Meta-análise em marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brei, Vinícius Andrade
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vieira, Valter Afonso, Matos, Celso Augusto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104035
Resumo: A meta-análise é um método que procura agregar resultados de pesquisas anteriores, integrando-os e ajustando-os, levando-se em consideração as diferentes condições nas quais as pesquisas originais foram investigadas. O resultado esperado é um valor que represente a força da associação entre uma ou mais variáveis estudadas, gerando uma resposta padrão generalizável. Com isso o pesquisador pode concluir contra ou a favor de uma dada teoria e/ou ter facilitada uma tomada de decisão. Este trabalho discute os aspectos metodológicos e estruturais da organização de investigações meta-analíticas em marketing, sugerindo oito passos para organização dos dados e interpretação dos resultados. Ao final, são discutidas as implicações das fórmulas e correções dos efeitos, bem como propostos caminhos de investigações que utilizem a meta-análise em marketing.
id UFRGS-2_eb51216df6c7fa9b58e425abe5df1f2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104035
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brei, Vinícius AndradeVieira, Valter AfonsoMatos, Celso Augusto de2014-10-01T02:11:18Z20142177-5184http://hdl.handle.net/10183/104035000922363A meta-análise é um método que procura agregar resultados de pesquisas anteriores, integrando-os e ajustando-os, levando-se em consideração as diferentes condições nas quais as pesquisas originais foram investigadas. O resultado esperado é um valor que represente a força da associação entre uma ou mais variáveis estudadas, gerando uma resposta padrão generalizável. Com isso o pesquisador pode concluir contra ou a favor de uma dada teoria e/ou ter facilitada uma tomada de decisão. Este trabalho discute os aspectos metodológicos e estruturais da organização de investigações meta-analíticas em marketing, sugerindo oito passos para organização dos dados e interpretação dos resultados. Ao final, são discutidas as implicações das fórmulas e correções dos efeitos, bem como propostos caminhos de investigações que utilizem a meta-análise em marketing.Meta-analysis is a method that seeks to aggregate results from previous studies integrating them and adjusting them. It considers the different conditions in which the original studies were investigated. The expected result is a value that represents the strength of the association between one or more variables, generating a systematic review and integration of studies . Hence, in the meta-analysis the researcher can conclude for or against a given theory. This study discusses the methodological and structural aspects of the organization of meta-analytical investigations in marketing. In addition, this paper suggests eight steps to organize the data and interpret the results. Lastly, we discuss the implications of the formulas and the corrections of the effects, as well as proposing paths for investigations that use meta-analysis in marketing.application/pdfporRevista brasileira de marketing [recurso eletrônico]. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (maio 2014), p. 82-95MarketingMeta-analysisInvestigationMethodMeta-análise em marketingMeta-analysis in marketing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922363.pdf000922363.pdfTexto completoapplication/pdf541609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104035/1/000922363.pdf50ccfb85a8a63ed947b9b85bd0feaf7fMD51TEXT000922363.pdf.txt000922363.pdf.txtExtracted Texttext/plain53255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104035/2/000922363.pdf.txtb23405ddbf7a9790e8047da89736bffeMD52THUMBNAIL000922363.pdf.jpg000922363.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104035/3/000922363.pdf.jpge62b38f53ed72dba4ae9ed7fe785184dMD5310183/1040352018-10-08 08:39:43.461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104035Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:39:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Meta-análise em marketing
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Meta-analysis in marketing
title Meta-análise em marketing
spellingShingle Meta-análise em marketing
Brei, Vinícius Andrade
Marketing
Meta-analysis
Investigation
Method
title_short Meta-análise em marketing
title_full Meta-análise em marketing
title_fullStr Meta-análise em marketing
title_full_unstemmed Meta-análise em marketing
title_sort Meta-análise em marketing
author Brei, Vinícius Andrade
author_facet Brei, Vinícius Andrade
Vieira, Valter Afonso
Matos, Celso Augusto de
author_role author
author2 Vieira, Valter Afonso
Matos, Celso Augusto de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brei, Vinícius Andrade
Vieira, Valter Afonso
Matos, Celso Augusto de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
topic Marketing
Meta-analysis
Investigation
Method
dc.subject.eng.fl_str_mv Meta-analysis
Investigation
Method
description A meta-análise é um método que procura agregar resultados de pesquisas anteriores, integrando-os e ajustando-os, levando-se em consideração as diferentes condições nas quais as pesquisas originais foram investigadas. O resultado esperado é um valor que represente a força da associação entre uma ou mais variáveis estudadas, gerando uma resposta padrão generalizável. Com isso o pesquisador pode concluir contra ou a favor de uma dada teoria e/ou ter facilitada uma tomada de decisão. Este trabalho discute os aspectos metodológicos e estruturais da organização de investigações meta-analíticas em marketing, sugerindo oito passos para organização dos dados e interpretação dos resultados. Ao final, são discutidas as implicações das fórmulas e correções dos efeitos, bem como propostos caminhos de investigações que utilizem a meta-análise em marketing.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-01T02:11:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104035
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-5184
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922363
identifier_str_mv 2177-5184
000922363
url http://hdl.handle.net/10183/104035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de marketing [recurso eletrônico]. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (maio 2014), p. 82-95
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104035/1/000922363.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104035/2/000922363.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104035/3/000922363.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 50ccfb85a8a63ed947b9b85bd0feaf7f
b23405ddbf7a9790e8047da89736bffe
e62b38f53ed72dba4ae9ed7fe785184d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224851971637248