Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostini, Olivia Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Caroline de Fátima Abreu da, Gonçalves, Graciela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41622
Resumo: Contextualização: Uma ação de projeto de extensão universitária, com temática sobre o cuidado, foi tratada nesta análise de prática. Processo de intervenção/Acompanhamento: A proposta teve a participação de crianças e suas famílias, que foram convidadas a enviar materiais sobre o que faziam e/ou sentiam durante a pandemia do novo coronavírus. Análise crítica da prática: Procuramos relacionar o engajamento nas ocupações, expressão de sentimentos e protagonismo das crianças, com apoio das famílias, a partir do que estes participantes fizeram durante a pandemia e compartilharam com o projeto. Os materiais obtidos permitiram trocas e puderam contribuir com as discussões da prática da terapia ocupacional na infância, protagonismo de crianças e acessibilidade. Houve ganhos para equipe de extensão e limitações como divulgação e alcance da ação. Síntese das considerações: a terapia ocupacional pode contribuir com o protagonismo das crianças e identificação e/ou envolvimento das crianças nas ocupações durante a pandemia.Palavras-chave: Criança. Terapia Ocupacional. Pandemia Abstract Contextualization: A university extension project action, with a theme on care, was addressed in this analysis of practice. Intervention / Follow-up process: the proposal was attended by children and their families who were invited to send materials about what they were doing and / or feeling during the pandemic of the new coronavirus. Critical analysis of the practice: we tried to relate engagement in occupations, expression of feelings and the protagonism of children with support from families, based on what these participants did during the pandemic and shared with the project. The materials obtained allowed exchanges and were able to contribute to discussions of the practice of occupational therapy in childhood, the role of children and accessibility. There were gains for the extension team and limitations such as disclosure and scope of the action. Summary of considerations: Occupational Therapy can contribute to the role of children and the identification and / or involvement of children in occupations during a pandemic.Keywords: Child. Occupational Therapy. Pandemic. ResumenContextualización: En este análisis de la práctica se abordó una acción de proyecto de extensión universitaria, con temática asistencial. Intervención / Proceso de seguimiento: A la propuesta asistieron niños y sus familias que fueron invitados a enviar materiales sobre lo que estaban haciendo y / o sintiendo durante la pandemia del nuevo coronavirus. Análisis crítico de la práctica: Intentamos relacionar el involucramiento en las ocupaciones, la expresión de sentimientos y el protagonismo de los niños con el apoyo de las familias, a partir de lo que estos participantes hicieron durante la pandemia y lo compartieron con el proyecto. Los materiales obtenidos permitieron intercambios y pudieron contribuir a las discusiones sobre la práctica de la terapia ocupacional en la infancia, el papel de los niños y la accesibilidad. Hubo ganancias para el equipo de extensión y limitaciones como la divulgación y el alcance de la acción. Resumen de consideraciones: La terapia ocupacional puede contribuir al papel de los niños y la identificación y / o participación de los niños en ocupaciones durante una pandemia.Palabras clave: Niño. Terapia Ocupacional. Pandemia 
id UFRJ-14_58d5c9240572d3d1a7e041f329de25d0
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/41622
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some childrenFisioterapia e Terapia Ocupacionalcriança, terapia ocupacional, pandemiacriança, terapia ocupacional, pandemiaContextualização: Uma ação de projeto de extensão universitária, com temática sobre o cuidado, foi tratada nesta análise de prática. Processo de intervenção/Acompanhamento: A proposta teve a participação de crianças e suas famílias, que foram convidadas a enviar materiais sobre o que faziam e/ou sentiam durante a pandemia do novo coronavírus. Análise crítica da prática: Procuramos relacionar o engajamento nas ocupações, expressão de sentimentos e protagonismo das crianças, com apoio das famílias, a partir do que estes participantes fizeram durante a pandemia e compartilharam com o projeto. Os materiais obtidos permitiram trocas e puderam contribuir com as discussões da prática da terapia ocupacional na infância, protagonismo de crianças e acessibilidade. Houve ganhos para equipe de extensão e limitações como divulgação e alcance da ação. Síntese das considerações: a terapia ocupacional pode contribuir com o protagonismo das crianças e identificação e/ou envolvimento das crianças nas ocupações durante a pandemia.Palavras-chave: Criança. Terapia Ocupacional. Pandemia Abstract Contextualization: A university extension project action, with a theme on care, was addressed in this analysis of practice. Intervention / Follow-up process: the proposal was attended by children and their families who were invited to send materials about what they were doing and / or feeling during the pandemic of the new coronavirus. Critical analysis of the practice: we tried to relate engagement in occupations, expression of feelings and the protagonism of children with support from families, based on what these participants did during the pandemic and shared with the project. The materials obtained allowed exchanges and were able to contribute to discussions of the practice of occupational therapy in childhood, the role of children and accessibility. There were gains for the extension team and limitations such as disclosure and scope of the action. Summary of considerations: Occupational Therapy can contribute to the role of children and the identification and / or involvement of children in occupations during a pandemic.Keywords: