Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Daiane Lourene Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25508
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender os significados e sentidos que os futuros professores de Ciências atribuem às suas trajetórias de formação e assim desvelar suas necessidades no âmbito da formação inicial. É fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa em educação. Valeu-se de entrevista narrativa de cunho (auto) biográfico para a coleta dados e da técnica “compreensivo-interpretativa” para análise do material empírico. Teve como questão fundante: quais as aproximações e distanciamentos entre as necessidades formativas de futuros professores de Ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID? O objetivo foi analisar quais as aproximações e distanciamentos entre as necessidades formativas de futuros professores de Ciências que foram bolsistas e não bolsistas do PIBID. Elenquei como objetivos específicos “compreender se os eventos das histórias de vida combinados com as trajetórias de formação colaboraram ou (não) para o ingresso dos licenciandos na universidade e consequentemente no PIBID” e “verificar se as necessidades formativas se diferenciam a depender da participação (ou não) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) pelos futuros professores de Ciências”. Partindo do primeiro objetivo específico, constatei que ao conectarmos a posição social dos licenciandos com suas trajetórias de formação é curioso perceber que a situação econômica familiar parece definir não apenas mais facilidades, como também a própria escolha pelo PIBID. Quanto ao segundo objetivo específico desta pesquisa, surpreendeu-me o fato de encontrar mais necessidades formativas que se entrecruzam do que se opõem entre bolsistas e não bolsistas. Em suma, constatei que não há tantos distanciamentos quantos se quer fazer existir entre as trajetórias de formação e as necessidades formativas de futuros docentes de Ciências pibidianos e nãopibidianos. Nesse prisma, esse trabalho conclui pela necessidade de continuidade de investigação a respeito das necessidades formativas, não só no contexto da formação de professores de Ciências, mas de todos os cursos de licenciatura da UFRN, como principal ferramenta para (re) construção dos currículos das licenciaturas.
id UFRN_a5bbbf65c0aabbc0319c6e325c6ff6a2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25508
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dantas, Daiane Lourene SoaresSantana, Isabel Cristina HiginoDantas, Josivania MarisaSilva, José Roberto FeitosaCamelo, Midori HijiokaCunha, Marlecio Maknamara da Silva2018-07-05T12:55:55Z2018-07-05T12:55:55Z2018-02-22DANTAS, Daiane Lourene Soares. Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID. 2018. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25508A presente pesquisa buscou compreender os significados e sentidos que os futuros professores de Ciências atribuem às suas trajetórias de formação e assim desvelar suas necessidades no âmbito da formação inicial. É fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa em educação. Valeu-se de entrevista narrativa de cunho (auto) biográfico para a coleta dados e da técnica “compreensivo-interpretativa” para análise do material empírico. Teve como questão fundante: quais as aproximações e distanciamentos entre as necessidades formativas de futuros professores de Ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID? O objetivo foi analisar quais as aproximações e distanciamentos entre as necessidades formativas de futuros professores de Ciências que foram bolsistas e não bolsistas do PIBID. Elenquei como objetivos específicos “compreender se os eventos das histórias de vida combinados com as trajetórias de formação colaboraram ou (não) para o ingresso dos licenciandos na universidade e consequentemente no PIBID” e “verificar se as necessidades formativas se diferenciam a depender da participação (ou não) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) pelos futuros professores de Ciências”. Partindo do primeiro objetivo específico, constatei que ao conectarmos a posição social dos licenciandos com suas trajetórias de formação é curioso perceber que a situação econômica familiar parece definir não apenas mais facilidades, como também a própria escolha pelo PIBID. Quanto ao segundo objetivo específico desta pesquisa, surpreendeu-me o fato de encontrar mais necessidades formativas que se entrecruzam do que se opõem entre bolsistas e não bolsistas. Em suma, constatei que não há tantos distanciamentos quantos se quer fazer existir entre as trajetórias de formação e as necessidades formativas de futuros docentes de Ciências pibidianos e nãopibidianos. Nesse prisma, esse trabalho conclui pela necessidade de continuidade de investigação a respeito das necessidades formativas, não só no contexto da formação de professores de Ciências, mas de todos os cursos de licenciatura da UFRN, como principal ferramenta para (re) construção dos currículos das licenciaturas.This work seeked to understand the significances and directions that the future Sciences Teachers assign to their formation path and, this way, they express their formative needs in the beginning formation. It is based on a qualitative approach in education. It was used a narrative interview to collect data, as well as a “comprehensive, interpretative” technique for analysis of the empirical content. It focused on the main question: “what the approximations and distances in relation to the formative needs of scholar Sciences Teachers and non-scholar PIBID ones?” The objective was to analyze what approximations and distances in relation to the formative needs of scholar Sciences Teachers that were scholars and non-scholars in the PIBID. It was determined as specific objectives “to understand if the life experiences events combined with formation path influence or not the degree students in university, in addition to the PIBID ones” and “to check if the formative needs are different depending on the participation (or not) in Program for Scholarships for Beginner Teachers by the future Sciences Teachers”. According to the first objective, it was concluded that when we link the social status of the degree students to their formation path, it is interesting to realize that the economic family situation seems to determine not only more facilities, but also the proper option of the PIBID. Regarding the second specific objective from this research, it surprises the fact of being found more formative needs related than opposite ideas between “Scholars” e “non-scholars”. In short, it is concluded that there is not concrete distances concerning formation path and formative needs of beginning Sciences Teachers, that are or not pibid students. So, this work is concluded by the need of investigating on formative needs not only in Sciences Teachers formation context, but in all the Degree courses of UFRN for the re(formulation) of the Degree courses curriculum.