Leitura em voz alta e vizinhança ortográfica: acesso lexical e processamento estratégico
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300012 |
Resumo: | Dois experimentos foram realizados visando investigar o efeito do número de vizinhos ortográficos (N) e do número de vizinhos ortográficos de maior frequência de ocorrência (NF) em tarefas de leitura em voz alta (TLVA). Os estímulos experimentais consistiram em 64 palavras correspondentes a uma manipulação fatorial 2 x 2 de N e NF. No primeiro experimento, uma TLVA do tipo Go/NoGo, observou-se um efeito inibidor de NF quando as palavras tinham muitos vizinhos ortográficos. No segundo experimento, uma TLVA na qual tanto as palavras quantos as pseudopalavras deviam ser pronunciadas em uma mesma sessão, observou-se um efeito facilitador de N. Os efeitos de N e NF foram atribuídos a diferenças de ênfase entre as tarefas no processo de acesso lexical. |
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Leitura em voz alta e vizinhança ortográfica: acesso lexical e processamento estratégicoReconhecimento visual de palavrasvizinhança ortográficaacesso lexicalleituraDois experimentos foram realizados visando investigar o efeito do número de vizinhos ortográficos (N) e do número de vizinhos ortográficos de maior frequência de ocorrência (NF) em tarefas de leitura em voz alta (TLVA). Os estímulos experimentais consistiram em 64 palavras correspondentes a uma manipulação fatorial 2 x 2 de N e NF. No primeiro experimento, uma TLVA do tipo Go/NoGo, observou-se um efeito inibidor de NF quando as palavras tinham muitos vizinhos ortográficos. No segundo experimento, uma TLVA na qual tanto as palavras quantos as pseudopalavras deviam ser pronunciadas em uma mesma sessão, observou-se um efeito facilitador de N. Os efeitos de N e NF foram atribuídos a diferenças de ênfase entre as tarefas no processo de acesso lexical.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300012Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.3 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000300012info:eu-repo/semantics/openAccessJusti,Francis Ricardo dos ReisRoazzi,AntonioJusti,Cláudia Nascimento Guaraldopor2013-11-18T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000300012Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2013-11-18T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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