Child. Occupational Therapy. Pandemic. ResumenContextualización: En este análisis de la práctica se abordó una acción de proyecto de extensión universitaria, con temática asistencial. Intervención / Proceso de seguimiento: A la propuesta asistieron niños y sus familias que fueron invitados a enviar materiales sobre lo que estaban haciendo y / o sintiendo durante la pandemia del nuevo coronavirus. Análisis crítico de la práctica: Intentamos relacionar el involucramiento en las ocupaciones, la expresión de sentimientos y el protagonismo de los niños con el apoyo de las familias, a partir de lo que estos participantes hicieron durante la pandemia y lo compartieron con el proyecto. Los materiales obtenidos permitieron intercambios y pudieron contribuir a las discusiones sobre la práctica de la terapia ocupacional en la infancia, el papel de los niños y la accesibilidad. Hubo ganancias para el equipo de extensión y limitaciones como la divulgación y el alcance de la acción. Resumen de consideraciones: La terapia ocupacional puede contribuir al papel de los niños y la identificación y / o participación de los niños en ocupaciones durante una pandemia.Palabras clave: Niño. Terapia Ocupacional. Pandemia Universidade Federal do Rio de JaneiroAgostini, Olivia SouzaSilva, Caroline de Fátima Abreu daGonçalves, Graciela2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4162210.47222/2526-3544.rbto41622Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 4 (2021): Dossiê Temático - Infâncias; 625-6312526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41622/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41622/14467https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41622/14468/*ref*/Agostini, O. S. & Moreira, M. C. N. (2019). Quando fazer pesquisa com crianças significa negociar com adultos: bastidores de uma pesquisa com crianças de seis anos em escolas. Ciência & Saúde Coletiva, 24(10), 3753-3762. https://doi.org/10.1590/1413-812320182410.23872017 American Occupational Therapy Association - AOTA. (2020). Occupational therapy practice framework: Domain and process (4th ed.). American Journal of Occupational Therapy, 74(Suppl. 2), 7412410010. https://doi.org/10.5014/ajot.2020.74S2001 Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (2020a). Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Crianças na Pandemia COVID-19. Brasil. https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianças_pandemia.pdf Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (2020b). Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Recomendação para o Cuidado de Crianças em Situação de Isolamento Hospitalar. Brasil. https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/cartilha_criancas_06_04.pdf Kramer, S. (2002). Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, (116), 41-59. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742002000200003 Moreira, M. C. N. & Macedo, A. D. D. (2009). O protagonismo da criança no cenário hospitalar: um ensaio sobre estratégias de sociabilidade. Ciência & Saúde Coletiva, 14(2), 645-652. https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000200033 Pastore, M. D. N. (2020). Brincar-brinquedo, criar-fazendo: entrelaçando pluriversos de infâncias e crianças desde o sul de Moçambique. [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos] https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12307 Pastore, M. D. N. (2021). Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos? Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29, e2797. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN2116 Silva, M. R., Silva, P. C., Rabelo, H. D. & Vinhas, B. C.V. (2020). A Terapia Ocupacional pediátrica brasileira diante da pandemia da COVID-19: reformulando a prática profissional. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(3), 422-437. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34171 World Health Organization - WHO (2020). WHO announces COVID-19 outbreak a pandemic. https://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/news/news/2020/3/who-announces-covid-19-outbreak-a-pandemicDireitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-08T15:31:43Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/41622Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-11-08T15:31:43Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children
title Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children
spellingShingle Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children
Agostini, Olivia Souza
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
criança, terapia ocupacional, pandemia
criança, terapia ocupacional, pandemia
title_short Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children
title_full Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children
title_fullStr Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children
title_full_unstemmed Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children
title_sort Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children
author Agostini, Olivia Souza
author_facet Agostini, Olivia Souza
Silva, Caroline de Fátima Abreu da
Gonçalves, Graciela
author_role author
author2 Silva, Caroline de Fátima Abreu da
Gonçalves, Graciela
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostini, Olivia Souza
Silva, Caroline de Fátima Abreu da
Gonçalves, Graciela
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia e Terapia Ocupacional
criança, terapia ocupacional, pandemia
criança, terapia ocupacional, pandemia
topic Fisioterapia e Terapia Ocupacional
criança, terapia ocupacional, pandemia
criança, terapia ocupacional, pandemia
