Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Cristina de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14162
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFRN_08b879ed68e9887add634a6a89c26829
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14162
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Ana Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/1969284714407015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4Lemos, Elaine Melo de Brito Costahttp://lattes.cnpq.br/6585812032940319Nóbrega, Terezinha Petrucia dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7Porpino, Karenine de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5255588024266396Melo, José Pereira de2014-12-17T14:35:56Z2014-12-092014-12-17T14:35:56Z2005-11-04ARAÚJO, Ana Cristina de. Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física. 2005. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14162Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTendo como objeto de estudo a Educação Física Escolar, este trabalho objetivou discutir a relação corpo e aprendizagem a partir de uma experiência pedagógica realizada em uma escola pública. No tocante aos procedimentos metodológicos, nosso estudo caracterizou-se como uma pesquisa do tipo etnográfico, na qual utilizamos como técnicas de pesquisa a observação participante e a entrevista. O trabalho está estruturado em quatro capítulos. No primeiro capítulo, intitulado Métodos de Ensino e Educação Física: reflexões sobre o corpo , procuramos analisar e discutir a concepção de corpo presente nas abordagens críticas para o ensino da Educação Física. No segundo capítulo, intitulado Corpo e Aprendizagem na Educação Física Escolar procuramos situar como o corpo vem sendo tratado no processo educacional discutindo as concepções de corpo presentes na Educação e na Educação Física, a partir das reflexões de Dias (2002), Nóbrega (2000), Soares (2001), entre outros; como também, procuramos situar a aprendizagem enquanto um processo corporal e em constante reconstrução, evidenciando as concepções defendidas por autores como Hugo Assmann (1996 e 1998), Maturana e Varela (2001), entre outros. No terceiro capítulo, intitulado O Corpo em movimento... , apresentamos a experiência pedagógica realizada na escola e discutimos a aprendizagem e desenvolvimento de valores ético-morais, como o ritmo pode ser trabalhado nas aulas de Educação Física e, evidenciamos importância da descoberta das possibilidades corporais e o conhecimento do próprio corpo, através da experiência corporal. O quarto capítulo foi destinado às considerações finais, concluímos que a aprendizagem enquanto um processo corporal e resultante das interações construídas historicamente entre o sujeito e o mundo, possibilitou aos alunos aprenderem bem mais que gestos motores mas, sobretudo, a trabalhar em grupo, a dialogar, a respeitar as diferenças, a conviver com o outro. No tocante ao atletismo, além de gestos técnicos, seu histórico, regras, e provas, os alunos aprenderam que é possível vivenciar um esporte sem que as regras do sobrepujar e das comparações sejam a tônica principalapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoEducaçãoEducação FísicaCorpoAprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCorrer, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaCA.pdfapplication/pdf1209597https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14162/1/AnaCA.pdfd9b9b55931bef8c0b89d9e181c7123efMD51TEXTAnaCA.pdf.txtAnaCA.pdf.txtExtracted texttext/plain221333https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14162/6/AnaCA.pdf.txt9ec46c1da48f360894d16d5e4bdecebbMD56THUMBNAILAnaCA.pdf.jpgAnaCA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1893https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14162/7/AnaCA.pdf.jpgf283fca74a7da7b6b1bf85b020a8ee98MD57123456789/141622017-11-01 09:16:09.083oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14162Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T12:16:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física
title Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física
spellingShingle Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física
Araújo, Ana Cristina de
Educação
Educação Física
Corpo
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física
title_full Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física
title_fullStr Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física
title_sort Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física
author Araújo, Ana Cristina de
author_facet Araújo, Ana Cristina de
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1969284714407015
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Lemos, Elaine Melo de Brito Costa
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6585812032940319
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrucia da
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5255588024266396
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ana Cristina de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, José Pereira de
contributor_str_mv Melo, José Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Física
Corpo
Aprendizagem
topic Educação
Educação Física
Corpo
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:35:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-09
2014-12-17T14:35:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Ana Cristina de. Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física. 2005. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14162
identifier_str_mv ARAÚJO, Ana Cristina de. Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física. 2005. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14162/1/AnaCA.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14162/6/AnaCA.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14162/7/AnaCA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d9b9b55931bef8c0b89d9e181c7123ef
9ec46c1da48f360894d16d5e4bdecebb
f283fca74a7da7b6b1bf85b020a8ee98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776957660725248