Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/65580 |
Resumo: | Este trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem e a avaliação da sua utilização junto aos alunos e professores de um curso de graduação em enfermagem. As estratégias para o desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem foram constituídas pelas etapas de modelagem conceitual, de desenvolvimento dos materiais instrucionais, sua implementação em ambiente virtual de aprendizagem e a avaliação. O estudo encontra-se em andamento e os resultados preliminares demonstram que os professores e os alunos consideram os objetos educacionais digitais sobre semiotécnica adequados quanto à sua apresentação visual e seu conteúdo, porém apresentam dificuldades quanto à utilização. Os resultados apontam para o impacto da inovação, que o uso de tecnologias educacionais digitais traz ao ensino de enfermagem, assim como a necessidade de atualização do corpo docente sobre o processo de ensino em ambiente virtual. |
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Cogo, Ana Luisa PetersenPedro, Eva Néri RubimSilveira, Denise TolfoSilva, Ana Paula Scheffer Schell daAlves, Rosa Helena KreutzCatalan, Vanessa Menezes2013-01-30T01:38:31Z20070104-1169http://hdl.handle.net/10183/65580000602287Este trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem e a avaliação da sua utilização junto aos alunos e professores de um curso de graduação em enfermagem. As estratégias para o desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem foram constituídas pelas etapas de modelagem conceitual, de desenvolvimento dos materiais instrucionais, sua implementação em ambiente virtual de aprendizagem e a avaliação. O estudo encontra-se em andamento e os resultados preliminares demonstram que os professores e os alunos consideram os objetos educacionais digitais sobre semiotécnica adequados quanto à sua apresentação visual e seu conteúdo, porém apresentam dificuldades quanto à utilização. Os resultados apontam para o impacto da inovação, que o uso de tecnologias educacionais digitais traz ao ensino de enfermagem, assim como a necessidade de atualização do corpo docente sobre o processo de ensino em ambiente virtual.This paper describes a development project of digital learning objects in nursing, and the evaluation of their use by teachers and undergraduate nursing students. The strategies for their development were composed of the following stages: conceptual modeling, development of instructional materials, implementation in a virtual learning environment, and evaluation. This is an ongoing study and preliminary results demonstrate that teachers and students evaluated the design and the content of the nursing digital learning objects satisfactorily, but demonstrate difficulties in using them. The results point to the impact of innovation through the consolidation of the use of educational technologies integrated to the teaching of nursing, as well as a support program for teachers.Este trabajo constituye la descripción de un proyecto del desarrollo de objetos educacionales digitales en enfermería, y la evaluación de su utilización por alumnos de la carrera universitaria de enfermería. Las estrategias para su desarrollo se constituyeron por las etapas de modelaje conceptual, de desarrollo de los materiales instruccionales, su implementación en ambiente virtual de aprendizaje y la evaluación. El estudio se encuentra en curso, y los resultados preliminares demuestran que los profesores y los estudiantes evaluaron el diseño y el contenido de los objetos educacionales digitales en enfermería satisfactoriamente, pero demuestran dificultades al usarlas. Los resultados apuntan para el impacto con relación a la innovación, por la consolidación del uso de tecnologías educacionales integradas a la enseñanza de enfermería, así como un programa de ayuda para los profesores.application/pdfporRevista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto, SP. Vol. 15, n. 4 (jul./ago. 2007), p. 699-701Objetos de aprendizagemComputador na educaçãoEducação em enfermagemEducational technologyComputer-assisted instructionEducationNursingTecnología educacionalInstrucción por computadorEducación en enfermeríaDesenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de EnfermagemDevelopment and use of digital educative objects in nursing teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000602287.pdf000602287.pdfTexto completoapplication/pdf87803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65580/1/000602287.pdf1b14a5119533044981d2e9a61178b213MD51000602287-02.pdf000602287-02.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf87982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65580/2/000602287-02.pdfdd7c09754dab50d5277116ff587ebf0aMD52000602287-03.pdf000602287-03.pdfTexto completo (inglês)application/pdf20728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65580/3/000602287-03.pdf7df3d06f25a5845368b57ef2f90933c3MD53TEXT000602287-03.pdf.txt000602287-03.pdf.txtExtracted Texttext/plain10418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65580/4/000602287-03.pdf.txtfcbc2011c11522dc308d33a93aeaec05MD54000602287-02.pdf.txt000602287-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain10823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65580/5/000602287-02.pdf.txt9a351e998e0b95b1f7703361a749f0f3MD55000602287.pdf.txt000602287.pdf.txtExtracted Texttext/plain10685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65580/6/000602287.pdf.txt569e0a243a7365f2d8d71846cc19a452MD56THUMBNAIL000602287.pdf.jpg000602287.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65580/7/000602287.pdf.jpg24a632c9527a91564642aed7d41e3e05MD57000602287-02.pdf.jpg000602287-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65580/8/000602287-02.pdf.jpg586b246283c61de2c1ca4e8e8510c13fMD58000602287-03.pdf.jpg000602287-03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65580/9/000602287-03.pdf.jpgf5e468e2269fb732872bfeffc7c895f2MD5910183/655802018-10-16 09:29:00.552oai:www.lume.ufrgs.br:10183/65580Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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