MAPEAMENTO DA DENSIDADE DE ACIDENTES COM CICLISTAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: leite, marcos esdras
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: dos Santos Neto, Narciso Ferreira, Rosa, Bruna Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/2105
Resumo: O Transporte Não Motorizado (TNM), em que a bicicleta é o maior destaque, é usado em cidades de países ricos como meio transporte, com isso, houve melhorias no sistema de transporte desses espaços urbanos. No entanto, essa não é a realidade das cidades brasileiras, onde os ciclistas encontram dificuldades diversas para usarem a bicicleta como meio de transporte seguro. O incentivo a esse tipo de transporte perpassa por ações estruturantes da cidade para oferecer vias seguras para os usuários desse tipo de transporte, haja vista que a bicicleta é mais vulnerável a acidentes, além da fragilidade que coloca a vida do ciclista em risco. A cidade mineira de Montes Claros possui sistema viário precário para o tamanho da frota de veículos motorizados, dessa forma, incentivar meios alternativos, como o TNM seria uma medida para melhorar a qualidade do trânsito urbano. A falta de condições adequadas para o uso da bicicleta, além das péssimas condições das vias e o congestionamento torna diário acidente com ciclistas na cidade de Montes Claros. Nesse contexto, este trabalho objetivou analisar a concentração dos acidentes com ciclistas na cidade de Montes Claros. Para tanto, foi aplicado o método de densidade de kernel, através do Sistema de Informações Geográficas (SIG). A identificação dos pontos de maior ocorrência de acidentes envolvendo ciclistas nas vias urbanas de Montes Claros mostrou a dificuldade em compatibilizar os dados de diferentes órgãos públicos, além de apontar a concentração dos acidentes nas principais vias da cidade. Os resultados apontam para a necessidade de criação de estruturas de transporte especificas para os ciclistas que disputam espaço no trânsito com carros e motos, consequentemente, acabam sendo vítimas de acidentes.
id UFRR-3_f228d3753c3e4357b8dbfd283cd1eda5
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/2105
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling MAPEAMENTO DA DENSIDADE DE ACIDENTES COM CICLISTAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MGTNMacidentesSIG.O Transporte Não Motorizado (TNM), em que a bicicleta é o maior destaque, é usado em cidades de países ricos como meio transporte, com isso, houve melhorias no sistema de transporte desses espaços urbanos. No entanto, essa não é a realidade das cidades brasileiras, onde os ciclistas encontram dificuldades diversas para usarem a bicicleta como meio de transporte seguro. O incentivo a esse tipo de transporte perpassa por ações estruturantes da cidade para oferecer vias seguras para os usuários desse tipo de transporte, haja vista que a bicicleta é mais vulnerável a acidentes, além da fragilidade que coloca a vida do ciclista em risco. A cidade mineira de Montes Claros possui sistema viário precário para o tamanho da frota de veículos motorizados, dessa forma, incentivar meios alternativos, como o TNM seria uma medida para melhorar a qualidade do trânsito urbano. A falta de condições adequadas para o uso da bicicleta, além das péssimas condições das vias e o congestionamento torna diário acidente com ciclistas na cidade de Montes Claros. Nesse contexto, este trabalho objetivou analisar a concentração dos acidentes com ciclistas na cidade de Montes Claros. Para tanto, foi aplicado o método de densidade de kernel, através do Sistema de Informações Geográficas (SIG). A identificação dos pontos de maior ocorrência de acidentes envolvendo ciclistas nas vias urbanas de Montes Claros mostrou a dificuldade em compatibilizar os dados de diferentes órgãos públicos, além de apontar a concentração dos acidentes nas principais vias da cidade. Os resultados apontam para a necessidade de criação de estruturas de transporte especificas para os ciclistas que disputam espaço no trânsito com carros e motos, consequentemente, acabam sendo vítimas de acidentes.Universidade Federal de Roraima2015-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/210510.18227/2177-4307.acta.v9i21.2105ACTA GEOGRÁFICA; v. 9 n. 21 (2015): set./dez. 2015; 82-942177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/2105/1822Copyright (c) 2015 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessleite, marcos esdrasdos Santos Neto, Narciso FerreiraRosa, Bruna Oliveira2022-11-16T20:01:53Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/2105Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T20:01:53Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPEAMENTO DA DENSIDADE DE ACIDENTES COM CICLISTAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG
title MAPEAMENTO DA DENSIDADE DE ACIDENTES COM CICLISTAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG
spellingShingle MAPEAMENTO DA DENSIDADE DE ACIDENTES COM CICLISTAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG
leite, marcos esdras
TNM
acidentes
SIG.
title_short MAPEAMENTO DA DENSIDADE DE ACIDENTES COM CICLISTAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG
title_full MAPEAMENTO DA DENSIDADE DE ACIDENTES COM CICLISTAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG
title_fullStr MAPEAMENTO DA DENSIDADE DE ACIDENTES COM CICLISTAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG
title_full_unstemmed MAPEAMENTO DA DENSIDADE DE ACIDENTES COM CICLISTAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG
title_sort MAPEAMENTO DA DENSIDADE DE ACIDENTES COM CICLISTAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG
author leite, marcos esdras
author_facet leite, marcos esdras
dos Santos Neto, Narciso Ferreira
Rosa, Bruna Oliveira
author_role author
author2 dos Santos Neto, Narciso Ferreira
Rosa, Bruna Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv leite, marcos esdras
dos Santos Neto, Narciso Ferreira
Rosa, Bruna Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv TNM
acidentes
SIG.
topic TNM
acidentes
SIG.
description O Transporte Não Motorizado (TNM), em que a bicicleta é o maior destaque, é usado em cidades de países ricos como meio transporte, com isso, houve melhorias no sistema de transporte desses espaços urbanos. No entanto, essa não é a realidade das cidades brasileiras, onde os ciclistas encontram dificuldades diversas para usarem a bicicleta como meio de transporte seguro. O incentivo a esse tipo de transporte perpassa por ações estruturantes da cidade para oferecer vias seguras para os usuários desse tipo de transporte, haja vista que a bicicleta é mais vulnerável a acidentes, além da fragilidade que coloca a vida do ciclista em risco. A cidade mineira de Montes Claros possui sistema viário precário para o tamanho da frota de veículos motorizados, dessa forma, incentivar meios alternativos, como o TNM seria uma medida para melhorar a qualidade do trânsito urbano. A falta de condições adequadas para o uso da bicicleta, além das péssimas condições das vias e o congestionamento torna diário acidente com ciclistas na cidade de Montes Claros. Nesse contexto, este trabalho objetivou analisar a concentração dos acidentes com ciclistas na cidade de Montes Claros. Para tanto, foi aplicado o método de densidade de kernel, através do Sistema de Informações Geográficas (SIG). A identificação dos pontos de maior ocorrência de acidentes envolvendo ciclistas nas vias urbanas de Montes Claros mostrou a dificuldade em compatibilizar os dados de diferentes órgãos públicos, além de apontar a concentração dos acidentes nas principais vias da cidade. Os resultados apontam para a necessidade de criação de estruturas de transporte especificas para os ciclistas que disputam espaço no trânsito com carros e motos, consequentemente, acabam sendo vítimas de acidentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/2105
10.18227/2177-4307.acta.v9i21.2105
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/2105
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v9i21.2105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/2105/1822
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 9 n. 21 (2015): set./dez. 2015; 82-94
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1789436703778275328