Diferentes Metodologias de Dosagem de Misturas Solo-RAP para Uso em Pavimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Victor Garcia de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Mario Sergio de Souza, Maciel, Fernanda Costa da Silva, Moura, Luciana Negrão de, Costa, Weiner Gustavo Silva, São Mateus, Maria do Socorro Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anuário do Instituto de Geociências (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/36210
Resumo: O crescente aproveitamento de resíduos na Engenharia Rodoviária vem ganhando força em vários países, incluindo o Brasil, em função dos ganhos ambientais e econômicos associados a esta atividade. A presente pesquisa buscou avaliar misturas de solo e RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), para utilização como camada de pavimentos rodoviários, a partir de ensaios de Índice de Suporte Califórnia (ISC) e ensaios de Resistência à Compressão Não Confinada (RCNC). O estudo avaliou a influência de diferentes teores de RAP (30%, 50%, 70% e 90%) e de cimento (2%, 4%, 5%, 6%, 7%, 8%, 9% e 10%) na resistência das misturas. Os resultados de ISC demonstraram a viabilidade do uso da mistura solo-RAP sem cimento como sub-base de pavimento rodoviário e indicaram também a viabilidade do uso como base para baixos teores de cimento. Por fim, os ensaios de RCNC demonstraram que a utilização dos materiais dependerá do normativo considerado no projeto da mistura.
id UFRJ-21_474376f67ce4e6c0bb2d00a49fa0af60
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/36210
network_acronym_str UFRJ-21
network_name_str Anuário do Instituto de Geociências (Online)
repository_id_str
spelling Diferentes Metodologias de Dosagem de Misturas Solo-RAP para Uso em PavimentaçãoMaterial fresado; Agregado negro; Solo-cimentoO crescente aproveitamento de resíduos na Engenharia Rodoviária vem ganhando força em vários países, incluindo o Brasil, em função dos ganhos ambientais e econômicos associados a esta atividade. A presente pesquisa buscou avaliar misturas de solo e RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), para utilização como camada de pavimentos rodoviários, a partir de ensaios de Índice de Suporte Califórnia (ISC) e ensaios de Resistência à Compressão Não Confinada (RCNC). O estudo avaliou a influência de diferentes teores de RAP (30%, 50%, 70% e 90%) e de cimento (2%, 4%, 5%, 6%, 7%, 8%, 9% e 10%) na resistência das misturas. Os resultados de ISC demonstraram a viabilidade do uso da mistura solo-RAP sem cimento como sub-base de pavimento rodoviário e indicaram também a viabilidade do uso como base para baixos teores de cimento. Por fim, os ensaios de RCNC demonstraram que a utilização dos materiais dependerá do normativo considerado no projeto da mistura.Universidade Federal do Rio de JaneiroAlmeida, Victor Garcia deAlmeida, Mario Sergio de SouzaMaciel, Fernanda Costa da SilvaMoura, Luciana Negrão deCosta, Weiner Gustavo SilvaSão Mateus, Maria do Socorro Costa2021-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/3621010.11137/1982-3908_2021_44_36210Anuário do Instituto de Geociências; Vol 44 (2021)Anuário do Instituto de Geociências; Vol 44 (2021)1982-39080101-9759reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/36210/pdf/*ref*/ABNT. 2012. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 12253 – Solo-cimento – Dosagem para emprego como camada de pavimento. Rio de Janeiro: ABNT, 3p. ABNT. 2016a. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6459: Solo-Determinação do limite de liquidez. Rio de janeiro: ABNT, 5p. ABNT. 2016b. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7180: Solo - Determinação do limite de plasticidade. Rio de janeiro: ABNT, 2016b. 3p. ABNT. 2018. