Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia,Ana Cláudia Bortolozzi
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Fonseca,Mônica Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000200004
Resumo: O estudo foi desenvolvido para investigar a relação entre QI, medido pelo teste de inteligência WISC, e a aquisição de leitura de palavras simples. Cinqüenta e seis alunos, de ambos os sexos, de 7 a 15 anos, do Ciclo Básico de alfabetização de uma escola pública, foram avaliados em leitura e no WISC, no início e no final do ano letivo. Os alunos, em geral, apresentaram níveis aumentados de QI e de aquisição de leitura na segunda avaliação, entretanto, sem correlação entre essas variáveis; o QI mostrou-se ineficiente para prever sucesso ou fracasso na aquisição de leitura. Os dados sugerem a necessidade de mais investigações sobre o uso de testes de inteligência na avaliação psicológica, no contexto educacional.
id UFRGS-5_8fb19fa82689f5baa56c3e925a1ffc63
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722002000200004
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacionalInteligênciaWISCleituraavaliação psicológicaO estudo foi desenvolvido para investigar a relação entre QI, medido pelo teste de inteligência WISC, e a aquisição de leitura de palavras simples. Cinqüenta e seis alunos, de ambos os sexos, de 7 a 15 anos, do Ciclo Básico de alfabetização de uma escola pública, foram avaliados em leitura e no WISC, no início e no final do ano letivo. Os alunos, em geral, apresentaram níveis aumentados de QI e de aquisição de leitura na segunda avaliação, entretanto, sem correlação entre essas variáveis; o QI mostrou-se ineficiente para prever sucesso ou fracasso na aquisição de leitura. Os dados sugerem a necessidade de mais investigações sobre o uso de testes de inteligência na avaliação psicológica, no contexto educacional.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000200004Psicologia: Reflexão e Crítica v.15 n.2 2002reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722002000200004info:eu-repo/semantics/openAccessMaia,Ana Cláudia BortolozziFonseca,Mônica Lúciapor2003-03-07T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722002000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2003-03-07T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacional
title Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacional
spellingShingle Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacional
Maia,Ana Cláudia Bortolozzi
Inteligência
WISC
leitura
avaliação psicológica
title_short Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacional
title_full Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacional
title_fullStr Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacional
title_full_unstemmed Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacional
title_sort Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacional
author Maia,Ana Cláudia Bortolozzi
author_facet Maia,Ana Cláudia Bortolozzi
Fonseca,Mônica Lúcia
author_role author
author2 Fonseca,Mônica Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia,Ana Cláudia Bortolozzi
Fonseca,Mônica Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência
WISC
leitura
avaliação psicológica
topic Inteligência
WISC
leitura
avaliação psicológica
description O estudo foi desenvolvido para investigar a relação entre QI, medido pelo teste de inteligência WISC, e a aquisição de leitura de palavras simples. Cinqüenta e seis alunos, de ambos os sexos, de 7 a 15 anos, do Ciclo Básico de alfabetização de uma escola pública, foram avaliados em leitura e no WISC, no início e no final do ano letivo. Os alunos, em geral, apresentaram níveis aumentados de QI e de aquisição de leitura na segunda avaliação, entretanto, sem correlação entre essas variáveis; o QI mostrou-se ineficiente para prever sucesso ou fracasso na aquisição de leitura. Os dados sugerem a necessidade de mais investigações sobre o uso de testes de inteligência na avaliação psicológica, no contexto educacional.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722002000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.15 n.2 2002
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862264664064