Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cogo, Ana Luísa Petersen
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pedro, Eva Néri Rubim, Silva, Ana Paula Scheffer Schell da, Schatkoski, Aline Modelski, Catalan, Vanessa Menezes, Alves, Rosa Helena Kreutz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357
Resumo: Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados.
id USP-24_9a0e42dc974ad3bdea5e9bfd76650c6f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40357
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate courseObjetos educacionales digitales en enfermería: evaluación por docentes de un curso de graduaciónObjetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduaçãoEducação em enfermagemEducação à distânciaTecnologia educacionalInstrução por computadorEducación en enfermeríaEducación a distanciaTecnología educacionalInstrucción por computadorEducationnursingdistanceEducational technologyComputer-assisted instructionTrata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados.This study addresses the use of digital learning materials in the format of hypertext, educational games and simulations about oxygen therapy with professors of an Undergraduate Nursing Course. It is a cross-sectional exploratory study that was carried out at the Federal University of Rio Grande do Sul in 2006 with 10 intentionally selected professors. Data collection was performed by means of a questionnaire, using a Likert scale to assess the suitability of the content, visual presentation and use of learning materials. Descriptive statistics was used to organize and process the data. Results showed that the professors approved of the presentation of educational materials, they agreed with the suitability of the contents presented and with using the materials with the content regarding oxygen therapy. There was no significant relation between the professors' opinion and their age group, nor with their computer technology knowledge, their time in teaching and the addressed contents.Se trata de investigación sobre la utilización de objetos educacionales digitales en las formas de hipertexto, juegos educativos y simulación sobre oxigenoterapia junto a docentes del curso de graduación en enfermería. Estudio transversal del tipo exploratorio con 10 docentes seleccionados de forma intencional, realizado en la Universidad Federal de Río Grande del Sur en 2.006. Para recolectar los datos fue utilizado un cuestionario, utilizándose la escala de tipo likert para evaluar la adecuación de los contenidos, de la presentación visual y la utilización de los objetos educacionales. Los datos fueron organizados y procesados por la estadística descriptiva. Los resultados apuntaron que los docentes fueron favorables a la presentación de los objetos educacionales así como a la adecuación de los contenidos mostrados y a la utilización de los mismos en el contenido sobre oxigenoterapia. No fue significativa la relación de la opinión de los profesores con el intervalo de edad, con su conocimiento en informática, así como con el tiempo de docencia y los contenidos ministrados.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4035710.1590/S0080-62342009000200006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 2 (2009); 295-299Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 2 (2009); 295-299Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 2 (2009); 295-2991980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357/43281https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357/43282http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCogo, Ana Luísa PetersenPedro, Eva Néri RubimSilva, Ana Paula Scheffer Schell daSchatkoski, Aline ModelskiCatalan, Vanessa MenezesAlves, Rosa Helena Kreutz2012-08-29T20:12:21Zoai:revistas.usp.br:article/40357Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:12:21Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course
Objetos educacionales digitales en enfermería: evaluación por docentes de un curso de graduación
Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduação
title Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course
spellingShingle Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course
Cogo, Ana Luísa Petersen
Educação em enfermagem
Educação à distância
Tecnologia educacional
Instrução por computador
Educación en enfermería
Educación a distancia
Tecnología educacional
Instrucción por computador
Education
nursing
distance
Educational technology
Computer-assisted instruction
title_short Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course
title_full Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course
title_fullStr Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course
title_full_unstemmed Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course
title_sort Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course
author Cogo, Ana Luísa Petersen
author_facet Cogo, Ana Luísa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Schatkoski, Aline Modelski
Catalan, Vanessa Menezes
Alves, Rosa Helena Kreutz
author_role author
author2 Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Schatkoski, Aline Modelski
Catalan, Vanessa Menezes
Alves, Rosa Helena Kreutz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cogo, Ana Luísa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Schatkoski, Aline Modelski
Catalan, Vanessa Menezes
Alves, Rosa Helena Kreutz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação à distância
Tecnologia educacional
Instrução por computador
Educación en enfermería
Educación a distancia
Tecnología educacional
Instrucción por computador
Education
nursing
distance
Educational technology
Computer-assisted instruction
topic Educação em enfermagem
Educação à distância
Tecnologia educacional
Instrução por computador
Educación en enfermería
Educación a distancia
Tecnología educacional
Instrucción por computador
Education
nursing
distance
Educational technology
Computer-assisted instruction
description Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357
10.1590/S0080-62342009000200006
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342009000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357/43281
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357/43282
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 2 (2009); 295-299
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 2 (2009); 295-299
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 2 (2009); 295-299
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221725049225216