Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Roben Roges da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148319
Resumo: Este trabalho tem por objetivo, através da conexão entre matemática e arte, verificar as possibilidades e quais conhecimentos matemáticos podem emergir através de construções anamórficas. Lastreado por conceitos do design instrucional, buscamos realizar a abordagem de conceitos matemáticos envolvendo a visualização e a representação gráfica, através da técnica artística conhecida como anamorfose. Para tanto, leituras e pesquisas, principalmente na rede digital foram necessárias, uma vez que não foi encontrado literatura específica, e os trabalhos lidos não descreviam literalmente os passos necessários para a construção. Atividades foram realizadas em sala de aula com alunos do curso pré-vestibular popular Dandara. Inicialmente foram projetados vídeos e imagens para a observação como motivação para a discussão sobre a técnica e, então, procedeu-se a construção de desenhos anamórficos, buscando desenvolver a habilidade de relacionar o objeto observado com o representado. Conclui-se que a conexão entre matemática e arte realizada pelo tema anamorfose contribui para uma abordagem diferenciada na exploração e ensino/aprendizagem de diversos conteúdos matemáticos inter-relacionados.
id UFRGS-2_f7c0a196be3ae6be3432b27d2b90cedb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148319
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Roben Roges da SilvaFioreze, Leandra Anversa2016-09-20T02:14:42Z2016http://hdl.handle.net/10183/148319001002843Este trabalho tem por objetivo, através da conexão entre matemática e arte, verificar as possibilidades e quais conhecimentos matemáticos podem emergir através de construções anamórficas. Lastreado por conceitos do design instrucional, buscamos realizar a abordagem de conceitos matemáticos envolvendo a visualização e a representação gráfica, através da técnica artística conhecida como anamorfose. Para tanto, leituras e pesquisas, principalmente na rede digital foram necessárias, uma vez que não foi encontrado literatura específica, e os trabalhos lidos não descreviam literalmente os passos necessários para a construção. Atividades foram realizadas em sala de aula com alunos do curso pré-vestibular popular Dandara. Inicialmente foram projetados vídeos e imagens para a observação como motivação para a discussão sobre a técnica e, então, procedeu-se a construção de desenhos anamórficos, buscando desenvolver a habilidade de relacionar o objeto observado com o representado. Conclui-se que a conexão entre matemática e arte realizada pelo tema anamorfose contribui para uma abordagem diferenciada na exploração e ensino/aprendizagem de diversos conteúdos matemáticos inter-relacionados.This work aims, through the connection between mathematics and art, exploring the possibilities and what mathematical knowledge can emerge through anamorphics constructions. Backed by concepts of instructional design, we seek to realize the approach of mathematical concepts involving visualization and graphical representation, through artistic technique known as anamorphosis. Therefore, reading and research, especially in the web were necessary, since it was not found specific literature, and papers read not literally describe the steps needed to build. Students of popular pre-university Dandara carried out activities in the classroom. Initially were displayed videos and images as motivation for the discussion of the technical and then proceeded to the construction of anamorphic drawings, trying to develop the ability to relate the observed object with the represented. We conclude that the connection between mathematics and art performed by the anamorphic theme contributes to a differentiated approach in exploring and teaching / learning of several interrelated mathematical content.application/pdfporEducação MatemáticaRepresentação gráficaGeometriaAnamorphosisGraphic representationGeometryInstructional designAtividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2016Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002843.pdf001002843.pdfTexto completoapplication/pdf2638919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148319/1/001002843.pdf5972a4bea28a0a5c1f6b63454ea10fdbMD51TEXT001002843.pdf.txt001002843.pdf.txtExtracted Texttext/plain101969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148319/2/001002843.pdf.txtcb4351d1f0165889584dd584db4a3c62MD52THUMBNAIL001002843.pdf.jpg001002843.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148319/3/001002843.pdf.jpgcfa6a4867ca154f31781cab330237ee3MD5310183/1483192018-10-29 08:54:32.994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148319Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:54:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática
title Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática
spellingShingle Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática
Martins, Roben Roges da Silva
Educação Matemática
Representação gráfica
Geometria
Anamorphosis
Graphic representation
Geometry
Instructional design
title_short Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática
title_full Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática
title_fullStr Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática
title_full_unstemmed Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática
title_sort Atividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemática
author Martins, Roben Roges da Silva
author_facet Martins, Roben Roges da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Roben Roges da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
contributor_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Representação gráfica
Geometria
topic Educação Matemática
Representação gráfica
Geometria
Anamorphosis
Graphic representation
Geometry
Instructional design
dc.subject.eng.fl_str_mv Anamorphosis
Graphic representation
Geometry
Instructional design
description Este trabalho tem por objetivo, através da conexão entre matemática e arte, verificar as possibilidades e quais conhecimentos matemáticos podem emergir através de construções anamórficas. Lastreado por conceitos do design instrucional, buscamos realizar a abordagem de conceitos matemáticos envolvendo a visualização e a representação gráfica, através da técnica artística conhecida como anamorfose. Para tanto, leituras e pesquisas, principalmente na rede digital foram necessárias, uma vez que não foi encontrado literatura específica, e os trabalhos lidos não descreviam literalmente os passos necessários para a construção. Atividades foram realizadas em sala de aula com alunos do curso pré-vestibular popular Dandara. Inicialmente foram projetados vídeos e imagens para a observação como motivação para a discussão sobre a técnica e, então, procedeu-se a construção de desenhos anamórficos, buscando desenvolver a habilidade de relacionar o objeto observado com o representado. Conclui-se que a conexão entre matemática e arte realizada pelo tema anamorfose contribui para uma abordagem diferenciada na exploração e ensino/aprendizagem de diversos conteúdos matemáticos inter-relacionados.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T02:14:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148319
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002843
url http://hdl.handle.net/10183/148319
identifier_str_mv 001002843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148319/1/001002843.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148319/2/001002843.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148319/3/001002843.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5972a4bea28a0a5c1f6b63454ea10fdb
cb4351d1f0165889584dd584db4a3c62
cfa6a4867ca154f31781cab330237ee3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789982457364480