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de professoresNecessidades formativasPIBIDEnsino de CiênciasAproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBIDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDaianeLoureneSoaresDantas_DISSERT.pdfapplication/pdf1027941https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25508/1/DaianeLoureneSoaresDantas_DISSERT.pdfd32a4e6faef2694ad961998e2cc92403MD51TEXTDaianeLoureneSoaresDantas_DISSERT.pdf.txtDaianeLoureneSoaresDantas_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain286582https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25508/2/DaianeLoureneSoaresDantas_DISSERT.pdf.txt4d0a138bc9d43244371ce989b77b9ca0MD52THUMBNAILDaianeLoureneSoaresDantas_DISSERT.pdf.jpgDaianeLoureneSoaresDantas_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2612https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25508/3/DaianeLoureneSoaresDantas_DISSERT.pdf.jpg45b61fafb7d8f19b05dad0603d1999e1MD53123456789/255082019-01-30 00:15:56.395oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25508Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T03:15:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID
title Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID
spellingShingle Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID
Dantas, Daiane Lourene Soares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação de professores
Necessidades formativas
PIBID
Ensino de Ciências
title_short Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID
title_full Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID
title_fullStr Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID
title_full_unstemmed Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID
title_sort Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID
author Dantas, Daiane Lourene Soares
author_facet Dantas, Daiane Lourene Soares
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santana, Isabel Cristina Higino
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dantas, Josivania Marisa
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, José Roberto Feitosa
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Camelo, Midori Hijioka
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Daiane Lourene Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Marlecio Maknamara da Silva
contributor_str_mv Cunha, Marlecio Maknamara da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação de professores
Necessidades formativas
PIBID
Ensino de Ciências
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Necessidades formativas
PIBID
Ensino de Ciências
description A presente pesquisa buscou compreender os significados e sentidos que os futuros professores de Ciências atribuem às suas trajetórias de formação e assim desvelar suas necessidades no âmbito da formação inicial. É fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa em educação. Valeu-se de entrevista narrativa de cunho (auto) biográfico para a coleta dados e da técnica “compreensivo-interpretativa” para análise do material empírico. Teve como questão fundante: quais as aproximações e distanciamentos entre as necessidades formativas de futuros professores de Ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID? O objetivo foi analisar quais as aproximações e distanciamentos entre as necessidades formativas de futuros professores de Ciências que foram bolsistas e não bolsistas do PIBID. Elenquei como objetivos específicos “compreender se os eventos das histórias de vida combinados com as trajetórias de formação colaboraram ou (não) para o ingresso dos licenciandos na universidade e consequentemente no PIBID” e “verificar se as necessidades formativas se diferenciam a depender da participação (ou não) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) pelos futuros professores de Ciências”. Partindo do primeiro objetivo específico, constatei que ao conectarmos a posição social dos licenciandos com suas trajetórias de formação é curioso perceber que a situação econômica familiar parece definir não apenas mais facilidades, como também a própria escolha pelo PIBID. Quanto ao segundo objetivo específico desta pesquisa, surpreendeu-me o fato de encontrar mais necessidades formativas que se entrecruzam do que se opõem entre bolsistas e não bolsistas. Em suma, constatei que não há tantos distanciamentos quantos se quer fazer existir entre as trajetórias de formação e as necessidades formativas de futuros docentes de Ciências pibidianos e nãopibidianos. Nesse prisma, esse trabalho conclui pela necessidade de continuidade de investigação a respeito das necessidades formativas, não só no contexto da formação de professores de Ciências, mas de todos os cursos de licenciatura da UFRN, como principal ferramenta para (re) construção dos currículos das licenciaturas.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-05T12:55:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-05T12:55:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS, Daiane Lourene Soares. Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID. 2018. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25508
identifier_str_mv DANTAS, Daiane Lourene Soares. Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID. 2018. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25508/1/DaianeLoureneSoaresDantas_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25508/2/DaianeLoureneSoaresDantas_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25508/3/DaianeLoureneSoaresDantas_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d32a4e6faef2694ad961998e2cc92403
4d0a138bc9d43244371ce989b77b9ca0
45b61fafb7d8f19b05dad0603d1999e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796766593200422912