Planeta ROODA : desenvolvendo arquiteturas pedagógicas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Daisy
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12860
Resumo: O presente trabalho visa relacionar a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e tem como objetivo principal o desenvolvimento de arquiteturas pedagógicas, voltadas para essas etapas de ensino. Para tanto, os objetivos específicos compõem-se da construção de um AVA destinado a crianças e professores no contexto escolar e também de propostas de planejamento pedagógico em tal ambiente. Paralelamente, desenvolveram-se objetos de aprendizagem, abarcando as temáticas do presente estudo. A metodologia empregada foi a pesquisa participante, a partir da qual foram realizados os seguintes procedimentos: (1) coleta de dados para a construção do ambiente virtual de aprendizagem PLANETA ROODA; (2) curso de extensão para a instrumentalização de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; (3) desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a formação de educadores dessas etapas de ensino; e (4) projeto-piloto de utilização do PLANETA ROODA em escola. Com isso a pesquisadora, juntamente com a equipe do NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação), construiu o ambiente PLANETA ROODA, disponível em http://www.nuted.edu.ufrgs.br/planetarooda. Esse AVA foi validado por meio das professoras de uma escola particular de Porto Alegre, no curso de extensão e no projeto-piloto, com a participação das crianças de Jardim B (Educação Infantil) e 2ª série (Ensino Fundamental). Buscou-se, assim, desenvolver arquiteturas pedagógicas na escola, que são compostas de planejamento pedagógico, de recurso informático e de conteúdos. Também os dados para o aperfeiçoamento do ambiente foram levantados. Esse trabalho possibilitou à pesquisadora uma reflexão acerca do planejamento pedagógico e sobre as implicações da informática nas escolas, especialmente quanto ao uso de ambientes virtuais de aprendizagem. Paralelamente, levantaram-se problemáticas no que diz respeito à carga de trabalho dos professores, ao excesso de conteúdos e de atividades, bem como quanto à importância das interações entre os sujeitos para potencializar aprendizagens na escola, as quais podem ser apoiadas pelos AVAs.
id URGS_aaf1b4e9a964a55c41372aa312960490
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12860
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schneider, DaisyBehar, Patrícia AlejandraDornelles, Leni Vieira2008-05-10T04:12:41Z2007http://hdl.handle.net/10183/12860000630791O presente trabalho visa relacionar a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e tem como objetivo principal o desenvolvimento de arquiteturas pedagógicas, voltadas para essas etapas de ensino. Para tanto, os objetivos específicos compõem-se da construção de um AVA destinado a crianças e professores no contexto escolar e também de propostas de planejamento pedagógico em tal ambiente. Paralelamente, desenvolveram-se objetos de aprendizagem, abarcando as temáticas do presente estudo. A metodologia empregada foi a pesquisa participante, a partir da qual foram realizados os seguintes procedimentos: (1) coleta de dados para a construção do ambiente virtual de aprendizagem PLANETA ROODA; (2) curso de extensão para a instrumentalização de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; (3) desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a formação de educadores dessas etapas de ensino; e (4) projeto-piloto de utilização do PLANETA ROODA em escola. Com isso a pesquisadora, juntamente com a equipe do NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação), construiu o ambiente PLANETA ROODA, disponível em http://www.nuted.edu.ufrgs.br/planetarooda. Esse AVA foi validado por meio das professoras de uma escola particular de Porto Alegre, no curso de extensão e no projeto-piloto, com a participação das crianças de Jardim B (Educação Infantil) e 2ª série (Ensino Fundamental). Buscou-se, assim, desenvolver arquiteturas pedagógicas na escola, que são compostas de planejamento pedagógico, de recurso informático e de conteúdos. Também os dados para o aperfeiçoamento do ambiente foram levantados. Esse trabalho possibilitou à pesquisadora uma reflexão acerca do planejamento pedagógico e sobre as implicações da informática nas escolas, especialmente quanto ao uso de ambientes virtuais de aprendizagem. Paralelamente, levantaram-se problemáticas no que diz respeito à carga de trabalho dos professores, ao excesso de conteúdos e de atividades, bem como quanto à importância das interações entre os sujeitos para potencializar aprendizagens na escola, as quais podem ser apoiadas pelos AVAs.This paper aims to relate Education at Kindergarten and the First Years of Elementary Education to the use of Virtual Learning Environments (VLEs). Its main objective is the development of pedagogical architectures for these educational steps. Specific objectives are to build a VLE for children and their teachers at school as well as to offer a pedagogic planning for such environment. Also, learning projects involving the subjects of this study were developed. The method is the participatory research that was the basis for the following procedures: (1) data collection to build the virtual learning environment PLANET ROODA.; (2) extension course to train kindergarten and elementary school teachers and provide them with instruments; (3) the development of learning objects to train these teachers, and (4) pilot project to use PLANET ROODA at schools. Thus, the author and the team of NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação) [Center of Digital Technology applied to Education] built the environment of PLANET ROODA, which is available at www.nuted.edu.ufrgs.br/planetarooda. This VLE was validated by the teachers of a private school in Porto Alegre, RS, Brazil, during the extension school and the pilot project was applied with the participation of children from Kindergarten B and second grade (Elementary School). In this school, pedagogical architectures composed of pedagogical planning, information technology resources, and contents were developed. Data referring to environment improvement were also obtained. This study allowed the