Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14162 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFRN_08b879ed68e9887add634a6a89c26829 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14162 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Ana Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/1969284714407015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4Lemos, Elaine Melo de Brito Costahttp://lattes.cnpq.br/6585812032940319Nóbrega, Terezinha Petrucia dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7Porpino, Karenine de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5255588024266396Melo, José Pereira de2014-12-17T14:35:56Z2014-12-092014-12-17T14:35:56Z2005-11-04ARAÚJO, Ana Cristina de. Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física. 2005. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14162Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTendo como objeto de estudo a Educação Física Escolar, este trabalho objetivou discutir a relação corpo e aprendizagem a partir de uma experiência pedagógica realizada em uma escola pública. No tocante aos procedimentos metodológicos, nosso estudo caracterizou-se como uma pesquisa do tipo etnográfico, na qual utilizamos como técnicas de pesquisa a observação participante e a entrevista. O trabalho está estruturado em quatro capítulos. No primeiro capítulo, intitulado Métodos de Ensino e Educação Física: reflexões sobre o corpo , procuramos analisar e discutir a concepção de corpo presente nas abordagens críticas para o ensino da Educação Física. No segundo capítulo, intitulado Corpo e Aprendizagem na Educação Física Escolar procuramos situar como o corpo vem sendo tratado no processo educacional discutindo as concepções de corpo presentes na Educação e na Educação Física, a partir das reflexões de Dias (2002), Nóbrega (2000), Soares (2001), entre outros; como também, procuramos situar a aprendizagem enquanto um processo corporal e em constante reconstrução, evidenciando as concepções defendidas por autores como Hugo Assmann (1996 e 1998), Maturana e Varela (2001), entre outros. No terceiro capítulo, intitulado O Corpo em movimento... , apresentamos a experiência pedagógica realizada na escola e discutimos a aprendizagem e desenvolvimento de valores ético-morais, como o ritmo pode ser trabalhado nas aulas de Educação Física e, evidenciamos importância da descoberta das possibilidades corporais e o conhecimento do próprio corpo, através da experiência corporal. O quarto capítulo foi destinado às considerações finais, concluímos que a aprendizagem enquanto um processo corporal e resultante das interações construídas historicamente entre o sujeito e o mundo, possibilitou aos alunos aprenderem bem mais que gestos motores mas, sobretudo, a trabalhar em grupo, a dialogar, a respeitar as diferenças, a conviver com o outro. No tocante ao atletismo, além de gestos técnicos, seu histórico, regras, e provas, os alunos aprenderam que é possível vivenciar um esporte sem que as regras do sobrepujar e das comparações sejam a tônica principalapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoEducaçãoEducação FísicaCorpoAprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCorrer, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaCA.pdfapplication/pdf1209597https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14162/1/AnaCA.pdfd9b9b55931bef8c0b89d9e181c7123efMD51TEXTAnaCA.pdf.txtAnaCA.pdf.txtExtracted texttext/plain221333https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14162/6/AnaCA.pdf.txt9ec46c1da48f360894d16d5e4bdecebbMD56THUMBNAILAnaCA.pdf.jpgAnaCA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1893https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14162/7/AnaCA.pdf.jpgf283fca74a7da7b6b1bf85b020a8ee98MD57123456789/141622017-11-01 09:16:09.083oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14162Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T12:16:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física |
title |
Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física |
spellingShingle |
Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física Araújo, Ana Cristina de Educação Educação Física Corpo Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física |
title_full |
Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física |
title_fullStr |
Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física |
title_sort |
Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física |
author |
Araújo, Ana Cristina de |
author_facet |
Araújo, Ana Cristina de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1969284714407015 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Lemos, Elaine Melo de Brito Costa |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6585812032940319 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Nóbrega, Terezinha Petrucia da |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Porpino, Karenine de Oliveira |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5255588024266396 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ana Cristina de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, José Pereira de |
contributor_str_mv |
Melo, José Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Física Corpo Aprendizagem |
topic |
Educação Educação Física Corpo Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-11-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:35:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-09 2014-12-17T14:35:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Ana Cristina de. Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física. 2005. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14162 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Ana Cristina de. Correr, saltar, lançar, dialogar :uma reflexão sobre corpo e aprendizagem nas aulas de educação física. 2005. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14162/1/AnaCA.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14162/6/AnaCA.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14162/7/AnaCA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9b9b55931bef8c0b89d9e181c7123ef 9ec46c1da48f360894d16d5e4bdecebb f283fca74a7da7b6b1bf85b020a8ee98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797776957660725248 |