Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Caroline Bohrer do
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sonego, Anna Helena Silveira, Behar, Patrícia Alejandra, Becker, Maria Luiza Rheingantz, Fonseca, Ana Luísa Cardoso, Slodkowski, Bruna Kin, Justin, Larissa Camargo, Rosa, Lucas Souza da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159300
Resumo: Este artigo trata de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Planeta ROODA, voltado à educação escolar. O objetivo é investigar como professores do ensino fundamental elaboram propostas pedagógicas para o AVA considerando-se princípios teóricos interacionistas como as trocas sociais, o interesse e a atividade do estudante. Um levantamento de artigos demonstrou haver um número escasso de produções científicas envolvendo AVA e ensino fundamental. A metodologia de pesquisa é estudo de caso. Os dados constituem-se de entrevistas com professores e registros de atividades realizadas em um curso de extensão. Como resultados, constata-se, com os cursos, que as funcionalidades do Planeta ROODA podem potencializar a construção de propostas pedagógicas interacionistas. Como exemplo, consideram-se a troca de ideias, o compartilhamento de produções assim como a autoria de textos, desenhos, vídeos e projetos. As entrevistas mostraram que a estrutura tecnológica de escolas públicas é precária, especialmente quanto à disponibilização de internet. Por outro lado, o celular está presente no cotidiano dos estudantes e alguns professores os utilizam em suas práticas. Tal fato corroborou para o desenvolvimento da terceira versão do Planeta ROODA, a qual contará com uma versão para dispositivos móveis.
id UFRGS-2_fc6f9cac39d55470b61272a93d78c060
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159300
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Amaral, Caroline Bohrer doSonego, Anna Helena SilveiraBehar, Patrícia AlejandraBecker, Maria Luiza RheingantzFonseca, Ana Luísa CardosoSlodkowski, Bruna KinJustin, Larissa CamargoRosa, Lucas Souza da2017-06-07T02:41:31Z20161679-1916http://hdl.handle.net/10183/159300001015624Este artigo trata de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Planeta ROODA, voltado à educação escolar. O objetivo é investigar como professores do ensino fundamental elaboram propostas pedagógicas para o AVA considerando-se princípios teóricos interacionistas como as trocas sociais, o interesse e a atividade do estudante. Um levantamento de artigos demonstrou haver um número escasso de produções científicas envolvendo AVA e ensino fundamental. A metodologia de pesquisa é estudo de caso. Os dados constituem-se de entrevistas com professores e registros de atividades realizadas em um curso de extensão. Como resultados, constata-se, com os cursos, que as funcionalidades do Planeta ROODA podem potencializar a construção de propostas pedagógicas interacionistas. Como exemplo, consideram-se a troca de ideias, o compartilhamento de produções assim como a autoria de textos, desenhos, vídeos e projetos. As entrevistas mostraram que a estrutura tecnológica de escolas públicas é precária, especialmente quanto à disponibilização de internet. Por outro lado, o celular está presente no cotidiano dos estudantes e alguns professores os utilizam em suas práticas. Tal fato corroborou para o desenvolvimento da terceira versão do Planeta ROODA, a qual contará com uma versão para dispositivos móveis.This article deals of a virtual learning enviroment (VLE), ROODA Planet, in order to schooling. The objective is to investigate how elementary school teachers elaborate proposals to the VLE considering the interactionist theoretical principles as socials exchanges, the interest and the student activity. An analysis of articles on the subject demonstrate a small number of scientific productions involving the study of VLE in elementary schools. The research methodology is a case study. The datas made up of interviews with teachers and activity logs an extension course with the VLE. As a result, as seen during the extension course, the features of ROODA Planet can increase the construction of interactionist pedagogical proposals. As example, considering sharing of ideias, sharing posts like written texts, drawings, videos and projects. The interviews show that the technological structure of public schools is poor, especially the availability of the internet. On the other hand, the smartphones are widely present in the daily lives of students and teachers, who use in their activities. This fact corroborated for the development of the third version of ROODA Planet, which will feature a mobile version.