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7181:2016 Versão Corrigida 2:2018. - Solo - Análise granulométrica. Rio de Janeiro: ABNT, 12p. Adhikari, S.; Khattak, M.J. & Adhikari, B. 2018. Mechanical characteristics of Soil-RAP-Geopolymer mixtures for road base and subbase layers. International Journal of Pavement Engineering, 21(4): 483-496. Alhaji, M.M. & Alhassan, M. 2018. Effect of Reclaimed Asphalt Pavement Stabilization on the Microstructure and Strength of Black Cotton Soil. International Journal of Technology, 4: 727-736. DEINFRA-SC. 2016. Departamento de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina. Pavimentação: Reciclagem profunda de pavimentos. ES-P09/16. Santa Catarina, 21 p. DER-BA. 2001. Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Bahia. Base de Solo melhorado com cimento. ES-P-06/01. Bahia, 9 p. DER-PR. 2005. Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná. Pavimentação: solo-cimento e solo tratado com cimento. ES-P 11/05. Paraná, 19 p. DNER. 1994a. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 93: Solo – Determinação da Densidade Real. Rio de Janeiro, 4 p. DNER. 1994b. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 258: Solos Compactados com Equipamentos Miniatura – Mini-MCV. Rio de Janeiro, 14 p. DNER. 1994c. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 256: Solos Compactados com Equipamentos em Miniatura – Determinação da Perda de Massa por Imersão. Rio de Janeiro, 6 p. DNER. 1994d. 1994d. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 53: Misturas betuminosas – Porcentagem de betume. Rio de Janeiro, 5 p. DNER. 1994e. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 202: Solo–cimento – Moldagem e cura de corpos de prova cilíndricos, Rio de Janeiro, 7 p. DNER. 1994f. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 201: Solo–cimento – Compressão axial de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 4 p. DNER. 1996. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. CLA 259: Classificação de Solos Tropicais para Finalidades Rodoviárias Utilizando Corpos-de-prova Compactados em Equipamentos Miniatura. Rio de Janeiro, 6 p. DNER. 1998. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 81: Agregados - Determinação da absorção e da densidade de agregado graúdo. Rio de Janeiro, 6 p. DNIT. 2010a. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ES 143: Pavimentação – Base de solo-cimento. Rio de Janeiro, 10 p. DNIT. 2010b. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ES 142: Pavimentação – Base de solo melhorado com cimento. Rio de Janeiro, 9 p. DNIT. 2010c. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ES 141: Pavimentação – Base estabilizada granulometricamente. Rio de Janeiro, 9 p. DNIT. 2010d. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ES 139: Pavimentação – Sub-base estabilizada granulometricamente. Rio de Janeiro, 8 p. DNIT. 2013. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ME 164: Solo – Compactação Utilizando Amostras não Trabalhadas. Rio de Janeiro, 7 p. DNIT. 2016. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ME 172: Solo – Determinação do Índice de Suporte Califórnia Utilizando Amostras não Trabalhadas. Brasília, 17 p. EMBRAPA. 2018. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, Brasília, DF, 355 p. Fedrigo, W.; Núñez, W.P.; Ceratti, J.A.P.; Ely, V.; Souza, E.; Gonçalves, G.; Magalhães, A.; Machado Filho, P.; Melo, D.; Gonçalves, B. 2015. Efeito da energia de compactação e do teor de fresado no comportamento mecânico de misturas típicas da reciclagem de pavimentos com adição de cimento. Revista Estradas, 14: 22-27. Gaspar, M.S., Vasconcelos, K.L., Lopes, M.M., Bernucci, L.L.B. 2020. Evaluation of binder blending on warm mix asphalt recycling. Revista Transportes, 28(2): 87–99. Ghanizadeh, A.L. & Rahrovan, M. 2019. Modeling of unconfined compressive strength of soil-RAP blend stabilized with Portland cement using multivariate adaptive regression spline. Frontiers of Structural and Civil Engineering, 13: 787-799. Ghanizadeh, A.L.; Rahrovan, M. & Bafghi, K.B. 2018. The effect of cement and reclaimed asphalt pavement on the mechanical properties of stabilized base via full-depth reclamation. Construction and Building Materials, 161: 