Utilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Artur Nobre
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32434
Resumo: Os recursos tecnológicos têm sido cada vez mais utilizados na educação a distância devido aos avanços das novas ferramentas e à propagação da banda larga no tocante à abrangência nacional do Brasil. Seu potencial de interatividade e de acesso às interações entre humano-humano e humano-máquina promete, de uma vez por todas, facilitar o processo de ensino mediado por tecnologias. Com a popularização dos Ambiente Virtuais de Aprendizagem, o uso desses sistemas passou a ser uma ferramenta necessária para a intermediação do processo e para otimização das informações/dados que transitam diariamente. Dentre os ambientes disponíveis no mercado, o estudo destaca o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), por ser um sistema livre e de código aberto, que permite a incorporação de novas ferramentas. Entretanto, aponta que esse ambiente, na sua atual conjuntura, ainda sofre com a ausência de ferramentas nativas que propiciem um aprendizado com um grau maior de interatividade e que contemple um poder maior de retroalimentação imediata por parte dos usuários. Dessa maneira, este trabalho compreende integrar o uso de dois softwares livres disponíveis na comunidade Moodle, os plug-ins RecordRTC e o H5P, que permitem uma maneira fácil de implementar módulos de e-Learning para o Moodle. A experimentação e validação das ferramentas utilizadas aconteceu por meio da criação de um curso autoinstrucional, ofertado para professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
id UFRN_79dcfce7c4efa94a7f9ec84cf45204bd
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32434
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Artur Nobrehttp://lattes.cnpq.br/8566978397763990Albergaria, Elisa Tuler dePaiva, Maria Cristina Leandro deAraújo, Célia Maria de2021-05-06T19:35:18Z2021-05-06T19:35:18Z2020-12-21SILVA, Artur Nobre. Utilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docente. 2020. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32434Os recursos tecnológicos têm sido cada vez mais utilizados na educação a distância devido aos avanços das novas ferramentas e à propagação da banda larga no tocante à abrangência nacional do Brasil. Seu potencial de interatividade e de acesso às interações entre humano-humano e humano-máquina promete, de uma vez por todas, facilitar o processo de ensino mediado por tecnologias. Com a popularização dos Ambiente Virtuais de Aprendizagem, o uso desses sistemas passou a ser uma ferramenta necessária para a intermediação do processo e para otimização das informações/dados que transitam diariamente. Dentre os ambientes disponíveis no mercado, o estudo destaca o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), por ser um sistema livre e de código aberto, que permite a incorporação de novas ferramentas. Entretanto, aponta que esse ambiente, na sua atual conjuntura, ainda sofre com a ausência de ferramentas nativas que propiciem um aprendizado com um grau maior de interatividade e que contemple um poder maior de retroalimentação imediata por parte dos usuários. Dessa maneira, este trabalho compreende integrar o uso de dois softwares livres disponíveis na comunidade Moodle, os plug-ins RecordRTC e o H5P, que permitem uma maneira fácil de implementar módulos de e-Learning para o Moodle. A experimentação e validação das ferramentas utilizadas aconteceu por meio da criação de um curso autoinstrucional, ofertado para professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Technological resources have been increasingly used in distance education due to advances in new tools and the spread of broadband with respect to Brazil's national scope. Its potential for interactivity and access as interactions between human-human and human-machine promises once and for all to facilitate the high school process through communications. With the popularization of Virtual Learning Environments (AVA), the use of systems has become a necessary tool for the intermediation of the process and for the optimization of the information / data that all pass through on a daily basis. Among the environments available on the market, we highlight the Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), for being a free and open source system, which allows the incorporation of new tools. However, it is clear that Moodle, in its current situation, still suffers from the absence of native tools that provide learning with a greater degree of interactivity and that includes a greater power of immediate feedback from users. In this way, this work includes integrating the use of two free software available in the Moodle community, the RecordRTC and H5P plug-ins, which allows an easy way to implement e-Learning modules (e-LMS) for Moodle. The experimentation and validation of the tools used happened through the creation of a self-instructional course, offered to professors at the Federal University of Rio Grande do Norte.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilTecnologias educacionaisAmbientes virtuaisMódulos de e-learningInteratividadeUtilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUtilizacaoferramentasinterativas_Silva_2020.pdfapplication/pdf3074756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32434/1/Utilizacaoferramentasinterativas_Silva_2020.pdfe67341d56c85f0b9ec0897fee45853bbMD51123456789/324342021-05-11 21:08:15.054oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32434Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-12T00:08:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docente
title Utilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docente
spellingShingle Utilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docente
Silva, Artur Nobre
Tecnologias educacionais
Ambientes virtuais
Módulos de e-learning
Interatividade
title_short Utilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docente
title_full Utilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docente
title_fullStr Utilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docente
title_full_unstemmed Utilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docente
title_sort Utilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docente
author Silva, Artur Nobre
author_facet Silva, Artur Nobre
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8566978397763990
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Albergaria, Elisa Tuler de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Paiva, Maria Cristina Leandro de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Artur Nobre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Célia Maria de
contributor_str_mv Araújo, Célia Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias educacionais
Ambientes virtuais
Módulos de e-learning
Interatividade
topic Tecnologias educacionais
Ambientes virtuais
Módulos de e-learning
Interatividade
description Os recursos tecnológicos têm sido cada vez mais utilizados na educação a distância devido aos avanços das novas ferramentas e à propagação da banda larga no tocante à abrangência nacional do Brasil. Seu potencial de interatividade e de acesso às interações entre humano-humano e humano-máquina promete, de uma vez por todas, facilitar o processo de ensino mediado por tecnologias. Com a popularização dos Ambiente Virtuais de Aprendizagem, o uso desses sistemas passou a ser uma ferramenta necessária para a intermediação do processo e para otimização das informações/dados que transitam diariamente. Dentre os ambientes disponíveis no mercado, o estudo destaca o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), por ser um sistema livre e de código aberto, que permite a incorporação de novas ferramentas. Entretanto, aponta que esse ambiente, na sua atual conjuntura, ainda sofre com a ausência de ferramentas nativas que propiciem um aprendizado com um grau maior de interatividade e que contemple um poder maior de retroalimentação imediata por parte dos usuários. Dessa maneira, este trabalho compreende integrar o uso de dois softwares livres disponíveis na comunidade Moodle, os plug-ins RecordRTC e o H5P, que permitem uma maneira fácil de implementar módulos de e-Learning para o Moodle. A experimentação e validação das ferramentas utilizadas aconteceu por meio da criação de um curso autoinstrucional, ofertado para professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T19:35:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T19:35:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Artur Nobre. Utilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docente. 2020. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32434
identifier_str_mv SILVA, Artur Nobre. Utilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docente. 2020. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32434/1/Utilizacaoferramentasinterativas_Silva_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e67341d56c85f0b9ec0897fee45853bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776962474737664