O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos & Debates (Online) |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4032 |
Resumo: | O presente trabalho busca perceber as representações acerca da temática indígena a partir do livro didático de História. Nosso objetivo é entender qual é o tipo de conhecimento que a escola reproduz sobre os indígenas e, a partir disso, pontuar os elementos que colaboram para uma visão típica sobre os nativos. Dentro de uma breve discussão sobre o currículo de história, livro didático e representações sobre os indígenas, veremos como a invisibilidade do “índio” é reforçada por uma narrativa tradicional e ainda hegemônica nos livros escolares. |
id |
UFRR-5_1feed57790f9ad80fd5c6ef1a574dbfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/4032 |
network_acronym_str |
UFRR-5 |
network_name_str |
Textos & Debates (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENASLivro didático. Currículo. Invisibilidade. Indígenas.O presente trabalho busca perceber as representações acerca da temática indígena a partir do livro didático de História. Nosso objetivo é entender qual é o tipo de conhecimento que a escola reproduz sobre os indígenas e, a partir disso, pontuar os elementos que colaboram para uma visão típica sobre os nativos. Dentro de uma breve discussão sobre o currículo de história, livro didático e representações sobre os indígenas, veremos como a invisibilidade do “índio” é reforçada por uma narrativa tradicional e ainda hegemônica nos livros escolares.Universidade Federal de Roraima2019-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/403210.18227/2317-1448ted.v1i32.4032Textos e Debates; Vol. 1 No. 32 (2019)Textos e Debates; v. 1 n. 32 (2019)2317-14481413-9987reponame:Textos & Debates (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4032/pdfCopyright (c) 2019 Textos e Debateshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vitor Ferreira2022-05-16T19:13:06Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4032Revistahttps://revista.ufrr.br/textosedebatesPUBhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/oaiana@cch.ufrr.br2317-14481413-9987opendoar:2022-05-16T19:13:06Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS |
title |
O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS |
spellingShingle |
O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS Silva, Vitor Ferreira Livro didático. Currículo. Invisibilidade. Indígenas. |
title_short |
O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS |
title_full |
O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS |
title_fullStr |
O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS |
title_full_unstemmed |
O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS |
title_sort |
O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS |
author |
Silva, Vitor Ferreira |
author_facet |
Silva, Vitor Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vitor Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático. Currículo. Invisibilidade. Indígenas. |
topic |
Livro didático. Currículo. Invisibilidade. Indígenas. |
description |
O presente trabalho busca perceber as representações acerca da temática indígena a partir do livro didático de História. Nosso objetivo é entender qual é o tipo de conhecimento que a escola reproduz sobre os indígenas e, a partir disso, pontuar os elementos que colaboram para uma visão típica sobre os nativos. Dentro de uma breve discussão sobre o currículo de história, livro didático e representações sobre os indígenas, veremos como a invisibilidade do “índio” é reforçada por uma narrativa tradicional e ainda hegemônica nos livros escolares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4032 10.18227/2317-1448ted.v1i32.4032 |
url |
https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4032 |
identifier_str_mv |
10.18227/2317-1448ted.v1i32.4032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4032/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Textos e Debates https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Textos e Debates https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Textos e Debates; Vol. 1 No. 32 (2019) Textos e Debates; v. 1 n. 32 (2019) 2317-1448 1413-9987 reponame:Textos & Debates (Online) instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Textos & Debates (Online) |
collection |
Textos & Debates (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana@cch.ufrr.br |
_version_ |
1799770019910909952 |