165-174. Nogami, J.S. & Villibor, D.F. 1995. Pavimentação de baixo custo com solos lateríticos. São Paulo, Villibor, 213p. Ochepo, J. 2014. Stabilization of laterite soil using reclaimed asphalt pavement and sugarcane bagasse ash for pavement construction. Journal of Engineering Research, 2(4): 1-13. Rodrigues, M.G.F.; Nacif, P.G.S; Costa, O.V. & Olszevski, N. 2009. Solos e suas Relações com as Paisagens Naturais no Município de Cruz das Almas – BA. Revista de Biologia e Ciência da Terra, 9(2): 193-205. Segundo, I.G.R.; Branco, V.T.F.C.; Vasconcelos, K.L. & Holanda, A.S. 2016. Misturas asfálticas recicladas a quente com incorporação de elevado percentual de fresado como alternativa para camada de módulo elevado. Revista Transportes, 24(4): 85-94. Suddeepong, A.; Intra, A.; Horpibulsuk, S.; Suksiripattanapong, C.; Arulrajah, A. & Shen, J.S. 2018. Durability against wetting-drying cycles for cement-stabilized reclaimed asphalt pavement blended with crushed rock. Soils and Foundations, 58(2): 333-343. Suebsuk, J.; Suksan, A. & Horpibulsuk, S. 2014. Strength assessment of cement treated soil-reclaimed asphalt pavement (RAP) mixture. International Journal of Geomate, 6(2): 878-884. Suebsuk, J.; Horpibulsuk, S.; Suksan, A.; Suksiripattanapong, C.; Phoo-ngernkham, T. & Arulrajah, A. 2019. Strength prediction of cement-stabilised reclaimed asphalt pavement and lateritic soil blends. International journal of pavement engineering, 20(3): 332-338. Unger Filho, W.; Klinsky, L.M.G.; Motta, R. & Bernucci, L.L.B. 2020. Cold Recycled Asphalt Mixture using 100% RAP with Emulsified Asphalt-Recycling Agent as a New Pavement Base Course. Advances in Materials Science and Engineering, 2020: 1-11.Copyright (c) 2021 Anuário do Instituto de Geociênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-17T20:24:58Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/36210Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/oaianuario@igeo.ufrj.br||1982-39080101-9759opendoar:2021-05-17T20:24:58Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes Metodologias de Dosagem de Misturas Solo-RAP para Uso em Pavimentação
title Diferentes Metodologias de Dosagem de Misturas Solo-RAP para Uso em Pavimentação
spellingShingle Diferentes Metodologias de Dosagem de Misturas Solo-RAP para Uso em Pavimentação
Almeida, Victor Garcia de
Material fresado; Agregado negro; Solo-cimento
title_short Diferentes Metodologias de Dosagem de Misturas Solo-RAP para Uso em Pavimentação
title_full Diferentes Metodologias de Dosagem de Misturas Solo-RAP para Uso em Pavimentação
title_fullStr Diferentes Metodologias de Dosagem de Misturas Solo-RAP para Uso em Pavimentação
title_full_unstemmed Diferentes Metodologias de Dosagem de Misturas Solo-RAP para Uso em Pavimentação
title_sort Diferentes Metodologias de Dosagem de Misturas Solo-RAP para Uso em Pavimentação
author Almeida, Victor Garcia de
author_facet Almeida, Victor Garcia de
Almeida, Mario Sergio de Souza
Maciel, Fernanda Costa da Silva
Moura, Luciana Negrão de
Costa, Weiner Gustavo Silva
São Mateus, Maria do Socorro Costa
author_role author
author2 Almeida, Mario Sergio de Souza
Maciel, Fernanda Costa da Silva
Moura, Luciana Negrão de
Costa, Weiner Gustavo Silva
São Mateus, Maria do Socorro Costa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Victor Garcia de
Almeida, Mario Sergio de Souza
Maciel, Fernanda Costa da Silva
Moura, Luciana Negrão de
Costa, Weiner Gustavo Silva
São Mateus, Maria do Socorro Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Material fresado; Agregado negro; Solo-cimento
topic Material fresado; Agregado negro; Solo-cimento
