Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Francini Rosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199267
Resumo: Esta monografia, de caráter qualitativo, traduz-se em uma análise documental, sendo o principal documento de análise, o Diário de Classe, construído durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre/RS. Abordando questões acerca de recursos didáticos, especificamente, folhas estruturadas, o objetivo do estudo é identificar quais princípios do design foram empregados na produção das folhas estruturadas e como as habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita puderam ser exploradas na alfabetização a partir da elaboração das propostas didáticas em foco nessas folhas. No referencial teórico, são apresentadas discussões conceituais das áreas de alfabetização, design e profissionalização da formação docente. A partir do material empírico focalizado, foram elaborados dois eixos analíticos: 1) Design Pedagógico e 2) Mobilização das habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita. No primeiro reflete-se sobre o emprego de princípios básicos do design, como alinhamento, proximidade e repetição, além do tipo de fonte, espaçamento e usos de imagens aplicados. O segundo dedica-se à análise da exploração dos três níveis da consciência fonológica expostos por Magda Soares (consciência de rimas e aliterações; consciência silábica e consciência fonêmica) nas atividades presentes nas folhas estruturadas e ao exame da utilização de estratégias de leitura e escrita. As análises apontam que o emprego adequado dos princípios do design interfere na qualidade gráfica dos materiais, influenciando na compreensão das atividades. Além disso, evidenciam a importância da exploração e desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em sala de aula, para a aprendizagem inicial da língua escrita – a alfabetização. A necessidade de realização de intervenções sobre as propostas de cada folha estruturada e do encadeamento entre elas também foram achados do estudo.
id UFRGS-2_e9790a8a108047e1648ac6aa11dbaa01
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199267
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fagundes, Francini RosaPiccoli, Luciana2019-09-13T03:49:58Z2019http://hdl.handle.net/10183/199267001100571Esta monografia, de caráter qualitativo, traduz-se em uma análise documental, sendo o principal documento de análise, o Diário de Classe, construído durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre/RS. Abordando questões acerca de recursos didáticos, especificamente, folhas estruturadas, o objetivo do estudo é identificar quais princípios do design foram empregados na produção das folhas estruturadas e como as habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita puderam ser exploradas na alfabetização a partir da elaboração das propostas didáticas em foco nessas folhas. No referencial teórico, são apresentadas discussões conceituais das áreas de alfabetização, design e profissionalização da formação docente. A partir do material empírico focalizado, foram elaborados dois eixos analíticos: 1) Design Pedagógico e 2) Mobilização das habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita. No primeiro reflete-se sobre o emprego de princípios básicos do design, como alinhamento, proximidade e repetição, além do tipo de fonte, espaçamento e usos de imagens aplicados. O segundo dedica-se à análise da exploração dos três níveis da consciência fonológica expostos por Magda Soares (consciência de rimas e aliterações; consciência silábica e consciência fonêmica) nas atividades presentes nas folhas estruturadas e ao exame da utilização de estratégias de leitura e escrita. As análises apontam que o emprego adequado dos princípios do design interfere na qualidade gráfica dos materiais, influenciando na compreensão das atividades. Além disso, evidenciam a importância da exploração e desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em sala de aula, para a aprendizagem inicial da língua escrita – a alfabetização. A necessidade de realização de intervenções sobre as propostas de cada folha estruturada e do encadeamento entre elas também foram achados do estudo.application/pdfporDesignAlfabetizaçãoDiário de classeDesign pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100571.pdf.txt001100571.pdf.txtExtracted Texttext/plain96693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199267/2/001100571.pdf.txt3533646eaeaabc1923fa4fcc71696748MD52ORIGINAL001100571.pdfTexto completoapplication/pdf1107926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199267/1/001100571.pdfeb642a98c5e144fbd3ccc6f8f1587d11MD5110183/1992672019-09-14 03:54:32.365428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199267Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização
title Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização
spellingShingle Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização
Fagundes, Francini Rosa
Design
Alfabetização
Diário de classe
title_short Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização
title_full Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização
title_fullStr Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização
title_full_unstemmed Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização
title_sort Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização
author Fagundes, Francini Rosa
author_facet Fagundes, Francini Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Francini Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccoli, Luciana
contributor_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Alfabetização
Diário de classe
topic Design
Alfabetização
Diário de classe
description Esta monografia, de caráter qualitativo, traduz-se em uma análise documental, sendo o principal documento de análise, o Diário de Classe, construído durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre/RS. Abordando questões acerca de recursos didáticos, especificamente, folhas estruturadas, o objetivo do estudo é identificar quais princípios do design foram empregados na produção das folhas estruturadas e como as habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita puderam ser exploradas na alfabetização a partir da elaboração das propostas didáticas em foco nessas folhas. No referencial teórico, são apresentadas discussões conceituais das áreas de alfabetização, design e profissionalização da formação docente. A partir do material empírico focalizado, foram elaborados dois eixos analíticos: 1) Design Pedagógico e 2) Mobilização das habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita. No primeiro reflete-se sobre o emprego de princípios básicos do design, como alinhamento, proximidade e repetição, além do tipo de fonte, espaçamento e usos de imagens aplicados. O segundo dedica-se à análise da exploração dos três níveis da consciência fonológica expostos por Magda Soares (consciência de rimas e aliterações; consciência silábica e consciência fonêmica) nas atividades presentes nas folhas estruturadas e ao exame da utilização de estratégias de leitura e escrita. As análises apontam que o emprego adequado dos princípios do design interfere na qualidade gráfica dos materiais, influenciando na compreensão das atividades. Além disso, evidenciam a importância da exploração e desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em sala de aula, para a aprendizagem inicial da língua escrita – a alfabetização. A necessidade de realização de intervenções sobre as propostas de cada folha estruturada e do encadeamento entre elas também foram achados do estudo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:49:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199267
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100571
url http://hdl.handle.net/10183/199267
identifier_str_mv 001100571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199267/2/001100571.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199267/1/001100571.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3533646eaeaabc1923fa4fcc71696748
eb642a98c5e144fbd3ccc6f8f1587d11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790042379288576