Fatores que afetam o comportamento de compras impulsivas de cupons de hospedagem em sites de compras coletivas
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Publication Date: | 2014 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRN |
Download full: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22018 |
Summary: | A compra impulsiva vem sendo estudada desde a década de 1950, e ao longo desse tempo, tanto os esforços para explicá-la quanto o seu próprio conceito sofreram significativas evoluções. Entretanto, ainda existem diversas lacunas que necessitam ser preenchidas, sobretudo no que se refere aos seus antecedentes, especialmente no ambiente do turismo virtual. Nesse contexto, com a emergência do comércio eletrônico, surgem no mercado os sites de compras coletivas, onde a sua lógica de funcionamento reside essencialmente em gerar a compra impulsiva. À luz desse cenário, esse novo ambiente de e-commerce tem se voltado para o segmento turístico, gerando mudanças na cadeia produtiva de distribuição desse setor e no comportamento do consumidor. Nesse sentido, o presente estudo objetiva analisar os fatores que afetam a compra por impulso de cupons de hospedagem em sites de compras coletivas. A pesquisa foi caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa e a coleta de dados foi aplicada junto aos turistas nas salas de embarque do Aeroporto Internacional Augusto Severo. A composição amostral totalizou 220 questionários válidos, através da aplicação de um questionário estruturado, com perguntas fechadas. A estratégia de análise foi a regressão linear múltipla, operacionalizada através do software SPSS©. Os principais resultados demonstram que a dimensão cognitiva exerce forte influência na impulsividade do turista, e em segundo plano os componentes afetivos. Por outro lado, os constructos “circulação” e “ambiente” não exerceram uma indicaram uma relação forte com a impulsividade, apesar da notória influência no poder explicativo no modelo final. |
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Sena Júnior, Otávio Bezerra deMendes Filho, Luiz Augusto MachadoMarques Junior, SérgioSilva, Sidcley Dsordi Alves Alegrini daFerreira, Lissa Valéria Fernandes2017-02-16T19:57:11Z2017-02-16T19:57:11Z2014-04-25SENA JÚNIOR, Otávio Bezerra de. Fatores que afetam o comportamento de compras impulsivas de cupons de hospedagem em sites de compras coletivas. 2014. 110f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22018A compra impulsiva vem sendo estudada desde a década de 1950, e ao longo desse tempo, tanto os esforços para explicá-la quanto o seu próprio conceito sofreram significativas evoluções. Entretanto, ainda existem diversas lacunas que necessitam ser preenchidas, sobretudo no que se refere aos seus antecedentes, especialmente no ambiente do turismo virtual. Nesse contexto, com a emergência do comércio eletrônico, surgem no mercado os sites de compras coletivas, onde a sua lógica de funcionamento reside essencialmente em gerar a compra impulsiva. À luz desse cenário, esse novo ambiente de e-commerce tem se voltado para o segmento turístico, gerando mudanças na cadeia produtiva de distribuição desse setor e no comportamento do consumidor. Nesse sentido, o presente estudo objetiva analisar os fatores que afetam a compra por impulso de cupons de hospedagem em sites de compras coletivas. A pesquisa foi caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa e a coleta de dados foi aplicada junto aos turistas nas salas de embarque do Aeroporto Internacional Augusto Severo. A composição amostral totalizou 220 questionários válidos, através da aplicação de um questionário estruturado, com perguntas fechadas. A estratégia de análise foi a regressão linear múltipla, operacionalizada através do software SPSS©. Os principais resultados demonstram que a dimensão cognitiva exerce forte influência na impulsividade do turista, e em segundo plano os componentes afetivos. Por outro lado, os constructos “circulação” e “ambiente” não exerceram uma indicaram uma relação forte com a impulsividade, apesar da notória influência no poder explicativo no modelo final.The impulse buying has been studied since the 1950s, and during that time, both efforts to explain its own concept underwent significant changes. However, there are still several gaps that need to be fulfilled, especially in respect to a model of antecedents and consequences, particularly in the tourism virtual environment. In this context, the emergence of electronic commerce come on the market of collective shopping sites, where your logic of functioning resides mainly in generating impulsive buying. In light of this scenario, this new environment of e-commerce has focused on the tourism sector, generating changes in the supply chain distribution of this industry and consumer behavior. In this sense, this study aims to analyze Accordingly, this study aims to analyze the factors that affect impulse buying of hosting coupons on group buying sites. The research was characterized as exploratory-descriptive, with quantitative approach to data collection was used among tourists in the departure lounges of the Augusto Severo International Airport. The sample composition reached 220 valid questionnaires, through the application of a structured questionnaire with closed questions. The strategy of analysis was the multiple linear regression, operationalized through software SPSS©. The main results showed that the cognitive dimension has a strong influence on impulsivity tourist, and in the background the affective components. Moreover, the constructs "in-store browsing" and " environment” not exerted indicated a strong relationship with impulsivity, despite the widespread influence on the explanatory power in the final model.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOCompras por impulsoComércio eletrônicoSites de compras coletivasFatores que afetam o comportamento de compras impulsivas de cupons de hospedagem em sites de compras coletivasFactors affecting the behavior of impulsive purchases of hosting coupons on group-buying sitesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOtavioBezerraDeSenaJunior_DISSERT.pdfOtavioBezerraDeSenaJunior_DISSERT.pdfapplication/pdf1763350https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22018/1/OtavioBezerraDeSenaJunior_DISSERT.pdf4db4b0b183d46b007319f794ce6b1894MD51TEXTOtavioBezerraDeSenaJunior_DISSERT.pdf.txtOtavioBezerraDeSenaJunior_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain189441https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22018/4/OtavioBezerraDeSenaJunior_DISSERT.pdf.txt02e8bf729dce6ea36b84696075c84dd5MD54THUMBNAILOtavioBezerraDeSenaJunior_DISSERT.pdf.jpgOtavioBezerraDeSenaJunior_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2686https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22018/5/OtavioBezerraDeSenaJunior_DISSERT.pdf.jpgb275e447595afcb871d92d557ba67813MD55123456789/220182017-11-03 19:38:35.958oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22018Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T22:38:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A compra impulsiva vem sendo estudada desde a década de 1950, e ao longo desse tempo, tanto os esforços para explicá-la quanto o seu próprio conceito sofreram significativas evoluções. Entretanto, ainda existem diversas lacunas que necessitam ser preenchidas, sobretudo no que se refere aos seus antecedentes, especialmente no ambiente do turismo virtual. Nesse contexto, com a emergência do comércio eletrônico, surgem no mercado os sites de compras coletivas, onde a sua lógica de funcionamento reside essencialmente em gerar a compra impulsiva. À luz desse cenário, esse novo ambiente de e-commerce tem se voltado para o segmento turístico, gerando mudanças na cadeia produtiva de distribuição desse setor e no comportamento do consumidor. Nesse sentido, o presente estudo objetiva analisar os fatores que afetam a compra por impulso de cupons de hospedagem em sites de compras coletivas. A pesquisa foi caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa e a coleta de dados foi aplicada junto aos turistas nas salas de embarque do Aeroporto Internacional Augusto Severo. A composição amostral totalizou 220 questionários válidos, através da aplicação de um questionário estruturado, com perguntas fechadas. A estratégia de análise foi a regressão linear múltipla, operacionalizada através do software SPSS©. Os principais resultados demonstram que a dimensão cognitiva exerce forte influência na impulsividade do turista, e em segundo plano os componentes afetivos. Por outro lado, os constructos “circulação” e “ambiente” não exerceram uma indicaram uma relação forte com a impulsividade, apesar da notória influência no poder explicativo no modelo final. |
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