sugestões e proposta de melhoria dentro do possível. Tal estudo utilizou-se de dois métodos: pesquisa bibliográfica, fazendo uso de referências bibliográficas e teóricas de livros, artigos e autores para obter o conhecimento necessário sobre o tema; e estudo de caso, a fim de se analisar e descrever as práticas de gestão da organização Mãos Unidas. Além disso, no intuito de obter informações consistentes relacionados à organização, um roteiro de entrevista semiestruturada foi elaborado. As informações obtidas tiveram trato de caráter qualitativo, na qual ao término da coleta de dados eles foram materializados em forma de texto e devidamente organizados, apresentando os resultados da ONG quanto aos processos de gestão de voluntários. Por fim é realizada uma análise interpretativa da informação coletada, tendo ao seu término informações pertinentes à gestão de voluntários da entidade, que servirão de apoio à investigação de possíveis ações de melhoria a serem sugeridas à organização. O que se percebeu foi uma grande desistência de voluntários, além da falta de um setor específico que lidasse com eles. Outros pontos negativos encontrados foram a real escassez de voluntários na ONG, e uma entrevista que poderia ser mais rigorosa sobre as características dos que estão sendo contratados. Como sugestão, é indicada uma entrevista mais sólida e com mais teor no assunto, além de reuniões entre todos os voluntários de todos os projetos para que assim a mobilização seja aumentada, e eles sintam-se mais engajados como um todo, além é claro de chamarem novas pessoas para trabalhar junto.
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Diante disto, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar e descrever as práticas de captação, gestão e manutenção do voluntariado desenvolvidas pela ONG Mãos Unidas com foco nos processos de gestão de voluntários, onde após analisadas, foram elaboradas sugestões e proposta de melhoria dentro do possível. Tal estudo utilizou-se de dois métodos: pesquisa bibliográfica, fazendo uso de referências bibliográficas e teóricas de livros, artigos e autores para obter o conhecimento necessário sobre o tema; e estudo de caso, a fim de se analisar e descrever as práticas de gestão da organização Mãos Unidas. Além disso, no intuito de obter informações consistentes relacionados à organização, um roteiro de entrevista semiestruturada foi elaborado. As informações obtidas tiveram trato de caráter qualitativo, na qual ao término da coleta de dados eles foram materializados em forma de texto e devidamente organizados, apresentando os resultados da ONG quanto aos processos de gestão de voluntários. Por fim é realizada uma análise interpretativa da informação coletada, tendo ao seu término informações pertinentes à gestão de voluntários da entidade, que servirão de apoio à investigação de possíveis ações de melhoria a serem sugeridas à organização. O que se percebeu foi uma grande desistência de voluntários, além da falta de um setor específico que lidasse com eles. Outros pontos negativos encontrados foram a real escassez de voluntários na ONG, e uma entrevista que poderia ser mais rigorosa sobre as características dos que estão sendo contratados. Como sugestão, é indicada uma entrevista mais sólida e com mais teor no assunto, além de reuniões entre todos os voluntários de todos os projetos para que assim a mobilização seja aumentada, e eles sintam-se mais engajados como um todo, além é claro de chamarem novas pessoas para trabalhar junto.Las organizaciones del tercer sector en el país son muy importantes, y el papel que el voluntariado viene a tener en este escenario. Estas organizaciones no tienen ningún beneficio financiero y están destinados principalmente a mejorar la calidad de vida de las personas. Las investigaciones muestran que el número de ONGs están creciendo a cada año en nuestro país, pero poco se ha dicho y discuten acerca de sus recursos humanos, en especial el trabajo realizado por los voluntarios, a menudo escasa. Los estudios muestran que la disposición de los brasileños para realizar trabajo voluntario es controvertido: por un lado, existe el mito de que la población es de apoyo, el otro ve miles de ONGs y asociaciones que buscan voluntarios para trabajar en conjunto con ellos. Este desacuerdo entre el interés de lo brasileño en el trabajo voluntario y la acción efectiva, es un obstáculo importante para las organizaciones del tercer sector que necesitan del apoyo de voluntarios. Ante esto, el presente trabajo tuvo como objetivo principal analizar y describir las prácticas de captación, gestión y mantenimiento del voluntariado desarrollada por la ONG Manos Unidas con foco en los procesos de gestión de voluntarios, donde después de analizadas, se elaboraron sugerencias y propuesta de mejora dentro del mismo. En este estudio se utilizaron dos métodos: la literatura, haciendo uso de las referencias bibliográficas y teóricas a libros, artículos y autores para obtener los conocimientos necesarios sobre el tema; y estudios de casos con el fin de analizar y describir la organización de las prácticas de gestión en la organización Mãos Unidas. Además, con el fin de obtener información coherente en relación a la organización, se preparó un guión de entrevista semiestructurada. Las informaciones obtenidas tendrán tracto cualitativa, en la que el final de la recogida de datos estos se materializan en forma de texto y fueron adecuadamente organizados, se presentando los resultados de la ONG relacionados a los procesos de gestión de voluntarios. Por último, se realizó un análisis interpretativo de la información recogida, generando informaciones relevantes para la gestión de los voluntarios de la entidad, que servirán de apoyo a la investigación de posibles acciones de mejora que van a ser sugeridas a la organización. Lo que se notó fue una gran renuncia de los voluntarios, y la falta de un sector específico que se ocupe de ellos. Otros aspectos negativos encontrados son una escasez real de los voluntarios em la ONG, y una entrevista que podría ser más riguroso y con otra vista en el "filtro" de las características de los que estan siendo contratados. Como sugerencia, una entrevista más sólida y más contenido en el sujeto está indicado, además de las reuniones entre todos los voluntarios de todos los proyectos de manera que se incrementa la movilización, y se sienten más comprometidos en su conjunto, y por supuesto el llamar a nuevas personas a trabajar juntos.application/pdfporTerceiro setorVoluntáriosOrganización No GubernamentalVoluntarioTercer SectorCaptação e manutenção de voluntários no terceiro setor : o voluntariado na ONG Mãos Unidasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051340.pdf001051340.pdfTexto completoapplication/pdf1575553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170006/1/001051340.pdf80ce67bd7482335ca078df6eff244abfMD51TEXT001051340.pdf.txt001051340.pdf.txtExtracted Texttext/plain133712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170006/2/001051340.pdf.txtcf99de717f63893420d5c3753d0b7986MD52THUMBNAIL001051340.pdf.jpg001051340.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170006/3/001051340.pdf.jpg23bfc09d0620e129136d2834b99ca1adMD5310183/1700062018-10-30 07:55:37.489oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170006Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T10:55:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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