Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148319 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo, através da conexão entre matemática e arte, verificar as possibilidades e quais conhecimentos matemáticos podem emergir através de construções anamórficas. Lastreado por conceitos do design instrucional, buscamos realizar a abordagem de conceitos matemáticos envolvendo a visualização e a representação gráfica, através da técnica artística conhecida como anamorfose. Para tanto, leituras e pesquisas, principalmente na rede digital foram necessárias, uma vez que não foi encontrado literatura específica, e os trabalhos lidos não descreviam literalmente os passos necessários para a construção. Atividades foram realizadas em sala de aula com alunos do curso pré-vestibular popular Dandara. Inicialmente foram projetados vídeos e imagens para a observação como motivação para a discussão sobre a técnica e, então, procedeu-se a construção de desenhos anamórficos, buscando desenvolver a habilidade de relacionar o objeto observado com o representado. Conclui-se que a conexão entre matemática e arte realizada pelo tema anamorfose contribui para uma abordagem diferenciada na exploração e ensino/aprendizagem de diversos conteúdos matemáticos inter-relacionados. |
id |
UFRGS-2_f7c0a196be3ae6be3432b27d2b90cedb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148319 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Roben Roges da SilvaFioreze, Leandra Anversa2016-09-20T02:14:42Z2016http://hdl.handle.net/10183/148319001002843Este trabalho tem por objetivo, através da conexão entre matemática e arte, verificar as possibilidades e quais conhecimentos matemáticos podem emergir através de construções anamórficas. Lastreado por conceitos do design instrucional, buscamos realizar a abordagem de conceitos matemáticos envolvendo a visualização e a representação gráfica, através da técnica artística conhecida como anamorfose. Para tanto, leituras e pesquisas, principalmente na rede digital foram necessárias, uma vez que não foi encontrado literatura específica, e os trabalhos lidos não descreviam literalmente os passos necessários para a construção. Atividades foram realizadas em sala de aula com alunos do curso pré-vestibular popular Dandara. Inicialmente foram projetados vídeos e imagens para a observação como motivação para a discussão sobre a técnica e, então, procedeu-se a construção de desenhos anamórficos, buscando desenvolver a habilidade de relacionar o objeto observado com o representado. Conclui-se que a conexão entre matemática e arte realizada pelo tema anamorfose contribui para uma abordagem diferenciada na exploração e ensino/aprendizagem de diversos conteúdos matemáticos inter-relacionados.This work aims, through the connection between mathematics and art, exploring the possibilities and what mathematical knowledge can emerge through anamorphics constructions. Backed by concepts of instructional design, we seek to realize the approach of mathematical concepts involving visualization and graphical representation, through artistic technique known as anamorphosis. Therefore, reading and research, especially in the web were necessary, since it was not found specific literature, and papers read not literally describe the steps needed to build. Students of popular pre-university Dandara carried out activities in the classroom. Initially were displayed videos and images as motivation for the discussion of the technical and then proceeded to the construction of anamorphic drawings, trying to develop the ability to relate the observed object with the represented. We conclude that the connection between mathematics and art performed by the anamorphic theme contributes to a differentiated approach in exploring and teaching / learning of several interrelated mathematical content.application/pdfporEducação MatemáticaRepresentação gráficaGeometriaAnamorphosisGraphic representationGeometryInstructional designAtividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2016Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002843.pdf001002843.pdfTexto completoapplication/pdf2638919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148319/1/001002843.pdf5972a4bea28a0a5c1f6b63454ea10fdbMD51TEXT001002843.pdf.txt001002843.pdf.txtExtracted Texttext/plain101969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148319/2/001002843.pdf.txtcb4351d1f0165889584dd584db4a3c62MD52THUMBNAIL001002843.pdf.jpg001002843.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148319/3/001002843.pdf.jpgcfa6a4867ca154f31781cab330237ee3MD5310183/1483192018-10-29 08:54:32.994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148319Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:54:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática |
title |
Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática |
spellingShingle |
Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática Martins, Roben Roges da Silva Educação Matemática Representação gráfica Geometria Anamorphosis Graphic representation Geometry Instructional design |
title_short |
Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática |
title_full |
Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática |
title_fullStr |
Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática |
title_full_unstemmed |
Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática |
title_sort |
Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática |
author |
Martins, Roben Roges da Silva |
author_facet |
Martins, Roben Roges da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Roben Roges da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
contributor_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Representação gráfica Geometria |
topic |
Educação Matemática Representação gráfica Geometria Anamorphosis Graphic representation Geometry Instructional design |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Anamorphosis Graphic representation Geometry Instructional design |
description |
Este trabalho tem por objetivo, através da conexão entre matemática e arte, verificar as possibilidades e quais conhecimentos matemáticos podem emergir através de construções anamórficas. Lastreado por conceitos do design instrucional, buscamos realizar a abordagem de conceitos matemáticos envolvendo a visualização e a representação gráfica, através da técnica artística conhecida como anamorfose. Para tanto, leituras e pesquisas, principalmente na rede digital foram necessárias, uma vez que não foi encontrado literatura específica, e os trabalhos lidos não descreviam literalmente os passos necessários para a construção. Atividades foram realizadas em sala de aula com alunos do curso pré-vestibular popular Dandara. Inicialmente foram projetados vídeos e imagens para a observação como motivação para a discussão sobre a técnica e, então, procedeu-se a construção de desenhos anamórficos, buscando desenvolver a habilidade de relacionar o objeto observado com o representado. Conclui-se que a conexão entre matemática e arte realizada pelo tema anamorfose contribui para uma abordagem diferenciada na exploração e ensino/aprendizagem de diversos conteúdos matemáticos inter-relacionados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-20T02:14:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148319 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001002843 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148319 |
identifier_str_mv |
001002843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148319/1/001002843.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148319/2/001002843.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148319/3/001002843.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5972a4bea28a0a5c1f6b63454ea10fdb cb4351d1f0165889584dd584db4a3c62 cfa6a4867ca154f31781cab330237ee3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792789982457364480 |