Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da |
Data de Publicação: |
2013 |
Outros Autores: |
Guimarães,Silvia Brilhante,
Conti,Carolina,
Linhares,Tiago,
Rezende,Leonice Bárbara,
Amorin,Silvia,
Coelho,Lívia,
Badaró,Auxiliatrice,
Gumier,Andressa Bianchi |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400013
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Resumo: |
Vários estudos têm demonstrado que a consciência morfológica está associada à aquisição da leitura e a escrita. Porém, há diferentes tipos de morfemas. O presente estudo explora diferenças no desenvolvimento da consciência morfológica derivacional e flexional no português do Brasil. A amostra do estudo foi constituída por 134 crianças de primeiro ao quarto ano do Ensino fundamental. As crianças realizaram tarefas que acessavam seu conhecimento da morfologia derivacional e flexional. Os resultados mostraram que para todos os anos as tarefas de morfologia flexional foram mais fáceis do que as de derivação. Houve uma melhora no desempenho do segundo para o terceiro ano, mas não do terceiro para o quarto ano. De um modo geral, os resultados corroboram os já encontrados no inglês e no francês. |