Análise do Endomarketing em agências de viagem: motivação, comunicação e valorização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabrielly Romualdo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37442
Resumo: O estudo tem como objetivo geral analisar a aplicação do Endomarketing nas agências de viagens de Natal/RN, Brasil. Para fins metodológicos a pesquisa se caracteriza como exploratória – descritiva, com abordagem qualitativa e a análise dos dados realizou-se através da análise de conteúdo. A análise dos dados revelou as práticas de Endomarketing apresentadas nas empresas, bem como a variedade de interpretações sobre o tema. Com os resultados pode-se avaliar que a comunicação interna é desenvolvida a partir da clareza presente nas informações e as tecnologias são auxiliares no processo de troca desses elementos, além de existir a valorização das sugestões obtidas através da colaboração dos funcionários, tendo em vista que estes estão atuando diretamente com os clientes externos. No quesito investimento, os treinamentos para os funcionários são constantes e o perfil sócio demográfico dos colaboradores encontrados nas agências aponta que a maioria do público é constituída pelo sexo feminino, com idade entre 21 e 50 anos, solteiro e/ou casado e com o nível de escolaridade entre médio e superior. Pode-se concluir através do estudo que um ambiente de trabalho voltado para os funcionários e as práticas de Endomarketing aderidas promove a valorização desses clientes internos. Os níveis de Turnover demonstram que essas práticas influenciam nas taxas de rotatividade presente nas empresas. No entanto, a ausência de um conhecimento mais específico sobre o Endomarketing por parte dos entrevistados fica evidente. Foi sugerida a elaboração de novas pesquisas que desenvolvam relações entre todas as práticas existentes nas empresas do setor turístico, comparando a compreensão dos gestores sobre a importância de sua aplicabilidade.
id UFRN_2e0e1e62fe5fb054fdcc5204f8348890
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37442
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Gabrielly RomualdoFerreira, Lissa Valeria FernandesAlexandre, Mauro Lemuel de OliveiraSilva, Islaine Cristiane Oliveira G. daLissa Valéria Fernandes Ferreira2018-03-15T12:08:38Z2021-09-22T13:51:29Z2018-03-15T12:08:38Z2021-09-22T13:51:29Z2017-12-072013087872SILVA, Gabrielly Romualdo. Análise do endomarketing em agências de viagem: motivação, comunicação e valorização. 2017. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Turismo). Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37442Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAgência de turismoÍndices de TurnoverEndomarketingAnálise do Endomarketing em agências de viagem: motivação, comunicação e valorizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO estudo tem como objetivo geral analisar a aplicação do Endomarketing nas agências de viagens de Natal/RN, Brasil. Para fins metodológicos a pesquisa se caracteriza como exploratória – descritiva, com abordagem qualitativa e a análise dos dados realizou-se através da análise de conteúdo. A análise dos dados revelou as práticas de Endomarketing apresentadas nas empresas, bem como a variedade de interpretações sobre o tema. Com os resultados pode-se avaliar que a comunicação interna é desenvolvida a partir da clareza presente nas informações e as tecnologias são auxiliares no processo de troca desses elementos, além de existir a valorização das sugestões obtidas através da colaboração dos funcionários, tendo em vista que estes estão atuando diretamente com os clientes externos. No quesito investimento, os treinamentos para os funcionários são constantes e o perfil sócio demográfico dos colaboradores encontrados nas agências aponta que a maioria do público é constituída pelo sexo feminino, com idade entre 21 e 50 anos, solteiro e/ou casado e com o nível de escolaridade entre médio e superior. Pode-se concluir através do estudo que um ambiente de trabalho voltado para os funcionários e as práticas de Endomarketing aderidas promove a valorização desses clientes internos. Os níveis de Turnover demonstram que essas práticas influenciam nas taxas de rotatividade presente nas empresas. No entanto, a ausência de um conhecimento mais específico sobre o Endomarketing por parte dos entrevistados fica evidente. Foi sugerida a elaboração de novas pesquisas que desenvolvam relações entre todas as práticas existentes nas empresas do setor turístico, comparando a compreensão dos gestores sobre a importância de sua aplicabilidade.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGabriellyRS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain131304https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37442/1/GabriellyRS_Monografia.pdf.txt48913be72dfcc445024e9b9670df324eMD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37442/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52ORIGINALGabriellyRS_Monografia.pdfapplication/pdf894275https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37442/3/GabriellyRS_Monografia.pdf2c00eb94045aa4e3a7eaa3a53548cf3aMD53123456789/374422021-09-22 10:51:29.535oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:51:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Análise do Endomarketing em agências de viagem: motivação, comunicação e valorização
