Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Antônio Marcos Oliveira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30966
Resumo: A identificação precoce de comprometimentos no desenvolvimento da linguagem em crianças nascidas prematuras favorece a intervenção no período ideal e minimiza os impactos de um transtorno de linguagem na vida da criança. Entretanto, para tal identificação são necessários instrumentos capazes de avaliar as habilidades comunicativas da criança considerando inclusive a correção da idade no caso dos nascidos prematuros. No Brasil, os instrumentos de avaliação da comunicação e da linguagem ainda são escassos, especialmente nos primeiros anos da primeira infância. Nessa dissertação foram conduzidos dois estudos aprovados pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE: 97759718.4.0000.5292). O primeiro estudo teve como objetivo traduzir transculturalmente para o Português Brasileiro um instrumento específico para nascidos prematuros, e que é baseado no relato de pais, o Parent Report of Children’s Abilities-Revised (PARCA-R). Este instrumento passou pelo processo de tradução e retrotradução, e foi aplicado em duas etapas com pais ou responsáveis de crianças no segundo ano de vida. O segundo estudo teve como objetivo comparar o desempenho aos dois anos de vida de crianças nascidas prematuras e a termo nas subescalas de linguagem da Bayley III, considerada padrão-ouro para avaliação do desenvolvimento infantil e recentemente traduzida e comercializada no Brasil. Com base em seus resultados, esta dissertação contribui para preencher a lacuna relacionada a avaliação da linguagem em nascidos prematuros nos primeiros anos de vida.
id UFRN_4386a187d92dcd46043e5e773bd8331a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30966
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Antônio Marcos Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/8570197052069144Azoni, Cintia Alves Salgadohttp://lattes.cnpq.br/4935645902363577Lamônica, Dionísia Aparecida Cusinhttp://lattes.cnpq.br/4318921660581255Assenço, Ana Manhani Cáceres2020-12-11T22:26:57Z2020-12-11T22:26:57Z2020-07-13LIMA, Antônio Marcos Oliveira de. Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros. 2020. 63f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30966A identificação precoce de comprometimentos no desenvolvimento da linguagem em crianças nascidas prematuras favorece a intervenção no período ideal e minimiza os impactos de um transtorno de linguagem na vida da criança. Entretanto, para tal identificação são necessários instrumentos capazes de avaliar as habilidades comunicativas da criança considerando inclusive a correção da idade no caso dos nascidos prematuros. No Brasil, os instrumentos de avaliação da comunicação e da linguagem ainda são escassos, especialmente nos primeiros anos da primeira infância. Nessa dissertação foram conduzidos dois estudos aprovados pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE: 97759718.4.0000.5292). O primeiro estudo teve como objetivo traduzir transculturalmente para o Português Brasileiro um instrumento específico para nascidos prematuros, e que é baseado no relato de pais, o Parent Report of Children’s Abilities-Revised (PARCA-R). Este instrumento passou pelo processo de tradução e retrotradução, e foi aplicado em duas etapas com pais ou responsáveis de crianças no segundo ano de vida. O segundo estudo teve como objetivo comparar o desempenho aos dois anos de vida de crianças nascidas prematuras e a termo nas subescalas de linguagem da Bayley III, considerada padrão-ouro para avaliação do desenvolvimento infantil e recentemente traduzida e comercializada no Brasil. Com base em seus resultados, esta dissertação contribui para preencher a lacuna relacionada a avaliação da linguagem em nascidos prematuros nos primeiros anos de vida.The early identification of language development impairments in children born prematurely favors intervention in the ideal period and minimizes the impacts of a language disorder on the child's life. However, such identification requires instruments capable of assessing the child's communicative skills, including the correction of age in the case of premature births. In Brazil, communication and language assessment instruments are still scarce, especially in the early years of early childhood. In this dissertation, two studies were conducted, both approved by the research ethics committee (CAAE: 97759718.4.0000.5292). The first study aimed to adapt cross-culturally for Brazilian Portuguese a specific instrument for premature births, which is based on the report of parents, Parent Report of Children’s Abilities-Revised (PARCA-R). This instrument went through the entire process of translation and backtranslation, and was applied in two stages with parents or guardians of children in the second year of life. The second study aimed to compare the performance at two years of life of children born premature and at term in the receptive and expressive subscales of language of Bayley III, considered the gold standard for assessing child development and recently translated and commercialized in Brazil. Based on its results, this dissertation contributes to fill the gap related to language assessment in the first years of life.