Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50016 |
Resumo: | Este trabalho tem como produto um guia didático que proporciona a professores e alunos da escola básica o contato com temáticas ligadas à história local. A proposta foi realizada levando em consideração a vivência com alunos que estudam em três escolas (duas públicas, uma no bairro de Cidade Nova, outra no bairro da Cidade da Esperança, ambas em Natal, e outra privada, no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim). Esses espaços foram selecionados para concretizar o conceito de local aqui adotado. O Guia está organizado em temáticas, selecionadas a partir de três critérios: os elementos indicados na Base Curricular Nacional para serem trabalhados no 6º ano do Ensino Fundamental; os conteúdos presentes nos livros didáticos usados pelos alunos; e os temas da história local diretamente associados a esses dois aspectos anteriores. O guia se constitui numa inovação, na medida em que articula temáticas presentes nos livros didáticos, com temáticas relativas ao local. Trata-se de uma maneira de suprir lacunas de conteúdos relativos aos lugares de vivências dos alunos que não estão presentes nos livros didáticos. Trata-se também de trabalhar conteúdos relacionados ao local sem deixar de lado a utilização do livro didático, importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem no Brasil. A ideia é que os alunos estudem temáticas relacionadas ao local como parte da carga horária prevista para a disciplina História. O Guia elaborado é um documento capaz de estimular a reflexão nos alunos, estabelecendo comparações entre tempos e espaços distintos, contribuindo para o exercício da cidadania, instrumento essencial para a consolidação da democracia. |
id |
UFRN_8763cd675ed268faff29965d76a7bc77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50016 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Ricardo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/8653947554233800https://orcid.org/0000-0001-6246-6138http://lattes.cnpq.br/2731237954780451Silva, Roberto Aironhttp://lattes.cnpq.br/9014750357327430Cunha, André Victor Cavalcanti Seal daRocha, Raimundo Nonato Araújo da2022-12-07T20:46:04Z2022-12-07T20:46:04Z2022-03-17SOARES, Ricardo Gomes. Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos. Orientador: Raimundo Nonato Araújo da Rocha. 2022. 176f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50016Este trabalho tem como produto um guia didático que proporciona a professores e alunos da escola básica o contato com temáticas ligadas à história local. A proposta foi realizada levando em consideração a vivência com alunos que estudam em três escolas (duas públicas, uma no bairro de Cidade Nova, outra no bairro da Cidade da Esperança, ambas em Natal, e outra privada, no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim). Esses espaços foram selecionados para concretizar o conceito de local aqui adotado. O Guia está organizado em temáticas, selecionadas a partir de três critérios: os elementos indicados na Base Curricular Nacional para serem trabalhados no 6º ano do Ensino Fundamental; os conteúdos presentes nos livros didáticos usados pelos alunos; e os temas da história local diretamente associados a esses dois aspectos anteriores. O guia se constitui numa inovação, na medida em que articula temáticas presentes nos livros didáticos, com temáticas relativas ao local. Trata-se de uma maneira de suprir lacunas de conteúdos relativos aos lugares de vivências dos alunos que não estão presentes nos livros didáticos. Trata-se também de trabalhar conteúdos relacionados ao local sem deixar de lado a utilização do livro didático, importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem no Brasil. A ideia é que os alunos estudem temáticas relacionadas ao local como parte da carga horária prevista para a disciplina História. O Guia elaborado é um documento capaz de estimular a reflexão nos alunos, estabelecendo comparações entre tempos e espaços distintos, contribuindo para o exercício da cidadania, instrumento essencial para a consolidação da democracia.The product of this work is a didactic guide that provides teachers and students in elementary school with contact with themes related to local history. The proposal was made taking into account the experience with students who study in three schools (two public schools, one in Cidade Nova and another in Cidade da Esperança, both in Natal, and a private school in Nova Parnamirim). These spaces were selected to concretize the concept of place adopted here. The Guide is organized in themes, selected based on three criteria: the elements indicated in the National Curricular Base to be worked on in the 6th grade of elementary school; the contents present in the didact books used by the students; and the themes of local history directly associated with these two previous aspects. The guide is an innovation in that it articulates themes present in the didact books with themes related to the local area. It is a way to fill content gaps related to the places where students live that are not present in the didact books. It is also about working with contents related to the place without leaving aside the use of the textbook, an important tool in the teaching-learning process in Brazil. The idea is that