SARCOPENIA E ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE NO SUL DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Nathalia Cardoso
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miraglia, Fernanda, Tadini, Fernanda Simas Moretto, Filippin, Lidiane Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/93453
Resumo: Introdução: Atualmente, a sarcopenia tem sido considerada como  importante fator de risco para a redução da mobilidade, aumento no número de quedas e fraturas; e, é comumente associada com um alto risco de hospitalização, institucionalização, dependência, piora da qualidade de vida e mortalidade. Objetivo: verificar a prevalência de sarcopenia e o estado nutricional em idosos de um município do Sul do Brasil. Métodos: trata-se de um estudo transversal de base populacional, realizado com idosos do Sul do Brasil. A sarcopenia foi determinada de acordo com o critério European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP2). O estado nutricional foi avaliado pelo Questionário Mini Avaliação Nutricional (MAN). Aspectos socioeconômicos, demográficos e de desempenho físico foram descritos. Resultados: o estudo contou com uma amostra de 327 idosos; destes, 52,6% apresentaram provável sarcopenia, 23,7% obtiveram confirmação do diagnóstico de sarcopenia e 20,7% apresentavam sarcopenia severa de acordo com os critérios de EWGSOP2. Na avaliação do estado nutricional pela MAN, todos os idosos foram considerados com estado nutricional normais, porém 34,3% dos prováveis sarcopênicos apresentavam excesso de peso, enquanto 17,6% idosos apresentaram risco de desnutrição e 2% desnutridos. Conclusão: os dados apontam uma alta prevalência de idosos com provável sarcopenia (baixa força muscular) e excesso de peso (aumento da circunferência da cintura e índice de massa corporal), sugerindo um desequilíbrio energético nutricional desses idosos. 
id UFRGS-4_969495390425f42c7015fe2ff8045730
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/93453
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling SARCOPENIA E ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE NO SUL DO BRASILIdosoSarcopeniaEstado NutricionalArtigo originalIntrodução: Atualmente, a sarcopenia tem sido considerada como  importante fator de risco para a redução da mobilidade, aumento no número de quedas e fraturas; e, é comumente associada com um alto risco de hospitalização, institucionalização, dependência, piora da qualidade de vida e mortalidade. Objetivo: verificar a prevalência de sarcopenia e o estado nutricional em idosos de um município do Sul do Brasil. Métodos: trata-se de um estudo transversal de base populacional, realizado com idosos do Sul do Brasil. A sarcopenia foi determinada de acordo com o critério European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP2). O estado nutricional foi avaliado pelo Questionário Mini Avaliação Nutricional (MAN). Aspectos socioeconômicos, demográficos e de desempenho físico foram descritos. Resultados: o estudo contou com uma amostra de 327 idosos; destes, 52,6% apresentaram provável sarcopenia, 23,7% obtiveram confirmação do diagnóstico de sarcopenia e 20,7% apresentavam sarcopenia severa de acordo com os critérios de EWGSOP2. Na avaliação do estado nutricional pela MAN, todos os idosos foram considerados com estado nutricional normais, porém 34,3% dos prováveis sarcopênicos apresentavam excesso de peso, enquanto 17,6% idosos apresentaram risco de desnutrição e 2% desnutridos. Conclusão: os dados apontam uma alta prevalência de idosos com provável sarcopenia (baixa força muscular) e excesso de peso (aumento da circunferência da cintura e índice de massa corporal), sugerindo um desequilíbrio energético nutricional desses idosos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEstudo transversal de base populacionalapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/9345310.22456/2316-2171.93453Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 25 n. 2 (2020)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/93453/61321Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Nathalia CardosoMiraglia, FernandaTadini, Fernanda Simas MorettoFilippin, Lidiane Isabel2021-04-14T18:40:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/93453Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-04-14T18:40:56Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv SARCOPENIA E ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE NO SUL DO BRASIL
title SARCOPENIA E ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE NO SUL DO BRASIL
spellingShingle SARCOPENIA E ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE NO SUL DO BRASIL
de Oliveira, Nathalia Cardoso
Idoso
Sarcopenia
Estado Nutricional
Artigo original
title_short SARCOPENIA E ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE NO SUL DO BRASIL
title_full SARCOPENIA E ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE NO SUL DO BRASIL
title_fullStr SARCOPENIA E ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE NO SUL DO BRASIL
title_full_unstemmed SARCOPENIA E ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE NO SUL DO BRASIL
title_sort SARCOPENIA E ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE NO SUL DO BRASIL
author de Oliveira, Nathalia Cardoso
author_facet de Oliveira, Nathalia Cardoso
Miraglia, Fernanda
Tadini, Fernanda Simas Moretto
Filippin, Lidiane Isabel
author_role author
author2 Miraglia, Fernanda
Tadini, Fernanda Simas Moretto
Filippin, Lidiane Isabel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Nathalia Cardoso
Miraglia, Fernanda
Tadini, Fernanda Simas Moretto
Filippin, Lidiane Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Sarcopenia
Estado Nutricional
Artigo original
topic Idoso
Sarcopenia
Estado Nutricional
Artigo original
description Introdução: Atualmente, a sarcopenia tem sido considerada como  importante fator de risco para a redução da mobilidade, aumento no número de quedas e fraturas; e, é comumente associada com um alto risco de hospitalização, institucionalização, dependência, piora da qualidade de vida e mortalidade. Objetivo: verificar a prevalência de sarcopenia e o estado nutricional em idosos de um município do Sul do Brasil. Métodos: trata-se de um estudo transversal de base populacional, realizado com idosos do Sul do Brasil. A sarcopenia foi determinada de acordo com o critério European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP2). O estado nutricional foi avaliado pelo Questionário Mini Avaliação Nutricional (MAN). Aspectos socioeconômicos, demográficos e de desempenho físico foram descritos. Resultados: o estudo contou com uma amostra de 327 idosos; destes, 52,6% apresentaram provável sarcopenia, 23,7% obtiveram confirmação do diagnóstico de sarcopenia e 20,7% apresentavam sarcopenia severa de acordo com os critérios de EWGSOP2. Na avaliação do estado nutricional pela MAN, todos os idosos foram considerados com estado nutricional normais, porém 34,3% dos prováveis sarcopênicos apresentavam excesso de peso, enquanto 17,6% idosos apresentaram risco de desnutrição e 2% desnutridos. Conclusão: os dados apontam uma alta prevalência de idosos com provável sarcopenia (baixa força muscular) e excesso de peso (aumento da circunferência da cintura e índice de massa corporal), sugerindo um desequilíbrio energético nutricional desses idosos. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Estudo transversal de base populacional
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/93453
10.22456/2316-2171.93453
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/93453
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.93453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/93453/61321
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 25 n. 2 (2020)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1789438592430374912