NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Inter-legere |
Download full: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815 |
Summary: | Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno, condicionando inclusive as recentes iniciativas em se produzir uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica no Brasil, o texto procura oferecer uma provocação antropológica que aponta para a necessidade de abrir espaço para a emergência de outras formas de articular natureza e sociedade ou animal e humano na formação escolar. |
id |
UFRN-9_11260f511a8613f74664d68c559d2f4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/10815 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRAAntropologia do Ensino e da Aprendizagem. Currículo. Educação Básica. Ensino de Biologia. Ensino de Sociologia.Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno, condicionando inclusive as recentes iniciativas em se produzir uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica no Brasil, o texto procura oferecer uma provocação antropológica que aponta para a necessidade de abrir espaço para a emergência de outras formas de articular natureza e sociedade ou animal e humano na formação escolar. UFRN2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/1081510.21680/1982-1662.2016v1n18ID10815Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 76-941982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815/7632Copyright (c) 2016 Eliane Sebeika Rapchan, Fagner Carnielinfo:eu-repo/semantics/openAccessRapchan, Eliane SebeikaCarniel, Fagner2021-11-30T20:58:26Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10815Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2021-11-30T20:58:26Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA |
title |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA |
spellingShingle |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA Rapchan, Eliane Sebeika Antropologia do Ensino e da Aprendizagem. Currículo. Educação Básica. Ensino de Biologia. Ensino de Sociologia. |
title_short |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA |
title_full |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA |
title_fullStr |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA |
title_sort |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA |
author |
Rapchan, Eliane Sebeika |
author_facet |
Rapchan, Eliane Sebeika Carniel, Fagner |
author_role |
author |
author2 |
Carniel, Fagner |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rapchan, Eliane Sebeika Carniel, Fagner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia do Ensino e da Aprendizagem. Currículo. Educação Básica. Ensino de Biologia. Ensino de Sociologia. |
topic |
Antropologia do Ensino e da Aprendizagem. Currículo. Educação Básica. Ensino de Biologia. Ensino de Sociologia. |
description |
Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno, condicionando inclusive as recentes iniciativas em se produzir uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica no Brasil, o texto procura oferecer uma provocação antropológica que aponta para a necessidade de abrir espaço para a emergência de outras formas de articular natureza e sociedade ou animal e humano na formação escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10815 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815 |
identifier_str_mv |
10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815/7632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Eliane Sebeika Rapchan, Fagner Carniel info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Eliane Sebeika Rapchan, Fagner Carniel |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 76-94 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043139277062144 |