Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ricardo Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50016
Resumo: Este trabalho tem como produto um guia didático que proporciona a professores e alunos da escola básica o contato com temáticas ligadas à história local. A proposta foi realizada levando em consideração a vivência com alunos que estudam em três escolas (duas públicas, uma no bairro de Cidade Nova, outra no bairro da Cidade da Esperança, ambas em Natal, e outra privada, no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim). Esses espaços foram selecionados para concretizar o conceito de local aqui adotado. O Guia está organizado em temáticas, selecionadas a partir de três critérios: os elementos indicados na Base Curricular Nacional para serem trabalhados no 6º ano do Ensino Fundamental; os conteúdos presentes nos livros didáticos usados pelos alunos; e os temas da história local diretamente associados a esses dois aspectos anteriores. O guia se constitui numa inovação, na medida em que articula temáticas presentes nos livros didáticos, com temáticas relativas ao local. Trata-se de uma maneira de suprir lacunas de conteúdos relativos aos lugares de vivências dos alunos que não estão presentes nos livros didáticos. Trata-se também de trabalhar conteúdos relacionados ao local sem deixar de lado a utilização do livro didático, importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem no Brasil. A ideia é que os alunos estudem temáticas relacionadas ao local como parte da carga horária prevista para a disciplina História. O Guia elaborado é um documento capaz de estimular a reflexão nos alunos, estabelecendo comparações entre tempos e espaços distintos, contribuindo para o exercício da cidadania, instrumento essencial para a consolidação da democracia.
id UFRN_8763cd675ed268faff29965d76a7bc77
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50016
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Soares, Ricardo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/8653947554233800https://orcid.org/0000-0001-6246-6138http://lattes.cnpq.br/2731237954780451Silva, Roberto Aironhttp://lattes.cnpq.br/9014750357327430Cunha, André Victor Cavalcanti Seal daRocha, Raimundo Nonato Araújo da2022-12-07T20:46:04Z2022-12-07T20:46:04Z2022-03-17SOARES, Ricardo Gomes. Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos. Orientador: Raimundo Nonato Araújo da Rocha. 2022. 176f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50016Este trabalho tem como produto um guia didático que proporciona a professores e alunos da escola básica o contato com temáticas ligadas à história local. A proposta foi realizada levando em consideração a vivência com alunos que estudam em três escolas (duas públicas, uma no bairro de Cidade Nova, outra no bairro da Cidade da Esperança, ambas em Natal, e outra privada, no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim). Esses espaços foram selecionados para concretizar o conceito de local aqui adotado. O Guia está organizado em temáticas, selecionadas a partir de três critérios: os elementos indicados na Base Curricular Nacional para serem trabalhados no 6º ano do Ensino Fundamental; os conteúdos presentes nos livros didáticos usados pelos alunos; e os temas da história local diretamente associados a esses dois aspectos anteriores. O guia se constitui numa inovação, na medida em que articula temáticas presentes nos livros didáticos, com temáticas relativas ao local. Trata-se de uma maneira de suprir lacunas de conteúdos relativos aos lugares de vivências dos alunos que não estão presentes nos livros didáticos. Trata-se também de trabalhar conteúdos relacionados ao local sem deixar de lado a utilização do livro didático, importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem no Brasil. A ideia é que os alunos estudem temáticas relacionadas ao local como parte da carga horária prevista para a disciplina História. O Guia elaborado é um documento capaz de estimular a reflexão nos alunos, estabelecendo comparações entre tempos e espaços distintos, contribuindo para o exercício da cidadania, instrumento essencial para a consolidação da democracia.The product of this work is a didactic guide that provides teachers and students in elementary school with contact with themes related to local history. The proposal was made taking into account the experience with students who study in three schools (two public schools, one in Cidade Nova and another in Cidade da Esperança, both in Natal, and a private school in Nova Parnamirim). These spaces were selected to concretize the concept of place adopted here. The Guide is organized in themes, selected based on three criteria: the elements indicated in the National Curricular Base to be worked on in the 6th grade of elementary school; the contents present in the didact books used by the students; and the themes of local history directly associated with these two previous aspects. The guide is an innovation in that it articulates themes present in the didact books with themes related to the local area. It is a way to fill content gaps related to the places where students live that are not present in the didact books. It is also about working with contents related to the place without leaving aside the use of the textbook, an important tool in the teaching-learning process in Brazil. The idea is that the students will study themes related to the site as part of their course load in History. The Guide is a document capable of stimulating students' reflection, establishing comparisons between different times and spaces, contributing to the exercise of citizenship, an essential instrument for the consolidation of democracy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEnsino de HistóriaEnsino Fundamental IIHistória localLivro didáticoBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Formação cidadãRessignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e temposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRessignificandohistorialocal_Soares_2022.pdfapplication/pdf11274850https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50016/1/Ressignificandohistorialocal_Soares_2022.pdf90de6f351680cf3a1c3b3a8814afad6cMD51123456789/500162022-12-07 17:48:12.864oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50016Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-07T20:48:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos
title Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos
spellingShingle Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos
Soares, Ricardo Gomes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Ensino de História
Ensino Fundamental II
História local
Livro didático
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Formação cidadã
title_short Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos
title_full Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos
title_fullStr Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos
title_full_unstemmed Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos
title_sort Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos
author Soares, Ricardo Gomes
author_facet Soares, Ricardo Gomes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8653947554233800
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6246-6138
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2731237954780451
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Roberto Airon
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9014750357327430
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cunha, André Victor Cavalcanti Seal da
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ricardo Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
contributor_str_mv Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Ensino de História
Ensino Fundamental II
História local
Livro didático
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Formação cidadã
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Ensino Fundamental II
História local
Livro didático
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Formação cidadã
description Este trabalho tem como produto um guia didático que proporciona a professores e alunos da escola básica o contato com temáticas ligadas à história local. A proposta foi realizada levando em consideração a vivência com alunos que estudam em três escolas (duas públicas, uma no bairro de Cidade Nova, outra no bairro da Cidade da Esperança, ambas em Natal, e outra privada, no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim). Esses espaços foram selecionados para concretizar o conceito de local aqui adotado. O Guia está organizado em temáticas, selecionadas a partir de três critérios: os elementos indicados na Base Curricular Nacional para serem trabalhados no 6º ano do Ensino Fundamental; os conteúdos presentes nos livros didáticos usados pelos alunos; e os temas da história local diretamente associados a esses dois aspectos anteriores. O guia se constitui numa inovação, na medida em que articula temáticas presentes nos livros didáticos, com temáticas relativas ao local. Trata-se de uma maneira de suprir lacunas de conteúdos relativos aos lugares de vivências dos alunos que não estão presentes nos livros didáticos. Trata-se também de trabalhar conteúdos relacionados ao local sem deixar de lado a utilização do livro didático, importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem no Brasil. A ideia é que os alunos estudem temáticas relacionadas ao local como parte da carga horária prevista para a disciplina História. O Guia elaborado é um documento capaz de estimular a reflexão nos alunos, estabelecendo comparações entre tempos e espaços distintos, contribuindo para o exercício da cidadania, instrumento essencial para a consolidação da democracia.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-07T20:46:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-07T20:46:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Ricardo Gomes. Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos. Orientador: Raimundo Nonato Araújo da Rocha. 2022. 176f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50016
identifier_str_mv SOARES, Ricardo Gomes. Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos. Orientador: Raimundo Nonato Araújo da Rocha. 2022. 176f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50016/1/Ressignificandohistorialocal_Soares_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90de6f351680cf3a1c3b3a8814afad6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777232485154816