Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148802 |
Resumo: | O presente artigo articula campos distintos da ação pedagógica na sala de aula com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A pesquisa analisa como o AEE vem produzindo modos de articular o fazer pedagógico tendo em vista a sustentação e aprendizagem de alunos referidos como tendo Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (AH) nas salas de aula do ensino comum. Parte-se da discussão do papel primordial da avaliação produzindo movimento e colocando em funcionamento novas relações pedagógicas entre professor e aluno. A fonte de análise são cenas escolares, tendo como interlocutores e lentes Michel Foucault e o Pensamento Complexo. A pesquisa e as cenas acontecem na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, por ser o espaço em que se encontram e trocam experiências as três pesquisadoras. As experiências relatadas foram escolhidas para dar visibilidade ao trabalho que relaciona aluno, família e escola. |
id |
UFRGS-2_e23e631276ab0f93a8c3a0e0f061cf37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148802 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Claudia Rodrigues deChristofari, Ana CarolinaTezzari, Mauren Lúcia2016-10-04T02:16:19Z20161982-9949http://hdl.handle.net/10183/148802000998864O presente artigo articula campos distintos da ação pedagógica na sala de aula com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A pesquisa analisa como o AEE vem produzindo modos de articular o fazer pedagógico tendo em vista a sustentação e aprendizagem de alunos referidos como tendo Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (AH) nas salas de aula do ensino comum. Parte-se da discussão do papel primordial da avaliação produzindo movimento e colocando em funcionamento novas relações pedagógicas entre professor e aluno. A fonte de análise são cenas escolares, tendo como interlocutores e lentes Michel Foucault e o Pensamento Complexo. A pesquisa e as cenas acontecem na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, por ser o espaço em que se encontram e trocam experiências as três pesquisadoras. As experiências relatadas foram escolhidas para dar visibilidade ao trabalho que relaciona aluno, família e escola.The aim of this article is to bring together different areas of pedagogical activity in the classroom through Special Education (SE) in preschool and elementary education. The study analyzes the following question: how SE is bringing together pedagogical practice to support the learning of students deemed to have Disabilities, Pervasive Developmental Disorder (PDD) and High Ability (HA) in ordinary classrooms. It begins by discussing the fundamental role of assessment in producing movement and putting in place new pedagogical relationships between students and teachers. The source of analysis is the classroom scenario, with Michel Foucault and Complex Thinking as the main players and teachers. The study and its scenarios take place within the Municipal teaching Network of Porto Alegre, where the three researchers come together and share experiences. The experiences reported were chosen to give visibility to the work that links students, families and schools.El presente artículo articula distintos campos de la acción pedagógica en el aula con el Atendimento Educacional Especializado (AEE) en educación infantil y educación en la escuela primaria. La investigación analiza cómo el AEE há estado produciendo modos de articular las práticas pedagógicas con el fin de apoyar el aprendizaje de alumnos considerados con discapacidad, Trastorno Generalizado del Desarrollo (TGD) y Alta Capacidad (HA) en las aulas de la educación común. El punto de partida es el debate sobre el papel primordial de la evaluación produciendo movimiento e ponendo en marcha nuevas relaciones pedagógicas entre profesor y alumno. La fuente de analisis son escenas de la escuela, teniendo como interlocutores y lentes Michel Foucault y el Pensamiento Complejo. La investigación y escenas suceden en escuelas municipales de Porto Alegre, por ser el espacio donde se encuentram e intercambiam las experiências de los tres investigadores. Las experiencias fueran elegidas para dar visibilidad al trabajo que relaciona alumno, familia y escuela.application/pdfporReflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 24, n. 2 (maio/ago. 2016), p. 137-155Atendimento especializadoPrática pedagógicaInclusão escolarEducação especialSpecial educationAssessmentPedagogical activitySchool inclusionAtendimento educacional especializadoEvaluaciónPrática pedagógicaInclusión escolarAtendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazerSpecial education and the possibility of learning support : other ways to doAtendimiento educacional especializado y la possibilidad de apoyo de la aprendizage : otras maneras de hacerinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998864.pdf000998864.pdfTexto completoapplication/pdf361904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148802/1/000998864.pdf263f8594a0c9866fb40bb204eab1474aMD51TEXT000998864.pdf.txt000998864.pdf.txtExtracted Texttext/plain49855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148802/2/000998864.pdf.txtf14d72434e0ba8835b164ee5c85d8968MD52THUMBNAIL000998864.pdf.jpg000998864.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148802/3/000998864.pdf.jpg2a62dff05d122f734a4e8c721285e791MD5310183/1488022021-09-19 04:30:06.056518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:30:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Special education and the possibility of learning support : other ways to do |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Atendimiento educacional especializado y la possibilidad de apoyo de la aprendizage : otras maneras de hacer |
title |
Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer |
spellingShingle |
Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer Freitas, Claudia Rodrigues de Atendimento especializado Prática pedagógica Inclusão escolar Educação especial Special education Assessment Pedagogical activity School inclusion Atendimento educacional especializado Evaluación Prática pedagógica Inclusión escolar |
title_short |
Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer |
title_full |
Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer |
title_fullStr |
Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer |
title_full_unstemmed |
Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer |
title_sort |
Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer |
author |
Freitas, Claudia Rodrigues de |
author_facet |
Freitas, Claudia Rodrigues de Christofari, Ana Carolina Tezzari, Mauren Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Christofari, Ana Carolina Tezzari, Mauren Lúcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Claudia Rodrigues de Christofari, Ana Carolina Tezzari, Mauren Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento especializado Prática pedagógica Inclusão escolar Educação especial |
topic |
Atendimento especializado Prática pedagógica Inclusão escolar Educação especial Special education Assessment Pedagogical activity School inclusion Atendimento educacional especializado Evaluación Prática pedagógica Inclusión escolar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Special education Assessment Pedagogical activity School inclusion |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Atendimento educacional especializado Evaluación Prática pedagógica Inclusión escolar |
description |
O presente artigo articula campos distintos da ação pedagógica na sala de aula com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A pesquisa analisa como o AEE vem produzindo modos de articular o fazer pedagógico tendo em vista a sustentação e aprendizagem de alunos referidos como tendo Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (AH) nas salas de aula do ensino comum. Parte-se da discussão do papel primordial da avaliação produzindo movimento e colocando em funcionamento novas relações pedagógicas entre professor e aluno. A fonte de análise são cenas escolares, tendo como interlocutores e lentes Michel Foucault e o Pensamento Complexo. A pesquisa e as cenas acontecem na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, por ser o espaço em que se encontram e trocam experiências as três pesquisadoras. As experiências relatadas foram escolhidas para dar visibilidade ao trabalho que relaciona aluno, família e escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-04T02:16:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148802 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-9949 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000998864 |
identifier_str_mv |
1982-9949 000998864 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 24, n. 2 (maio/ago. 2016), p. 137-155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148802/1/000998864.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148802/2/000998864.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148802/3/000998864.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
263f8594a0c9866fb40bb204eab1474a f14d72434e0ba8835b164ee5c85d8968 2a62dff05d122f734a4e8c721285e791 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790338313650176 |