A (des)estabilização das redes sociais e o impacto na saúde do professor universitário: o caso português
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000300239 |
Resumo: | Resumo Este estudo se propõe analisar o impacto das redes sociais na saúde do professor do ensino superior em Portugal. A adesão ao Processo de Bolonha exigiu uma reestruturação do ensino superior e uma ressignificação do papel docente. A prática de avaliação individual e a estruturação da carreira em pirâmide estimularam a competitividade entre os professores, minando a cooperação e a dinâmica do reconhecimento e fragilizando as redes entre pares. Por meio de entrevistas semiestruturas, identificamos as percepções e as visões dos docentes como atores diretamente envolvidos em redes educacionais. A análise das falas aponta que eles têm buscado apoio e segurança emocionais na família, nos amigos fora do trabalho e em pares de outros departamentos, em experiências exitosas de cooperação em rede – fato que tem viabilizado a construção e a manutenção de laços sociais geradores de saúde, interação, solidariedade, bem-estar e qualidade de vida, além de redes sociais com caráter preventivo e de promoção de saúde. |
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A (des)estabilização das redes sociais e o impacto na saúde do professor universitário: o caso portuguêsredes sociaiscapital socialprofessorpsicodinâmica do reconhecimentopromoção de saúdeResumo Este estudo se propõe analisar o impacto das redes sociais na saúde do professor do ensino superior em Portugal. A adesão ao Processo de Bolonha exigiu uma reestruturação do ensino superior e uma ressignificação do papel docente. A prática de avaliação individual e a estruturação da carreira em pirâmide estimularam a competitividade entre os professores, minando a cooperação e a dinâmica do reconhecimento e fragilizando as redes entre pares. Por meio de entrevistas semiestruturas, identificamos as percepções e as visões dos docentes como atores diretamente envolvidos em redes educacionais. A análise das falas aponta que eles têm buscado apoio e segurança emocionais na família, nos amigos fora do trabalho e em pares de outros departamentos, em experiências exitosas de cooperação em rede – fato que tem viabilizado a construção e a manutenção de laços sociais geradores de saúde, interação, solidariedade, bem-estar e qualidade de vida, além de redes sociais com caráter preventivo e de promoção de saúde.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000300239Cadernos Saúde Coletiva v.23 n.3 2015reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462X201500030114info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio,Patricia PassosCaldas,José Manuel PeixotoCatrib,Ana Maria Fontenellepor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2015000300239Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2015-11-24T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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