Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spagnol,Carla Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira,Karolinna Diniz, Castro,Verônica Pedersane Nunes de, Figueiredo,Letícia Gonçalves, Borges,Karine Karoline de Souza, Batista,Luciana Moreira
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500502
Resumo: Resumo Objetivo abordar, de forma crítica e reflexiva, desafios e perspectivas da prática profissional da enfermagem, da formação e da integração ensino-serviço no cenário da pandemia da Covid-19. Método as atividades práticas de uma disciplina, que aborda a gestão do Sistema Único de Saúde, foram suspensas durante a pandemia. Diante desse fato, constituiu-se um grupo para discutir a prática profissional, assegurando a integração ensino-serviço. A partir dos diálogos e dos textos produzidos elaborou-se essa reflexão, tendo como referencial teórico a Análise Institucional. Resultados alguns analisadores revelaram desafios como a influência e o difícil acesso às tecnologias digitais no ensino e no processo de trabalho, além do medo e da insegurança vivenciados pelas autoras. O grupo analisou suas implicações, compartilhando sentimentos e angústias, sem perder de vista as mudanças necessárias nos processos de trabalho. Conclusão e implicações para a prática a Análise Institucional contribuiu para realizar este estudo “à quente”, nesse contexto de pandemia, trazendo à tona questionamentos e contradições vivenciadas nos serviços de saúde e na universidade, fortalecendo a integração ensino-serviço. Mas, mediante o recorte de tempo, práticas e cenários este estudo traz limitações quanto aos impactos para o ensino e para a assistência prestada, possibilitando a realização de outras pesquisas.
id UFRJ-4_56e919301f147e7c618b218214542f03
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000500502
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviçoEnfermagemCurso de EnfermagemServiços de SaúdeCoronavírusServiços de Integração Docente-AssistencialResumo Objetivo abordar, de forma crítica e reflexiva, desafios e perspectivas da prática profissional da enfermagem, da formação e da integração ensino-serviço no cenário da pandemia da Covid-19. Método as atividades práticas de uma disciplina, que aborda a gestão do Sistema Único de Saúde, foram suspensas durante a pandemia. Diante desse fato, constituiu-se um grupo para discutir a prática profissional, assegurando a integração ensino-serviço. A partir dos diálogos e dos textos produzidos elaborou-se essa reflexão, tendo como referencial teórico a Análise Institucional. Resultados alguns analisadores revelaram desafios como a influência e o difícil acesso às tecnologias digitais no ensino e no processo de trabalho, além do medo e da insegurança vivenciados pelas autoras. O grupo analisou suas implicações, compartilhando sentimentos e angústias, sem perder de vista as mudanças necessárias nos processos de trabalho. Conclusão e implicações para a prática a Análise Institucional contribuiu para realizar este estudo “à quente”, nesse contexto de pandemia, trazendo à tona questionamentos e contradições vivenciadas nos serviços de saúde e na universidade, fortalecendo a integração ensino-serviço. Mas, mediante o recorte de tempo, práticas e cenários este estudo traz limitações quanto aos impactos para o ensino e para a assistência prestada, possibilitando a realização de outras pesquisas.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500502Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0498info:eu-repo/semantics/openAccessSpagnol,Carla AparecidaPereira,Karolinna DinizCastro,Verônica Pedersane Nunes deFigueiredo,Letícia GonçalvesBorges,Karine Karoline de SouzaBatista,Luciana Moreirapor2021-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000500502Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-04-22T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço
title Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço
spellingShingle Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço
Spagnol,Carla Aparecida
Enfermagem
Curso de Enfermagem
Serviços de Saúde
Coronavírus
Serviços de Integração Docente-Assistencial
title_short Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço
title_full Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço
title_fullStr Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço
title_full_unstemmed Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço
title_sort Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço
author Spagnol,Carla Aparecida
author_facet Spagnol,Carla Aparecida
Pereira,Karolinna Diniz
Castro,Verônica Pedersane Nunes de
Figueiredo,Letícia Gonçalves
Borges,Karine Karoline de Souza
Batista,Luciana Moreira
author_role author
author2 Pereira,Karolinna Diniz
Castro,Verônica Pedersane Nunes de
Figueiredo,Letícia Gonçalves
Borges,Karine Karoline de Souza
Batista,Luciana Moreira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spagnol,Carla Aparecida
Pereira,Karolinna Diniz
Castro,Verônica Pedersane Nunes de
Figueiredo,Letícia Gonçalves
Borges,Karine Karoline de Souza
Batista,Luciana Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Curso de Enfermagem
Serviços de Saúde
Coronavírus
Serviços de Integração Docente-Assistencial
topic Enfermagem
Curso de Enfermagem
Serviços de Saúde
Coronavírus
Serviços de Integração Docente-Assistencial
description Resumo Objetivo abordar, de forma crítica e reflexiva, desafios e perspectivas da prática profissional da enfermagem, da formação e da integração ensino-serviço no cenário da pandemia da Covid-19. Método as atividades práticas de uma disciplina, que aborda a gestão do Sistema Único de Saúde, foram suspensas durante a pandemia. Diante desse fato, constituiu-se um grupo para discutir a prática profissional, assegurando a integração ensino-serviço. A partir dos diálogos e dos textos produzidos elaborou-se essa reflexão, tendo como referencial teórico a Análise Institucional. Resultados alguns analisadores revelaram desafios como a influência e o difícil acesso às tecnologias digitais no ensino e no processo de trabalho, além do medo e da insegurança vivenciados pelas autoras. O grupo analisou suas implicações, compartilhando sentimentos e angústias, sem perder de vista as mudanças necessárias nos processos de trabalho. Conclusão e implicações para a prática a Análise Institucional contribuiu para realizar este estudo “à quente”, nesse contexto de pandemia, trazendo à tona questionamentos e contradições vivenciadas nos serviços de saúde e na universidade, fortalecendo a integração ensino-serviço. Mas, mediante o recorte de tempo, práticas e cenários este estudo traz limitações quanto aos impactos para o ensino e para a assistência prestada, possibilitando a realização de outras pesquisas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500502
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2020-0498
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125871652864