O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vitor Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos & Debates (Online)
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4032
Resumo: O presente trabalho busca perceber as representações acerca da temática indígena a partir do livro didático de História. Nosso objetivo é entender qual é o tipo de conhecimento que a escola reproduz sobre os indígenas e, a partir disso, pontuar os elementos que colaboram para uma visão típica sobre os nativos. Dentro de uma breve discussão sobre o currículo de história, livro didático e representações sobre os indígenas, veremos como a invisibilidade do “índio” é reforçada por uma narrativa tradicional e ainda hegemônica nos livros escolares.
id UFRR-5_1feed57790f9ad80fd5c6ef1a574dbfb
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/4032
network_acronym_str UFRR-5
network_name_str Textos & Debates (Online)
repository_id_str
spelling O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENASLivro didático. Currículo. Invisibilidade. Indígenas.O presente trabalho busca perceber as representações acerca da temática indígena a partir do livro didático de História. Nosso objetivo é entender qual é o tipo de conhecimento que a escola reproduz sobre os indígenas e, a partir disso, pontuar os elementos que colaboram para uma visão típica sobre os nativos. Dentro de uma breve discussão sobre o currículo de história, livro didático e representações sobre os indígenas, veremos como a invisibilidade do “índio” é reforçada por uma narrativa tradicional e ainda hegemônica nos livros escolares.Universidade Federal de Roraima2019-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/403210.18227/2317-1448ted.v1i32.4032Textos e Debates; Vol. 1 No. 32 (2019)Textos e Debates; v. 1 n. 32 (2019)2317-14481413-9987reponame:Textos & Debates (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4032/pdfCopyright (c) 2019 Textos e Debateshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vitor Ferreira2022-05-16T19:13:06Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4032Revistahttps://revista.ufrr.br/textosedebatesPUBhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/oaiana@cch.ufrr.br2317-14481413-9987opendoar:2022-05-16T19:13:06Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS
title O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS
spellingShingle O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS
Silva, Vitor Ferreira
Livro didático. Currículo. Invisibilidade. Indígenas.
title_short O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS
title_full O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS
title_fullStr O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS
title_full_unstemmed O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS
title_sort O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS
author Silva, Vitor Ferreira
author_facet Silva, Vitor Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vitor Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático. Currículo. Invisibilidade. Indígenas.
topic Livro didático. Currículo. Invisibilidade. Indígenas.
description O presente trabalho busca perceber as representações acerca da temática indígena a partir do livro didático de História. Nosso objetivo é entender qual é o tipo de conhecimento que a escola reproduz sobre os indígenas e, a partir disso, pontuar os elementos que colaboram para uma visão típica sobre os nativos. Dentro de uma breve discussão sobre o currículo de história, livro didático e representações sobre os indígenas, veremos como a invisibilidade do “índio” é reforçada por uma narrativa tradicional e ainda hegemônica nos livros escolares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4032
10.18227/2317-1448ted.v1i32.4032
url https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4032
identifier_str_mv 10.18227/2317-1448ted.v1i32.4032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4032/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Textos e Debates
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Textos e Debates
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv Textos e Debates; Vol. 1 No. 32 (2019)
Textos e Debates; v. 1 n. 32 (2019)
2317-1448
1413-9987
reponame:Textos & Debates (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Textos & Debates (Online)
collection Textos & Debates (Online)
repository.name.fl_str_mv Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ana@cch.ufrr.br
_version_ 1799770019910909952