Esporte adaptado e inclusão: tecendo olhares para as diferenças na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Paulo Vicente da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46552
Resumo: O olhar que este estudo dirige tem o propósito de apresentar contribuições teóricometodológicas que aludem para o ensino da Educação Física escolar inclusiva. O objetivo geral deste estudo foi desenvolver uma proposta de formação continuada com os professores(as) de Educação Física da rede de ensino municipal de Extremoz, de forma colaborativa sob o objeto de conhecimento: Esporte Adaptado na perspectiva inclusiva. Visou-se, especificamente: a) identificar os conhecimentos prévios dos professores(as) de Educação Física do referido recorte acerca dos esportes adaptados nas aulas de Educação Física escolar; b) conhecer o que aproxima e afasta os professores(as) da pedagogia dos esportes adaptados nas aulas de Educação Física; e c) analisar as possibilidades do esporte adaptado como objeto de conhecimento curricular nas aulas de Educação Física a partir da formação continuada com professores(as) da rede de ensino municipal de Extremoz-RN. Para tanto, adotamos como delineamento metodológico uma abordagem qualitativa, classificada como método da pesquisa-ação colaborativa (TRIVIÑOS, 1987; THIOLLENT, 2011; IBIAPINA, 2016), em que os dados foram produzidos a partir das gravações de áudio e vídeo, da composição de um diário de campo e da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. Posteriormente, refletiu-se sobre os dados produzidos, segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 2009; FRANCO, 2018). Ademais, a intervenção formativa com os sujeitos da pesquisa foi estruturada e sistematizada da seguinte forma: a) diagnóstico, levantamento de demandas e das necessidades formativas dos docentes em atuação nas escolas da SMEC de Extremoz-RN, através de formulário digital; b) análise do questionário e planejamento da proposta formativa; c) seis encontros no formato remoto (oficinas pedagógicas) de formação continuada de forma colaborativa sobre o objeto de conhecimento Esporte Adaptado nas aulas de Educação Física na perspectiva inclusiva e d) Tratamento dos resultados obtidos através das gravações das oficinas e interpretação dos dados coletados; além disso, emergiu das discussões sobre novas possibilidades e estratégias de ensino a necessidade de organização de um material pedagógico, no qual denominamos a ação de “Produção de material didático/pedagógico sobre o Esporte Adaptado na perspectiva da Educação Física escolar inclusiva”. A pesquisa evidenciou que as ações da formação docente possibilitaram o encontro de caminhos que suscitam o desejo de mudança e transformação na mediação de propostas pedagógicas, culminando com inquietações relacionadas à aprendizagem e à Educação Física inclusiva. Com isso, o novo olhar surgiu sobre o conceito ampliado de participação e inclusão da pessoa com e sem deficiência, bem como o encorajamento dos professores(as) para inserir o esporte adaptado na escola, enquanto objeto de conhecimento da Educação Física escolar. E ainda, constatamos desafios a serem superados quanto à falta de investimentos em infraestrutura nas unidades escolares da nossa rede de ensino, com vistas a atender as pessoas com deficiência em ambientes com acessibilidade e, por fim, as lacunas existentes referentes à formação docente, inicial e continuada, no sentido de ampliar as discussões sobre a Educação Física inclusiva.