description Contextualização: Uma ação de projeto de extensão universitária, com temática sobre o cuidado, foi tratada nesta análise de prática. Processo de intervenção/Acompanhamento: A proposta teve a participação de crianças e suas famílias, que foram convidadas a enviar materiais sobre o que faziam e/ou sentiam durante a pandemia do novo coronavírus. Análise crítica da prática: Procuramos relacionar o engajamento nas ocupações, expressão de sentimentos e protagonismo das crianças, com apoio das famílias, a partir do que estes participantes fizeram durante a pandemia e compartilharam com o projeto. Os materiais obtidos permitiram trocas e puderam contribuir com as discussões da prática da terapia ocupacional na infância, protagonismo de crianças e acessibilidade. Houve ganhos para equipe de extensão e limitações como divulgação e alcance da ação. Síntese das considerações: a terapia ocupacional pode contribuir com o protagonismo das crianças e identificação e/ou envolvimento das crianças nas ocupações durante a pandemia.Palavras-chave: Criança. Terapia Ocupacional. Pandemia Abstract Contextualization: A university extension project action, with a theme on care, was addressed in this analysis of practice. Intervention / Follow-up process: the proposal was attended by children and their families who were invited to send materials about what they were doing and / or feeling during the pandemic of the new coronavirus. Critical analysis of the practice: we tried to relate engagement in occupations, expression of feelings and the protagonism of children with support from families, based on what these participants did during the pandemic and shared with the project. The materials obtained allowed exchanges and were able to contribute to discussions of the practice of occupational therapy in childhood, the role of children and accessibility. There were gains for the extension team and limitations such as disclosure and scope of the action. Summary of considerations: Occupational Therapy can contribute to the role of children and the identification and / or involvement of children in occupations during a pandemic.Keywords: Child. Occupational Therapy. Pandemic. ResumenContextualización: En este análisis de la práctica se abordó una acción de proyecto de extensión universitaria, con temática asistencial. Intervención / Proceso de seguimiento: A la propuesta asistieron niños y sus familias que fueron invitados a enviar materiales sobre lo que estaban haciendo y / o sintiendo durante la pandemia del nuevo coronavirus. Análisis crítico de la práctica: Intentamos relacionar el involucramiento en las ocupaciones, la expresión de sentimientos y el protagonismo de los niños con el apoyo de las familias, a partir de lo que estos participantes hicieron durante la pandemia y lo compartieron con el proyecto. Los materiales obtenidos permitieron intercambios y pudieron contribuir a las discusiones sobre la práctica de la terapia ocupacional en la infancia, el papel de los niños y la accesibilidad. Hubo ganancias para el equipo de extensión y limitaciones como la divulgación y el alcance de la acción. Resumen de consideraciones: La terapia ocupacional puede contribuir al papel de los niños y la identificación y / o participación de los niños en ocupaciones durante una pandemia.Palabras clave: Niño. Terapia Ocupacional. Pandemia 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41622
10.47222/2526-3544.rbto41622
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41622
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto41622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41622/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41622/14467
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41622/14468
/*ref*/Agostini, O. S. & Moreira, M. C. N. (2019). Quando fazer pesquisa com crianças significa negociar com adultos: bastidores de uma pesquisa com crianças de seis anos em escolas. Ciência & Saúde Coletiva, 24(10), 3753-3762. https://doi.org/10.1590/1413-812320182410.23872017 American Occupational Therapy Association - AOTA. (2020). Occupational therapy practice framework: Domain and process (4th ed.). American Journal of Occupational Therapy, 74(Suppl. 2), 7412410010. https://doi.org/10.5014/ajot.2020.74S2001 Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (2020a). Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Crianças na Pandemia COVID-19. Brasil. https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianças_pandemia.pdf Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (2020b). Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Recomendação para o Cuidado de Crianças em Situação de Isolamento Hospitalar. Brasil. https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/cartilha_criancas_06_04.pdf Kramer, S. (2002). Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, (116), 41-59. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742002000200003 Moreira, M. C. N. & Macedo, A. D. D. (2009). O protagonismo da criança no cenário hospitalar: um ensaio sobre estratégias de sociabilidade. Ciência & Saúde Coletiva, 14(2), 645-652. https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000200033 Pastore, M. D. N. (2020). Brincar-brinquedo, criar-fazendo: entrelaçando pluriversos de infâncias e crianças desde o sul de Moçambique. [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos] https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12307 Pastore, M. D. N. (2021). Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos? Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29, e2797. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN2116 Silva, M. R., Silva, P. C., Rabelo, H. D. & Vinhas, B. C.V. (2020). A Terapia Ocupacional pediátrica brasileira diante da pandemia da COVID-19: reformulando a prática profissional. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(3), 422-437. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34171 World Health Organization - WHO (2020). WHO announces COVID-19 outbreak a pandemic. https://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/news/news/2020/3/who-announces-covid-19-outbreak-a-pandemic
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 4 (2021): Dossiê Temático - Infâncias; 625-631
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321181070196736