Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199267 |
Resumo: | Esta monografia, de caráter qualitativo, traduz-se em uma análise documental, sendo o principal documento de análise, o Diário de Classe, construído durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre/RS. Abordando questões acerca de recursos didáticos, especificamente, folhas estruturadas, o objetivo do estudo é identificar quais princípios do design foram empregados na produção das folhas estruturadas e como as habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita puderam ser exploradas na alfabetização a partir da elaboração das propostas didáticas em foco nessas folhas. No referencial teórico, são apresentadas discussões conceituais das áreas de alfabetização, design e profissionalização da formação docente. A partir do material empírico focalizado, foram elaborados dois eixos analíticos: 1) Design Pedagógico e 2) Mobilização das habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita. No primeiro reflete-se sobre o emprego de princípios básicos do design, como alinhamento, proximidade e repetição, além do tipo de fonte, espaçamento e usos de imagens aplicados. O segundo dedica-se à análise da exploração dos três níveis da consciência fonológica expostos por Magda Soares (consciência de rimas e aliterações; consciência silábica e consciência fonêmica) nas atividades presentes nas folhas estruturadas e ao exame da utilização de estratégias de leitura e escrita. As análises apontam que o emprego adequado dos princípios do design interfere na qualidade gráfica dos materiais, influenciando na compreensão das atividades. Além disso, evidenciam a importância da exploração e desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em sala de aula, para a aprendizagem inicial da língua escrita – a alfabetização. A necessidade de realização de intervenções sobre as propostas de cada folha estruturada e do encadeamento entre elas também foram achados do estudo. |
id |
UFRGS-2_e9790a8a108047e1648ac6aa11dbaa01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199267 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fagundes, Francini RosaPiccoli, Luciana2019-09-13T03:49:58Z2019http://hdl.handle.net/10183/199267001100571Esta monografia, de caráter qualitativo, traduz-se em uma análise documental, sendo o principal documento de análise, o Diário de Classe, construído durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre/RS. Abordando questões acerca de recursos didáticos, especificamente, folhas estruturadas, o objetivo do estudo é identificar quais princípios do design foram empregados na produção das folhas estruturadas e como as habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita puderam ser exploradas na alfabetização a partir da elaboração das propostas didáticas em foco nessas folhas. No referencial teórico, são apresentadas discussões conceituais das áreas de alfabetização, design e profissionalização da formação docente. A partir do material empírico focalizado, foram elaborados dois eixos analíticos: 1) Design Pedagógico e 2) Mobilização das habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita. No primeiro reflete-se sobre o emprego de princípios básicos do design, como alinhamento, proximidade e repetição, além do tipo de fonte, espaçamento e usos de imagens aplicados. O segundo dedica-se à análise da exploração dos três níveis da consciência fonológica expostos por Magda Soares (consciência de rimas e aliterações; consciência silábica e consciência fonêmica) nas atividades presentes nas folhas estruturadas e ao exame da utilização de estratégias de leitura e escrita. As análises apontam que o emprego adequado dos princípios do design interfere na qualidade gráfica dos materiais, influenciando na compreensão das atividades. Além disso, evidenciam a importância da exploração e desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em sala de aula, para a aprendizagem inicial da língua escrita – a alfabetização. A necessidade de realização de intervenções sobre as propostas de cada folha estruturada e do encadeamento entre elas também foram achados do estudo.application/pdfporDesignAlfabetizaçãoDiário de classeDesign pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100571.pdf.txt001100571.pdf.txtExtracted Texttext/plain96693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199267/2/001100571.pdf.txt3533646eaeaabc1923fa4fcc71696748MD52ORIGINAL001100571.pdfTexto completoapplication/pdf1107926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199267/1/001100571.pdfeb642a98c5e144fbd3ccc6f8f1587d11MD5110183/1992672019-09-14 03:54:32.365428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199267Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização |
title |
Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização |
spellingShingle |
Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização Fagundes, Francini Rosa Design Alfabetização Diário de classe |
title_short |
Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização |
title_full |
Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização |
title_fullStr |
Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização |
title_full_unstemmed |
Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização |
title_sort |
Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização |
author |
Fagundes, Francini Rosa |
author_facet |
Fagundes, Francini Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagundes, Francini Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Alfabetização Diário de classe |
topic |
Design Alfabetização Diário de classe |
description |
Esta monografia, de caráter qualitativo, traduz-se em uma análise documental, sendo o principal documento de análise, o Diário de Classe, construído durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre/RS. Abordando questões acerca de recursos didáticos, especificamente, folhas estruturadas, o objetivo do estudo é identificar quais princípios do design foram empregados na produção das folhas estruturadas e como as habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita puderam ser exploradas na alfabetização a partir da elaboração das propostas didáticas em foco nessas folhas. No referencial teórico, são apresentadas discussões conceituais das áreas de alfabetização, design e profissionalização da formação docente. A partir do material empírico focalizado, foram elaborados dois eixos analíticos: 1) Design Pedagógico e 2) Mobilização das habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita. No primeiro reflete-se sobre o emprego de princípios básicos do design, como alinhamento, proximidade e repetição, além do tipo de fonte, espaçamento e usos de imagens aplicados. O segundo dedica-se à análise da exploração dos três níveis da consciência fonológica expostos por Magda Soares (consciência de rimas e aliterações; consciência silábica e consciência fonêmica) nas atividades presentes nas folhas estruturadas e ao exame da utilização de estratégias de leitura e escrita. As análises apontam que o emprego adequado dos princípios do design interfere na qualidade gráfica dos materiais, influenciando na compreensão das atividades. Além disso, evidenciam a importância da exploração e desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em sala de aula, para a aprendizagem inicial da língua escrita – a alfabetização. A necessidade de realização de intervenções sobre as propostas de cada folha estruturada e do encadeamento entre elas também foram achados do estudo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:49:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199267 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100571 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199267 |
identifier_str_mv |
001100571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199267/2/001100571.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199267/1/001100571.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3533646eaeaabc1923fa4fcc71696748 eb642a98c5e144fbd3ccc6f8f1587d11 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486931035652096 |