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIAUFRNBrasilPré-escolarNascimento prematuroDesenvolvimento da linguagemLinguagem infantilTestes de linguagemAvaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematurosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdfapplication/pdf1215301https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30966/1/Avaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf141a3a61bed0931d940b23544fbe378dMD51TEXTAvaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.txtAvaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain98251https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30966/2/Avaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.txt1f26eb1d76a68ee868010ae245b66b70MD52THUMBNAILAvaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.jpgAvaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30966/3/Avaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.jpg30a7b668c13a406663d8f8f2cd571985MD53123456789/309662020-12-13 05:02:46.966oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30966Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros
title Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros
spellingShingle Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros
Lima, Antônio Marcos Oliveira de
Pré-escolar
Nascimento prematuro
Desenvolvimento da linguagem
Linguagem infantil
Testes de linguagem
title_short Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros
title_full Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros
title_fullStr Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros
title_full_unstemmed Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros
title_sort Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros
author Lima, Antônio Marcos Oliveira de
author_facet Lima, Antônio Marcos Oliveira de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8570197052069144
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Azoni, Cintia Alves Salgado
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4935645902363577
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4318921660581255
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Antônio Marcos Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Assenço, Ana Manhani Cáceres
contributor_str_mv Assenço, Ana Manhani Cáceres
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
Nascimento prematuro
Desenvolvimento da linguagem
Linguagem infantil
Testes de linguagem
topic Pré-escolar
Nascimento prematuro
Desenvolvimento da linguagem
Linguagem infantil
Testes de linguagem
description A identificação precoce de comprometimentos no desenvolvimento da linguagem em crianças nascidas prematuras favorece a intervenção no período ideal e minimiza os impactos de um transtorno de linguagem na vida da criança. Entretanto, para tal identificação são necessários instrumentos capazes de avaliar as habilidades comunicativas da criança considerando inclusive a correção da idade no caso dos nascidos prematuros. No Brasil, os instrumentos de avaliação da comunicação e da linguagem ainda são escassos, especialmente nos primeiros anos da primeira infância. Nessa dissertação foram conduzidos dois estudos aprovados pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE: 97759718.4.0000.5292). O primeiro estudo teve como objetivo traduzir transculturalmente para o Português Brasileiro um instrumento específico para nascidos prematuros, e que é baseado no relato de pais, o Parent Report of Children’s Abilities-Revised (PARCA-R). Este instrumento passou pelo processo de tradução e retrotradução, e foi aplicado em duas etapas com pais ou responsáveis de crianças no segundo ano de vida. O segundo estudo teve como objetivo comparar o desempenho aos dois anos de vida de crianças nascidas prematuras e a termo nas subescalas de linguagem da Bayley III, considerada padrão-ouro para avaliação do desenvolvimento infantil e recentemente traduzida e comercializada no Brasil. Com base em seus resultados, esta dissertação contribui para preencher a lacuna relacionada a avaliação da linguagem em nascidos prematuros nos primeiros anos de vida.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-11T22:26:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-11T22:26:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Antônio Marcos Oliveira de. Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros. 2020. 63f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30966
identifier_str_mv LIMA, Antônio Marcos Oliveira de. Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros. 2020. 63f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30966/1/Avaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30966/2/Avaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30966/3/Avaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 141a3a61bed0931d940b23544fbe378d
1f26eb1d76a68ee868010ae245b66b70
30a7b668c13a406663d8f8f2cd571985
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796766715997061120