Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Maria Aparecida Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6413
Resumo: This research report aims to present the application of a didactic sequence with the genre cooking recipe in a class of 6th grade Elementary School a center of specialized education of Salvador - BA. It aims to investigate the gender contribution to the expansion of skills and communication skills and literacy of students, in their different functions and purposes. We use the methodology of action research, qualitative and interpretative nature and interventional approach. This research is guided by the theoretical assumptions of Galvão Filho (2009), Sassaki (1997; 2005a; 2005b) regarding inclusive education. For the concepts of literacy, reading, writing and genre were utilized Soares studies (2004; 2010), Kleiman (1995; 2001), Marcuschi (2002; 2005; 2008) and National Curriculum Standards of Portuguese Language Teaching Elementary School (1998), among others. The results reveal that the language teaching using the genre is configured as the body in access to linguistic knowledge necessary for effective socio-cultural activities and expansion of the literacy process of the students.
id UFS-2_aa7a5bde5038df1bbf0b130e7ed36121
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6413
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Menezes, Maria Aparecida Alveshttp://lattes.cnpq.br/6715427937592687Carvalho, Maria Leônia Garcia Costahttp://lattes.cnpq.br/83156714168189372017-09-27T19:44:19Z2017-09-27T19:44:19Z2015-07-30MENEZES, Maria Aparecida Alves. Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6413This research report aims to present the application of a didactic sequence with the genre cooking recipe in a class of 6th grade Elementary School a center of specialized education of Salvador - BA. It aims to investigate the gender contribution to the expansion of skills and communication skills and literacy of students, in their different functions and purposes. We use the methodology of action research, qualitative and interpretative nature and interventional approach. This research is guided by the theoretical assumptions of Galvão Filho (2009), Sassaki (1997; 2005a; 2005b) regarding inclusive education. For the concepts of literacy, reading, writing and genre were utilized Soares studies (2004; 2010), Kleiman (1995; 2001), Marcuschi (2002; 2005; 2008) and National Curriculum Standards of Portuguese Language Teaching Elementary School (1998), among others. The results reveal that the language teaching using the genre is configured as the body in access to linguistic knowledge necessary for effective socio-cultural activities and expansion of the literacy process of the students.O presente relatório de pesquisa visa apresentar a aplicação de uma sequência didática com o gênero textual receita culinária em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de um centro de atendimento educacional especializado de Salvador BA. Objetiva investigar a contribuição do gênero na ampliação das competências e habilidades comunicativas e de letramento dos alunos, em suas diferentes funções e finalidades. Utilizamos a metodologia da pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e natureza interpretativa e interventiva. Esta pesquisa orienta-se pelos pressupostos teóricos de Paul Bercherie (2001); Pan (2008), acerca da concepção de deficiência intelectual. Em relação à Educação Inclusiva foram utilizados os estudos de autores como Galvão Filho (2009), Glat (1998), Sassaki (1997; 2004; 2005a; 2005b), dentre outros. As concepções de Kleiman (1995), Rojo (2006) e Soares (2004; 2010) sustentaram a noção de letramento como prática social. Para a concepção de leitura e produção textual foram abordadas as contribuições de teóricos como Koch e Elias (2012), Kleiman (2001), Leffa (1996), Solé (1998) e Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II (1998). Para a noção de gênero textual, a pesquisa se fundamentou nos conceitos de Bakhtin (1997), Marcuschi (2002; 2005; 2008) e Dolz, Noverraz, e Schneuwly (2004). Os resultados permitiram revelar que o ensino da língua utilizando gêneros textuais se configura enquanto instância de acesso a saberes linguísticos necessários para a efetiva atuação sociocultural e ampliação do processo de letramento dos alunos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação Profissional em LetrasUFSBRLetramentoGêneros textuaisEducação inclusivaGêneros literáriosMaterial didáticoLiteracyTextual GenderInclusive educationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLetramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental IILiteracy and inclusive education : building practices of reading and writing in elementary educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdfapplication/pdf1114002https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6413/1/MARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf3c766a17b3d83ef09263630398968b5eMD51TEXTMARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.txtMARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.txtExtracted texttext/plain250798https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6413/2/MARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.txtba55e6be5c761488ee0a85850cc3c6b9MD52THUMBNAILMARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.jpgMARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6413/3/MARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.jpgdc4e4129a2fe7f4dad16a996e517afefMD53riufs/64132018-12-03 12:26:30.659oai:ufs.br:riufs/6413Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-12-03T15:26:30Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Literacy and inclusive education : building practices of reading and writing in elementary education
title Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II
spellingShingle Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II
Menezes, Maria Aparecida Alves
Letramento
Gêneros textuais
Educação inclusiva
Gêneros literários
Material didático
Literacy
Textual Gender
Inclusive education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II
title_full Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II
title_fullStr Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II
title_full_unstemmed Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II
title_sort Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II
author Menezes, Maria Aparecida Alves
author_facet Menezes, Maria Aparecida Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Maria Aparecida Alves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6715427937592687
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Maria Leônia Garcia Costa
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8315671416818937
contributor_str_mv Carvalho, Maria Leônia Garcia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Gêneros textuais
Educação inclusiva
Gêneros literários
Material didático
topic Letramento
Gêneros textuais
Educação inclusiva
Gêneros literários
Material didático
Literacy
Textual Gender
Inclusive education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Textual Gender
Inclusive education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This research report aims to present the application of a didactic sequence with the genre cooking recipe in a class of 6th grade Elementary School a center of specialized education of Salvador - BA. It aims to investigate the gender contribution to the expansion of skills and communication skills and literacy of students, in their different functions and purposes. We use the methodology of action research, qualitative and interpretative nature and interventional approach. This research is guided by the theoretical assumptions of Galvão Filho (2009), Sassaki (1997; 2005a; 2005b) regarding inclusive education. For the concepts of literacy, reading, writing and genre were utilized Soares studies (2004; 2010), Kleiman (1995; 2001), Marcuschi (2002; 2005; 2008) and National Curriculum Standards of Portuguese Language Teaching Elementary School (1998), among others. The results reveal that the language teaching using the genre is configured as the body in access to linguistic knowledge necessary for effective socio-cultural activities and expansion of the literacy process of the students.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENEZES, Maria Aparecida Alves. Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6413
identifier_str_mv MENEZES, Maria Aparecida Alves. Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação Profissional em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6413/1/MARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6413/2/MARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6413/3/MARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c766a17b3d83ef09263630398968b5e
ba55e6be5c761488ee0a85850cc3c6b9
dc4e4129a2fe7f4dad16a996e517afef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793350842107035648