description O crescente aproveitamento de resíduos na Engenharia Rodoviária vem ganhando força em vários países, incluindo o Brasil, em função dos ganhos ambientais e econômicos associados a esta atividade. A presente pesquisa buscou avaliar misturas de solo e RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), para utilização como camada de pavimentos rodoviários, a partir de ensaios de Índice de Suporte Califórnia (ISC) e ensaios de Resistência à Compressão Não Confinada (RCNC). O estudo avaliou a influência de diferentes teores de RAP (30%, 50%, 70% e 90%) e de cimento (2%, 4%, 5%, 6%, 7%, 8%, 9% e 10%) na resistência das misturas. Os resultados de ISC demonstraram a viabilidade do uso da mistura solo-RAP sem cimento como sub-base de pavimento rodoviário e indicaram também a viabilidade do uso como base para baixos teores de cimento. Por fim, os ensaios de RCNC demonstraram que a utilização dos materiais dependerá do normativo considerado no projeto da mistura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-02
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/36210
10.11137/1982-3908_2021_44_36210
url https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/36210
identifier_str_mv 10.11137/1982-3908_2021_44_36210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/36210/pdf
/*ref*/ABNT. 2012. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 12253 – Solo-cimento – Dosagem para emprego como camada de pavimento. Rio de Janeiro: ABNT, 3p. ABNT. 2016a. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6459: Solo-Determinação do limite de liquidez. Rio de janeiro: ABNT, 5p. ABNT. 2016b. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7180: Solo - Determinação do limite de plasticidade. Rio de janeiro: ABNT, 2016b. 3p. ABNT. 2018. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7181:2016 Versão Corrigida 2:2018. - Solo - Análise granulométrica. Rio de Janeiro: ABNT, 12p. Adhikari, S.; Khattak, M.J. & Adhikari, B. 2018. Mechanical characteristics of Soil-RAP-Geopolymer mixtures for road base and subbase layers. International Journal of Pavement Engineering, 21(4): 483-496. Alhaji, M.M. & Alhassan, M. 2018. Effect of Reclaimed Asphalt Pavement Stabilization on the Microstructure and Strength of Black Cotton Soil. International Journal of Technology, 4: 727-736. DEINFRA-SC. 2016. Departamento de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina. Pavimentação: Reciclagem profunda de pavimentos. ES-P09/16. Santa Catarina, 21 p. DER-BA. 2001. Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Bahia. Base de Solo melhorado com cimento. ES-P-06/01. Bahia, 9 p. DER-PR. 2005. Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná. Pavimentação: solo-cimento e solo tratado com cimento. ES-P 11/05. Paraná, 19 p. DNER. 1994a. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 93: Solo – Determinação da Densidade Real. Rio de Janeiro, 4 p. DNER. 1994b. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 258: Solos Compactados com Equipamentos Miniatura – Mini-MCV. Rio de Janeiro, 14 p. DNER. 1994c. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 256: Solos Compactados com Equipamentos em Miniatura – Determinação da Perda de Massa por Imersão. Rio de Janeiro, 6 p. DNER. 1994d. 1994d. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 53: Misturas betuminosas – Porcentagem de betume. Rio de Janeiro, 5 p. DNER. 1994e. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 202: Solo–cimento – Moldagem e cura de corpos de prova cilíndricos, Rio de Janeiro, 7 p. DNER. 1994f. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 201: Solo–cimento – Compressão axial de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 4 p. DNER. 1996. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. CLA 259: Classificação de Solos Tropicais para Finalidades Rodoviárias Utilizando Corpos-de-prova Compactados em Equipamentos Miniatura. Rio de Janeiro, 6 p. DNER. 1998. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 81: Agregados - Determinação da absorção e da densidade de agregado graúdo. Rio de Janeiro, 6 p. DNIT. 2010a. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ES 143: Pavimentação – Base de solo-cimento. Rio de Janeiro, 10 p. DNIT. 2010b. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ES 142: Pavimentação – Base de solo melhorado com cimento. Rio de Janeiro, 9 p. DNIT. 2010c. