Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Claudia Rodrigues de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Christofari, Ana Carolina, Tezzari, Mauren Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148802
Resumo: O presente artigo articula campos distintos da ação pedagógica na sala de aula com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A pesquisa analisa como o AEE vem produzindo modos de articular o fazer pedagógico tendo em vista a sustentação e aprendizagem de alunos referidos como tendo Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (AH) nas salas de aula do ensino comum. Parte-se da discussão do papel primordial da avaliação produzindo movimento e colocando em funcionamento novas relações pedagógicas entre professor e aluno. A fonte de análise são cenas escolares, tendo como interlocutores e lentes Michel Foucault e o Pensamento Complexo. A pesquisa e as cenas acontecem na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, por ser o espaço em que se encontram e trocam experiências as três pesquisadoras. As experiências relatadas foram escolhidas para dar visibilidade ao trabalho que relaciona aluno, família e escola.
id UFRGS-2_e23e631276ab0f93a8c3a0e0f061cf37
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148802
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Claudia Rodrigues deChristofari, Ana CarolinaTezzari, Mauren Lúcia2016-10-04T02:16:19Z20161982-9949http://hdl.handle.net/10183/148802000998864O presente artigo articula campos distintos da ação pedagógica na sala de aula com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A pesquisa analisa como o AEE vem produzindo modos de articular o fazer pedagógico tendo em vista a sustentação e aprendizagem de alunos referidos como tendo Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (AH) nas salas de aula do ensino comum. Parte-se da discussão do papel primordial da avaliação produzindo movimento e colocando em funcionamento novas relações pedagógicas entre professor e aluno. A fonte de análise são cenas escolares, tendo como interlocutores e lentes Michel Foucault e o Pensamento Complexo. A pesquisa e as cenas acontecem na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, por ser o espaço em que se encontram e trocam experiências as três pesquisadoras. As experiências relatadas foram escolhidas para dar visibilidade ao trabalho que relaciona aluno, família e escola.The aim of this article is to bring together different areas of pedagogical activity in the classroom through Special Education (SE) in preschool and elementary education. The study analyzes the following question: how SE is bringing together pedagogical practice to support the learning of students deemed to have Disabilities, Pervasive Developmental Disorder (PDD) and High Ability (HA) in ordinary classrooms. It begins by discussing the fundamental role of assessment in producing movement and putting in place new pedagogical relationships between students and teachers. The source of analysis is the classroom scenario, with Michel Foucault and Complex Thinking as the main players and teachers. The study and its scenarios take place within the Municipal teaching Network of Porto Alegre, where the three researchers come together and share experiences. The experiences reported were chosen to give visibility to the work that links students, families and schools.El presente artículo articula distintos campos de la acción pedagógica en el aula con el Atendimento Educacional Especializado (AEE) en educación infantil y educación en la escuela primaria. La investigación analiza cómo el AEE há estado produciendo modos de articular las práticas pedagógicas con el fin de apoyar el aprendizaje de alumnos considerados con discapacidad, Trastorno Generalizado del Desarrollo (TGD) y Alta Capacidad (HA) en las aulas de la educación común. El punto de partida es el debate sobre el papel primordial de la evaluación produciendo movimiento e ponendo en marcha nuevas relaciones pedagógicas entre profesor y alumno. La fuente de analisis son escenas de la escuela, teniendo como interlocutores y lentes Michel Foucault y el Pensamiento Complejo. La investigación y escenas suceden en escuelas municipales de Porto Alegre, por ser el espacio donde se encuentram e intercambiam las experiências de los tres investigadores. Las experiencias fueran elegidas para dar visibilidad al trabajo que relaciona alumno, familia y escuela.application/pdfporReflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 24, n. 2 (maio/ago. 2016), p. 137-155Atendimento especializadoPrática pedagógicaInclusão escolarEducação especialSpecial educationAssessmentPedagogical activitySchool inclusionAtendimento educacional especializadoEvaluaciónPrática pedagógicaInclusión escolarAtendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazerSpecial education and the possibility of learning support : other ways to doAtendimiento educacional especializado y la possibilidad de apoyo de la aprendizage : otras maneras de hacerinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998864.pdf000998864.pdfTexto completoapplication/pdf361904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148802/1/000998864.pdf263f8594a0c9866fb40bb204eab1474aMD51TEXT000998864.pdf.txt000998864.pdf.txtExtracted Texttext/plain49855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148802/2/000998864.pdf.txtf14d72434e0ba8835b164ee5c85d8968MD52THUMBNAIL000998864.pdf.jpg000998864.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148802/3/000998864.pdf.jpg2a62dff05d122f734a4e8c721285e791MD5310183/1488022021-09-19 04:30:06.056518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:30:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Special education and the possibility of learning support : other ways to do
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Atendimiento educacional especializado y la possibilidad de apoyo de la aprendizage : otras maneras de hacer
title Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer
spellingShingle Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer
Freitas, Claudia Rodrigues de
Atendimento especializado
Prática pedagógica
Inclusão escolar
Educação especial
Special education
Assessment
Pedagogical activity
School inclusion
Atendimento educacional especializado
Evaluación
Prática pedagógica
Inclusión escolar
title_short Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer
title_full Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer
title_fullStr Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer
title_sort Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer
author Freitas, Claudia Rodrigues de
author_facet Freitas, Claudia Rodrigues de
Christofari, Ana Carolina
Tezzari, Mauren Lúcia
author_role author
author2 Christofari, Ana Carolina
Tezzari, Mauren Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Claudia Rodrigues de
Christofari, Ana Carolina
Tezzari, Mauren Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento especializado
Prática pedagógica
Inclusão escolar
Educação especial
topic Atendimento especializado
Prática pedagógica
Inclusão escolar
Educação especial
Special education
Assessment
Pedagogical activity
School inclusion
Atendimento educacional especializado
Evaluación
Prática pedagógica
Inclusión escolar
dc.subject.eng.fl_str_mv Special education
Assessment
Pedagogical activity
School inclusion
dc.subject.spa.fl_str_mv Atendimento educacional especializado
Evaluación
Prática pedagógica
Inclusión escolar
description O presente artigo articula campos distintos da ação pedagógica na sala de aula com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A pesquisa analisa como o AEE vem produzindo modos de articular o fazer pedagógico tendo em vista a sustentação e aprendizagem de alunos referidos como tendo Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (AH) nas salas de aula do ensino comum. Parte-se da discussão do papel primordial da avaliação produzindo movimento e colocando em funcionamento novas relações pedagógicas entre professor e aluno. A fonte de análise são cenas escolares, tendo como interlocutores e lentes Michel Foucault e o Pensamento Complexo. A pesquisa e as cenas acontecem na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, por ser o espaço em que se encontram e trocam experiências as três pesquisadoras. As experiências relatadas foram escolhidas para dar visibilidade ao trabalho que relaciona aluno, família e escola.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-04T02:16:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148802
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-9949
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000998864
identifier_str_mv 1982-9949
000998864
url http://hdl.handle.net/10183/148802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 24, n. 2 (maio/ago. 2016), p. 137-155
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148802/1/000998864.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148802/2/000998864.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148802/3/000998864.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 263f8594a0c9866fb40bb204eab1474a
f14d72434e0ba8835b164ee5c85d8968
2a62dff05d122f734a4e8c721285e791
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790338313650176