author to reflect about pedagogical planning and the importance of using virtual learning environments. Problems related to the teacher’s additional work load, to excessive activities and contents, and to the relationships among subjects, in order to improve learning at schools were assessed. These may be supported by VLEs.application/pdfporAmbiente de aprendizagemRealidade virtualSoftware educacionalEducação infantilSéries iniciaisInformática na educaçãoPlanejamento educacionalEnsino fundamentalCurrículoPedagogical architecturesPedagogical planningVirtual learning environmentsLearning objectsPlaneta ROODA : desenvolvendo arquiteturas pedagógicas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000630791.pdf000630791.pdfTexto completoapplication/pdf5879818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12860/1/000630791.pdf1b1d55ea0509bf4ab7d5cd8cf56c64bbMD51TEXT000630791.pdf.txt000630791.pdf.txtExtracted Texttext/plain284822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12860/2/000630791.pdf.txtec238d0eed78b0889b50bd23ea85ee74MD52THUMBNAIL000630791.pdf.jpg000630791.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12860/3/000630791.pdf.jpg0bf32c13ebfc01be2a61241719f43aeeMD5310183/128602018-10-16 08:54:03.191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12860Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:54:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planeta ROODA : desenvolvendo arquiteturas pedagógicas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title Planeta ROODA : desenvolvendo arquiteturas pedagógicas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Planeta ROODA : desenvolvendo arquiteturas pedagógicas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Schneider, Daisy
Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Software educacional
Educação infantil
Séries iniciais
Informática na educação
Planejamento educacional
Ensino fundamental
Currículo
Pedagogical architectures
Pedagogical planning
Virtual learning environments
Learning objects
title_short Planeta ROODA : desenvolvendo arquiteturas pedagógicas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title_full Planeta ROODA : desenvolvendo arquiteturas pedagógicas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Planeta ROODA : desenvolvendo arquiteturas pedagógicas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Planeta ROODA : desenvolvendo arquiteturas pedagógicas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Planeta ROODA : desenvolvendo arquiteturas pedagógicas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
author Schneider, Daisy
author_facet Schneider, Daisy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Daisy
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Dornelles, Leni Vieira
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Dornelles, Leni Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Software educacional
Educação infantil
Séries iniciais
Informática na educação
Planejamento educacional
Ensino fundamental
Currículo
topic Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Software educacional
Educação infantil
Séries iniciais
Informática na educação
Planejamento educacional
Ensino fundamental
Currículo
Pedagogical architectures
Pedagogical planning
Virtual learning environments
Learning objects
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical architectures
Pedagogical planning
Virtual learning environments
Learning objects
description O presente trabalho visa relacionar a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e tem como objetivo principal o desenvolvimento de arquiteturas pedagógicas, voltadas para essas etapas de ensino. Para tanto, os objetivos específicos compõem-se da construção de um AVA destinado a crianças e professores no contexto escolar e também de propostas de planejamento pedagógico em tal ambiente. Paralelamente, desenvolveram-se objetos de aprendizagem, abarcando as temáticas do presente estudo. A metodologia empregada foi a pesquisa participante, a partir da qual foram realizados os seguintes procedimentos: (1) coleta de dados para a construção do ambiente virtual de aprendizagem PLANETA ROODA; (2) curso de extensão para a instrumentalização de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; (3) desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a formação de educadores dessas etapas de ensino; e (4) projeto-piloto de utilização do PLANETA ROODA em escola. Com isso a pesquisadora, juntamente com a equipe do NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação), construiu o ambiente PLANETA ROODA, disponível em http://www.nuted.edu.ufrgs.br/planetarooda. Esse AVA foi validado por meio das professoras de uma escola particular de Porto Alegre, no curso de extensão e no projeto-piloto, com a participação das crianças de Jardim B (Educação Infantil) e 2ª série (Ensino Fundamental). Buscou-se, assim, desenvolver arquiteturas pedagógicas na escola, que são compostas de planejamento pedagógico, de recurso informático e de conteúdos. Também os dados para o aperfeiçoamento do ambiente foram levantados. Esse trabalho possibilitou à pesquisadora uma reflexão acerca do planejamento pedagógico e sobre as implicações da informática nas escolas, especialmente quanto ao uso de ambientes virtuais de aprendizagem. Paralelamente, levantaram-se problemáticas no que diz respeito à carga de trabalho dos professores, ao excesso de conteúdos e de atividades, bem como quanto à importância das interações entre os sujeitos para potencializar aprendizagens na escola, as quais podem ser apoiadas pelos AVAs.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-05-10T04:12:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12860
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000630791
url http://hdl.handle.net/10183/12860
identifier_str_mv 000630791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12860/1/000630791.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12860/2/000630791.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12860/3/000630791.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b1d55ea0509bf4ab7d5cd8cf56c64bb
ec238d0eed78b0889b50bd23ea85ee74
0bf32c13ebfc01be2a61241719f43aee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064497794383872