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (jul. 2016), 10 f.Ensino fundamentalTecnologia educacionalAmbiente virtualAmbiente de aprendizagemPedagogic proposalsVirtual learning environmentElementary schoolPlaneta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamentalPlanet ROODA: innovations in the VLE from pedagogical proposals for elementary education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015624.pdf001015624.pdfTexto completoapplication/pdf538200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159300/1/001015624.pdfc347914108328edb0af0ed25d446201eMD51TEXT001015624.pdf.txt001015624.pdf.txtExtracted Texttext/plain37209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159300/2/001015624.pdf.txt3bf671cbc8d7ae4629ab1373b90639eaMD52THUMBNAIL001015624.pdf.jpg001015624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159300/3/001015624.pdf.jpg7d34bb5bd6c500990d836b20d1657cf7MD5310183/1593002018-10-22 08:20:01.829oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159300Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:20:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Planet ROODA: innovations in the VLE from pedagogical proposals for elementary education
title Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental
spellingShingle Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental
Amaral, Caroline Bohrer do
Ensino fundamental
Tecnologia educacional
Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
Pedagogic proposals
Virtual learning environment
Elementary school
title_short Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental
title_full Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental
title_fullStr Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental
title_sort Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental
author Amaral, Caroline Bohrer do
author_facet Amaral, Caroline Bohrer do
Sonego, Anna Helena Silveira
Behar, Patrícia Alejandra
Becker, Maria Luiza Rheingantz
Fonseca, Ana Luísa Cardoso
Slodkowski, Bruna Kin
Justin, Larissa Camargo
Rosa, Lucas Souza da
author_role author
author2 Sonego, Anna Helena Silveira
Behar, Patrícia Alejandra
Becker, Maria Luiza Rheingantz
Fonseca, Ana Luísa Cardoso
Slodkowski, Bruna Kin
Justin, Larissa Camargo
Rosa, Lucas Souza da
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Caroline Bohrer do
Sonego, Anna Helena Silveira
Behar, Patrícia Alejandra
Becker, Maria Luiza Rheingantz
Fonseca, Ana Luísa Cardoso
Slodkowski, Bruna Kin
Justin, Larissa Camargo
Rosa, Lucas Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Tecnologia educacional
Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
topic Ensino fundamental
Tecnologia educacional
Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
Pedagogic proposals
Virtual learning environment
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogic proposals
Virtual learning environment
Elementary school
description Este artigo trata de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Planeta ROODA, voltado à educação escolar. O objetivo é investigar como professores do ensino fundamental elaboram propostas pedagógicas para o AVA considerando-se princípios teóricos interacionistas como as trocas sociais, o interesse e a atividade do estudante. Um levantamento de artigos demonstrou haver um número escasso de produções científicas envolvendo AVA e ensino fundamental. A metodologia de pesquisa é estudo de caso. Os dados constituem-se de entrevistas com professores e registros de atividades realizadas em um curso de extensão. Como resultados, constata-se, com os cursos, que as funcionalidades do Planeta ROODA podem potencializar a construção de propostas pedagógicas interacionistas. Como exemplo, consideram-se a troca de ideias, o compartilhamento de produções assim como a autoria de textos, desenhos, vídeos e projetos. As entrevistas mostraram que a estrutura tecnológica de escolas públicas é precária, especialmente quanto à disponibilização de internet. Por outro lado, o celular está presente no cotidiano dos estudantes e alguns professores os utilizam em suas práticas. Tal fato corroborou para o desenvolvimento da terceira versão do Planeta ROODA, a qual contará com uma versão para dispositivos móveis.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-07T02:41:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159300
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001015624
identifier_str_mv 1679-1916
001015624
url http://hdl.handle.net/10183/159300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (jul. 2016), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159300/1/001015624.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159300/2/001015624.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159300/3/001015624.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c347914108328edb0af0ed25d446201e
3bf671cbc8d7ae4629ab1373b90639ea
7d34bb5bd6c500990d836b20d1657cf7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487342901624832