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ES 141: Pavimentação – Base estabilizada granulometricamente. Rio de Janeiro, 9 p. DNIT. 2010d. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ES 139: Pavimentação – Sub-base estabilizada granulometricamente. Rio de Janeiro, 8 p. DNIT. 2013. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ME 164: Solo – Compactação Utilizando Amostras não Trabalhadas. Rio de Janeiro, 7 p. DNIT. 2016. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ME 172: Solo – Determinação do Índice de Suporte Califórnia Utilizando Amostras não Trabalhadas. Brasília, 17 p. EMBRAPA. 2018. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, Brasília, DF, 355 p. Fedrigo, W.; Núñez, W.P.; Ceratti, J.A.P.; Ely, V.; Souza, E.; Gonçalves, G.; Magalhães, A.; Machado Filho, P.; Melo, D.; Gonçalves, B. 2015. Efeito da energia de compactação e do teor de fresado no comportamento mecânico de misturas típicas da reciclagem de pavimentos com adição de cimento. Revista Estradas, 14: 22-27. Gaspar, M.S., Vasconcelos, K.L., Lopes, M.M., Bernucci, L.L.B. 2020. Evaluation of binder blending on warm mix asphalt recycling. Revista Transportes, 28(2): 87–99. Ghanizadeh, A.L. & Rahrovan, M. 2019. Modeling of unconfined compressive strength of soil-RAP blend stabilized with Portland cement using multivariate adaptive regression spline. Frontiers of Structural and Civil Engineering, 13: 787-799. Ghanizadeh, A.L.; Rahrovan, M. & Bafghi, K.B. 2018. The effect of cement and reclaimed asphalt pavement on the mechanical properties of stabilized base via full-depth reclamation. Construction and Building Materials, 161: 165-174. Nogami, J.S. & Villibor, D.F. 1995. Pavimentação de baixo custo com solos lateríticos. São Paulo, Villibor, 213p. Ochepo, J. 2014. Stabilization of laterite soil using reclaimed asphalt pavement and sugarcane bagasse ash for pavement construction. Journal of Engineering Research, 2(4): 1-13. Rodrigues, M.G.F.; Nacif, P.G.S; Costa, O.V. & Olszevski, N. 2009. Solos e suas Relações com as Paisagens Naturais no Município de Cruz das Almas – BA. Revista de Biologia e Ciência da Terra, 9(2): 193-205. Segundo, I.G.R.; Branco, V.T.F.C.; Vasconcelos, K.L. & Holanda, A.S. 2016. Misturas asfálticas recicladas a quente com incorporação de elevado percentual de fresado como alternativa para camada de módulo elevado. Revista Transportes, 24(4): 85-94. Suddeepong, A.; Intra, A.; Horpibulsuk, S.; Suksiripattanapong, C.; Arulrajah, A. & Shen, J.S. 2018. Durability against wetting-drying cycles for cement-stabilized reclaimed asphalt pavement blended with crushed rock. Soils and Foundations, 58(2): 333-343. Suebsuk, J.; Suksan, A. & Horpibulsuk, S. 2014. Strength assessment of cement treated soil-reclaimed asphalt pavement (RAP) mixture. International Journal of Geomate, 6(2): 878-884. Suebsuk, J.; Horpibulsuk, S.; Suksan, A.; Suksiripattanapong, C.; Phoo-ngernkham, T. & Arulrajah, A. 2019. Strength prediction of cement-stabilised reclaimed asphalt pavement and lateritic soil blends. International journal of pavement engineering, 20(3): 332-338. Unger Filho, W.; Klinsky, L.M.G.; Motta, R. & Bernucci, L.L.B. 2020. Cold Recycled Asphalt Mixture using 100% RAP with Emulsified Asphalt-Recycling Agent as a New Pavement Base Course. Advances in Materials Science and Engineering, 2020: 1-11.
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Anuário do Instituto de Geociências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Anuário do Instituto de Geociências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Anuário do Instituto de Geociências; Vol 44 (2021)
Anuário do Instituto de Geociências; Vol 44 (2021)
1982-3908
0101-9759
reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Anuário do Instituto de Geociências (Online)
collection Anuário do Instituto de Geociências (Online)
repository.name.fl_str_mv Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv anuario@igeo.ufrj.br||
_version_ 1797053539602661376