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O objetivo geral deste estudo foi desenvolver uma proposta de formação continuada com os professores(as) de Educação Física da rede de ensino municipal de Extremoz, de forma colaborativa sob o objeto de conhecimento: Esporte Adaptado na perspectiva inclusiva. Visou-se, especificamente: a) identificar os conhecimentos prévios dos professores(as) de Educação Física do referido recorte acerca dos esportes adaptados nas aulas de Educação Física escolar; b) conhecer o que aproxima e afasta os professores(as) da pedagogia dos esportes adaptados nas aulas de Educação Física; e c) analisar as possibilidades do esporte adaptado como objeto de conhecimento curricular nas aulas de Educação Física a partir da formação continuada com professores(as) da rede de ensino municipal de Extremoz-RN. Para tanto, adotamos como delineamento metodológico uma abordagem qualitativa, classificada como método da pesquisa-ação colaborativa (TRIVIÑOS, 1987; THIOLLENT, 2011; IBIAPINA, 2016), em que os dados foram produzidos a partir das gravações de áudio e vídeo, da composição de um diário de campo e da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. Posteriormente, refletiu-se sobre os dados produzidos, segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 2009; FRANCO, 2018). Ademais, a intervenção formativa com os sujeitos da pesquisa foi estruturada e sistematizada da seguinte forma: a) diagnóstico, levantamento de demandas e das necessidades formativas dos docentes em atuação nas escolas da SMEC de Extremoz-RN, através de formulário digital; b) análise do questionário e planejamento da proposta formativa; c) seis encontros no formato remoto (oficinas pedagógicas) de formação continuada de forma colaborativa sobre o objeto de conhecimento Esporte Adaptado nas aulas de Educação Física na perspectiva inclusiva e d) Tratamento dos resultados obtidos através das gravações das oficinas e interpretação dos dados coletados; além disso, emergiu das discussões sobre novas possibilidades e estratégias de ensino a necessidade de organização de um material pedagógico, no qual denominamos a ação de “Produção de material didático/pedagógico sobre o Esporte Adaptado na perspectiva da Educação Física escolar inclusiva”. A pesquisa evidenciou que as ações da formação docente possibilitaram o encontro de caminhos que suscitam o desejo de mudança e transformação na mediação de propostas pedagógicas, culminando com inquietações relacionadas à aprendizagem e à Educação Física inclusiva. Com isso, o novo olhar surgiu sobre o conceito ampliado de participação e inclusão da pessoa com e sem deficiência, bem como o encorajamento dos professores(as) para inserir o esporte adaptado na escola, enquanto objeto de conhecimento da Educação Física escolar. E ainda, constatamos desafios a serem superados quanto à falta de investimentos em infraestrutura nas unidades escolares da nossa rede de ensino, com vistas a atender as pessoas com deficiência em ambientes com acessibilidade e, por fim, as lacunas existentes referentes à formação docente, inicial e continuada, no sentido de ampliar as discussões sobre a Educação Física inclusiva.The view that this study directs has the purpose of presenting theoretical-methodological contributions that allude to the teaching of inclusive school Physical Education. The general objective of this study was to develop a proposal for continuing education with Physical Education teachers from the municipal education network of Extremoz, collaboratively under the object of knowledge: Adapted Sport in an inclusive perspective. The aim was specifically: a) to identify the prior knowledge of Physical Education teachers of the aforementioned clipping about adapted sports in Physical Education classes at school; b) to know what brings teachers together and what distances them from the pedagogy of adapted sports in Physical Education classes; c) to analyze the possibilities of adapted sport as an object of curricular knowledge in Physical Education classes based on continuing education with teachers from the municipal education network of Extremoz-RN. To this end, we adopted a qualitative approach as a methodological design, classified as a collaborative action research method (TRIVIÑOS, 1987; THIOLLENT, 2011; IBIAPINA, 2016), in which data were produced from audio and video recordings, the composition of a field diary and the application of a questionnaire with open and closed questions. Subsequently, it was reflected on the data produced, according to content analysis (BARDIN, 2009; FRANCO, 2018). Furthermore, the training intervention with the research subjects was structured and systematized as follows: a) diagnosis, a survey of demands and training needs of teachers working in SMEC schools in Extremoz-RN, through a digital form; b) analysis of the questionnaire and planning of the training proposal; c) six meetings in the remote format (pedagogical workshops) of continuous training in a collaborative way on the object of knowledge Adapted Sport in Physical Education classes in an inclusive perspective and d) Treatment of the results obtained through the recordings of the workshops and interpretation of the collected data; in addition, the need to organize a pedagogical material emerged from the discussions on new teaching possibilities and strategies, in which we called the action “Production of didactic/pedagogical material on Adapted Sport from the perspective of inclusive school Physical Education”. The research showed that the actions of teacher training made it possible to find ways that arouse the desire for change and transformation in the mediation of pedagogical proposals, culminating in concerns related to learning and inclusive Physical Education. With this, the new look emerged on the expanded concept of participation and inclusion of people with and without disabilities, as well as the encouragement of teachers to insert adapted sport in school, as an object of knowledge of school Physical Education. Furthermore, we found challenges to be overcome regarding the lack of investments in infrastructure in the school units of our education network, with a view to serving people with disabilities in environments with accessibility and, finally, the existing gaps regarding teacher training, initial and continued, in the sense of broadening the discussions on inclusive Physical Education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilEducação física escolarFormação docenteEsporte adaptadoInclusãoEsporte adaptado e inclusão: tecendo olhares para as diferenças na formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEsporteadaptadoinclusao_Silva_2021.pdfapplication/pdf2371721https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46552/1/Esporteadaptadoinclusao_Silva_2021.pdf1d334555f67daf57cd5f43b24aa4a131MD51123456789/465522022-05-02 12:25:16.754oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46552Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:25:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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