the students will study themes related to the site as part of their course load in History. The Guide is a document capable of stimulating students' reflection, establishing comparisons between different times and spaces, contributing to the exercise of citizenship, an essential instrument for the consolidation of democracy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEnsino de HistóriaEnsino Fundamental IIHistória localLivro didáticoBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Formação cidadãRessignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e temposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRessignificandohistorialocal_Soares_2022.pdfapplication/pdf11274850https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50016/1/Ressignificandohistorialocal_Soares_2022.pdf90de6f351680cf3a1c3b3a8814afad6cMD51123456789/500162022-12-07 17:48:12.864oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50016Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-07T20:48:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos |
title |
Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos |
spellingShingle |
Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos Soares, Ricardo Gomes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Ensino de História Ensino Fundamental II História local Livro didático Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Formação cidadã |
title_short |
Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos |
title_full |
Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos |
title_fullStr |
Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos |
title_full_unstemmed |
Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos |
title_sort |
Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos |
author |
Soares, Ricardo Gomes |
author_facet |
Soares, Ricardo Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8653947554233800 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6246-6138 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2731237954780451 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Silva, Roberto Airon |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9014750357327430 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Cunha, André Victor Cavalcanti Seal da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Ricardo Gomes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Raimundo Nonato Araújo da |
contributor_str_mv |
Rocha, Raimundo Nonato Araújo da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Ensino de História Ensino Fundamental II História local Livro didático Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Formação cidadã |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Ensino Fundamental II História local Livro didático Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Formação cidadã |
description |
Este trabalho tem como produto um guia didático que proporciona a professores e alunos da escola básica o contato com temáticas ligadas à história local. A proposta foi realizada levando em consideração a vivência com alunos que estudam em três escolas (duas públicas, uma no bairro de Cidade Nova, outra no bairro da Cidade da Esperança, ambas em Natal, e outra privada, no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim). Esses espaços foram selecionados para concretizar o conceito de local aqui adotado. O Guia está organizado em temáticas, selecionadas a partir de três critérios: os elementos indicados na Base Curricular Nacional para serem trabalhados no 6º ano do Ensino Fundamental; os conteúdos presentes nos livros didáticos usados pelos alunos; e os temas da história local diretamente associados a esses dois aspectos anteriores. O guia se constitui numa inovação, na medida em que articula temáticas presentes nos livros didáticos, com temáticas relativas ao local. Trata-se de uma maneira de suprir lacunas de conteúdos relativos aos lugares de vivências dos alunos que não estão presentes nos livros didáticos. Trata-se também de trabalhar conteúdos relacionados ao local sem deixar de lado a utilização do livro didático, importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem no Brasil. A ideia é que os alunos estudem temáticas relacionadas ao local como parte da carga horária prevista para a disciplina História. O Guia elaborado é um documento capaz de estimular a reflexão nos alunos, estabelecendo comparações entre tempos e espaços distintos, contribuindo para o exercício da cidadania, instrumento essencial para a consolidação da democracia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-07T20:46:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-07T20:46:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES, Ricardo Gomes. Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos. Orientador: Raimundo Nonato Araújo da Rocha. 2022. 176f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50016 |
identifier_str_mv |
SOARES, Ricardo Gomes. Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos. Orientador: Raimundo Nonato Araújo da Rocha. 2022. 176f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50016/1/Ressignificandohistorialocal_Soares_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90de6f351680cf3a1c3b3a8814afad6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813891181454557184 |