NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA

Bibliographic Details
Main Author: Rapchan, Eliane Sebeika
Publication Date: 2016
Other Authors: Carniel, Fagner
Format: Article
Language: por
Source: Inter-legere
Download full: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815
Summary: Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno, condicionando inclusive as recentes iniciativas em se produzir uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica no Brasil, o texto procura oferecer uma provocação antropológica que aponta para a necessidade de abrir espaço para a emergência de outras formas de articular natureza e sociedade ou animal e humano na formação escolar. 
id UFRN-9_11260f511a8613f74664d68c559d2f4a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/10815
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRAAntropologia do Ensino e da Aprendizagem. Currículo. Educação Básica. Ensino de Biologia. Ensino de Sociologia.Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno, condicionando inclusive as recentes iniciativas em se produzir uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica no Brasil, o texto procura oferecer uma provocação antropológica que aponta para a necessidade de abrir espaço para a emergência de outras formas de articular natureza e sociedade ou animal e humano na formação escolar. UFRN2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/1081510.21680/1982-1662.2016v1n18ID10815Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 76-941982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815/7632Copyright (c) 2016 Eliane Sebeika Rapchan, Fagner Carnielinfo:eu-repo/semantics/openAccessRapchan, Eliane SebeikaCarniel, Fagner2021-11-30T20:58:26Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10815Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2021-11-30T20:58:26Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
title NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
spellingShingle NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
Rapchan, Eliane Sebeika
Antropologia do Ensino e da Aprendizagem. Currículo. Educação Básica. Ensino de Biologia. Ensino de Sociologia.
title_short NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
title_full NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
title_fullStr NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
title_full_unstemmed NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
title_sort NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
author Rapchan, Eliane Sebeika
author_facet Rapchan, Eliane Sebeika
Carniel, Fagner
author_role author
author2 Carniel, Fagner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rapchan, Eliane Sebeika
Carniel, Fagner
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia do Ensino e da Aprendizagem. Currículo. Educação Básica. Ensino de Biologia. Ensino de Sociologia.
topic Antropologia do Ensino e da Aprendizagem. Currículo. Educação Básica. Ensino de Biologia. Ensino de Sociologia.
description Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno, condicionando inclusive as recentes iniciativas em se produzir uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica no Brasil, o texto procura oferecer uma provocação antropológica que aponta para a necessidade de abrir espaço para a emergência de outras formas de articular natureza e sociedade ou animal e humano na formação escolar. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815
10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10815
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815
identifier_str_mv 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815/7632
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Eliane Sebeika Rapchan, Fagner Carniel
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Eliane Sebeika Rapchan, Fagner Carniel
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 76-94
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043139277062144