O uso de jogos de tabuleiro para a aprendizagem das operações de adição, subtração e multiplicação de números inteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Czerwinski, Bruna
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259421
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa feita no segundo semestre de 2022 sobre o uso de jogos de tabuleiro para a aprendizagem de operações com números positivos e negativos. A pergunta diretriz que orientou todo o processo investigativo foi: quais as potencialidades do uso de jogos de tabuleiro para a aprendizagem das operações de adição, subtração e multiplicação de números inteiros? Para respondê-la, foi realizada uma prática no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em uma turma de trinta alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Os alunos já tinham sido introduzidos à ideia de números negativos, mas ainda não haviam operado com eles. Após a aplicação de cada jogo, os alunos recebiam um questionário com perguntas referentes ao jogo para refletirem e fazerem relações entre o respectivo jogo e a matemática. Para a análise dos dados coletados, foram utilizados aspectos da Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, discípulo de Piaget, que usou como base para sua teoria o conceito piagetiano de esquema. Os resultados da pesquisa apontam que os jogos de tabuleiro, além de serem uma forma dinâmica e interativa de apresentar o conteúdo, contribuem para a aprendizagem à medida que apresentam situações que permitem que os alunos construam as invariantes de cada operação.
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