title Análise do Endomarketing em agências de viagem: motivação, comunicação e valorização
spellingShingle Análise do Endomarketing em agências de viagem: motivação, comunicação e valorização
Silva, Gabrielly Romualdo
Agência de turismo
Índices de Turnover
Endomarketing
title_short Análise do Endomarketing em agências de viagem: motivação, comunicação e valorização
title_full Análise do Endomarketing em agências de viagem: motivação, comunicação e valorização
title_fullStr Análise do Endomarketing em agências de viagem: motivação, comunicação e valorização
title_full_unstemmed Análise do Endomarketing em agências de viagem: motivação, comunicação e valorização
title_sort Análise do Endomarketing em agências de viagem: motivação, comunicação e valorização
author Silva, Gabrielly Romualdo
author_facet Silva, Gabrielly Romualdo
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valeria Fernandes
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Islaine Cristiane Oliveira G. da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabrielly Romualdo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lissa Valéria Fernandes Ferreira
contributor_str_mv Lissa Valéria Fernandes Ferreira
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Agência de turismo
Índices de Turnover
Endomarketing
topic Agência de turismo
Índices de Turnover
Endomarketing
description O estudo tem como objetivo geral analisar a aplicação do Endomarketing nas agências de viagens de Natal/RN, Brasil. Para fins metodológicos a pesquisa se caracteriza como exploratória – descritiva, com abordagem qualitativa e a análise dos dados realizou-se através da análise de conteúdo. A análise dos dados revelou as práticas de Endomarketing apresentadas nas empresas, bem como a variedade de interpretações sobre o tema. Com os resultados pode-se avaliar que a comunicação interna é desenvolvida a partir da clareza presente nas informações e as tecnologias são auxiliares no processo de troca desses elementos, além de existir a valorização das sugestões obtidas através da colaboração dos funcionários, tendo em vista que estes estão atuando diretamente com os clientes externos. No quesito investimento, os treinamentos para os funcionários são constantes e o perfil sócio demográfico dos colaboradores encontrados nas agências aponta que a maioria do público é constituída pelo sexo feminino, com idade entre 21 e 50 anos, solteiro e/ou casado e com o nível de escolaridade entre médio e superior. Pode-se concluir através do estudo que um ambiente de trabalho voltado para os funcionários e as práticas de Endomarketing aderidas promove a valorização desses clientes internos. Os níveis de Turnover demonstram que essas práticas influenciam nas taxas de rotatividade presente nas empresas. No entanto, a ausência de um conhecimento mais específico sobre o Endomarketing por parte dos entrevistados fica evidente. Foi sugerida a elaboração de novas pesquisas que desenvolvam relações entre todas as práticas existentes nas empresas do setor turístico, comparando a compreensão dos gestores sobre a importância de sua aplicabilidade.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-15T12:08:38Z
2021-09-22T13:51:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-15T12:08:38Z
2021-09-22T13:51:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2013087872
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Gabrielly Romualdo. Análise do endomarketing em agências de viagem: motivação, comunicação e valorização. 2017. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Turismo). Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37442
identifier_str_mv 2013087872
SILVA, Gabrielly Romualdo. Análise do endomarketing em agências de viagem: motivação, comunicação e valorização. 2017. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Turismo). Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37442/1/GabriellyRS_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37442/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37442/3/GabriellyRS_Monografia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 48913be72dfcc445024e9b9670df324e
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
2c00eb94045aa4e3a7eaa3a53548cf3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776920572592128