O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CAPACITAÇÃO EM TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Andréia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Medeiros, Liziany Müller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58310
Resumo: O trabalho foi desenvolvido na rede básica de ensino dos municípios de Alegria/RS, Independência/RS e Inhacorá/RS com o objetivo de capacitar professores em Tecnologias de Informação e Comunicação, mediadas pelas atividades lúdicas. A pesquisa adotada foi a qualitativa, seguindo a dinâmica dos três momentos pedagógicos: problematização, organização e aplicação do conhecimento. Quanto ao objetivo, é uma pesquisa exploratória. A capacitação em Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC é parte complementar do programa de extensão PROIPE – Programa de Inovação Pedagógica, vinculado ao Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM. Conclui-se que o uso dos mediadores pedagógicos atividades lúdicas favoreceram a capacitação em TIC. Os professores apresentaram no seminário final o produto das capacitações. As atividades lúdicas possibilitaram a aproximação entre os envolvidos no processo de formação, reduziram o medo do novo e do tecnológico, criando, nas capacitações em TIC, um vinculo de confiança e de segurança no fazer prático.
id UFRGS-7_a77274162a9b469ac5605cb7e105c2a4
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/58310
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CAPACITAÇÃO EM TICAtividades LúdicasFormação continuada de professoresTecnologias de Informação e Comunicação.O uso do lúdico na formação de professoresO trabalho foi desenvolvido na rede básica de ensino dos municípios de Alegria/RS, Independência/RS e Inhacorá/RS com o objetivo de capacitar professores em Tecnologias de Informação e Comunicação, mediadas pelas atividades lúdicas. A pesquisa adotada foi a qualitativa, seguindo a dinâmica dos três momentos pedagógicos: problematização, organização e aplicação do conhecimento. Quanto ao objetivo, é uma pesquisa exploratória. A capacitação em Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC é parte complementar do programa de extensão PROIPE – Programa de Inovação Pedagógica, vinculado ao Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM. Conclui-se que o uso dos mediadores pedagógicos atividades lúdicas favoreceram a capacitação em TIC. Os professores apresentaram no seminário final o produto das capacitações. As atividades lúdicas possibilitaram a aproximação entre os envolvidos no processo de formação, reduziram o medo do novo e do tecnológico, criando, nas capacitações em TIC, um vinculo de confiança e de segurança no fazer prático.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativa, três momentos freirianosapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5831010.22456/1982-1654.58310Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58310/41095Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, AndréiaMedeiros, Liziany Müller2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/58310Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CAPACITAÇÃO EM TIC
title O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CAPACITAÇÃO EM TIC
spellingShingle O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CAPACITAÇÃO EM TIC
Lima, Andréia
Atividades Lúdicas
Formação continuada de professores
Tecnologias de Informação e Comunicação.
O uso do lúdico na formação de professores
title_short O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CAPACITAÇÃO EM TIC
title_full O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CAPACITAÇÃO EM TIC
title_fullStr O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CAPACITAÇÃO EM TIC
title_full_unstemmed O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CAPACITAÇÃO EM TIC
title_sort O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CAPACITAÇÃO EM TIC
author Lima, Andréia
author_facet Lima, Andréia
Medeiros, Liziany Müller
author_role author
author2 Medeiros, Liziany Müller
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Andréia
Medeiros, Liziany Müller
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades Lúdicas
Formação continuada de professores
Tecnologias de Informação e Comunicação.
O uso do lúdico na formação de professores
topic Atividades Lúdicas
Formação continuada de professores
Tecnologias de Informação e Comunicação.
O uso do lúdico na formação de professores
description O trabalho foi desenvolvido na rede básica de ensino dos municípios de Alegria/RS, Independência/RS e Inhacorá/RS com o objetivo de capacitar professores em Tecnologias de Informação e Comunicação, mediadas pelas atividades lúdicas. A pesquisa adotada foi a qualitativa, seguindo a dinâmica dos três momentos pedagógicos: problematização, organização e aplicação do conhecimento. Quanto ao objetivo, é uma pesquisa exploratória. A capacitação em Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC é parte complementar do programa de extensão PROIPE – Programa de Inovação Pedagógica, vinculado ao Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM. Conclui-se que o uso dos mediadores pedagógicos atividades lúdicas favoreceram a capacitação em TIC. Os professores apresentaram no seminário final o produto das capacitações. As atividades lúdicas possibilitaram a aproximação entre os envolvidos no processo de formação, reduziram o medo do novo e do tecnológico, criando, nas capacitações em TIC, um vinculo de confiança e de segurança no fazer prático.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa, três momentos freirianos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58310
10.22456/1982-1654.58310
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58310
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.58310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58310/41095
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183170277376