Diferenças entre o desenvolvimento da morfologia derivacional e flexional no português brasileiro no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Guimarães,Silvia Brilhante, Conti,Carolina, Linhares,Tiago, Rezende,Leonice Bárbara, Amorin,Silvia, Coelho,Lívia, Badaró,Auxiliatrice, Gumier,Andressa Bianchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400013
Resumo: Vários estudos têm demonstrado que a consciência morfológica está associada à aquisição da leitura e a escrita. Porém, há diferentes tipos de morfemas. O presente estudo explora diferenças no desenvolvimento da consciência morfológica derivacional e flexional no português do Brasil. A amostra do estudo foi constituída por 134 crianças de primeiro ao quarto ano do Ensino fundamental. As crianças realizaram tarefas que acessavam seu conhecimento da morfologia derivacional e flexional. Os resultados mostraram que para todos os anos as tarefas de morfologia flexional foram mais fáceis do que as de derivação. Houve uma melhora no desempenho do segundo para o terceiro ano, mas não do terceiro para o quarto ano. De um modo geral, os resultados corroboram os já encontrados no inglês e no francês.
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