Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2216 |
Resumo: | O presente estudo consiste em uma reflexão sobre os aspectos principais do esforço de constituição de uma herme-nêutica e de uma heurística investigativa no âmbito da História das Disciplinas Escolares no Brasil. O primeiro movimento do texto é dedicado à apresentação das principais categorias de análise presentes nas investigações neste corte temático. Em seguida, o texto percorre o caminho da ampliação de fontes ocorrida na pesquisa histórica, de modo geral, e histórico-educacional, de modo particular. No terceiro e último movimento, há uma apresentação sucinta de vinte obras publicadas em forma de livro ou de coletânea que tratam da temática, com apontamento de seus contornos mais gerais e das fontes de pesquisa utilizadas, o que consistiu em amostra significativa para as pretensões desse estudo, considerando, porém, que há produção significativa nesta área temática divulgada em forma de dissertações, teses e artigos científicos. Conclui-se que a pesquisa na temática da História das Disciplinas Escolares encontra-se estruturada, com uma hermenêutica que superou abordagens restritivas e reducionistas do passado, com utilização de fontes de pesquisa que permitem alcançar melhor a dinâmica cotidiana dos indivíduos nos processos de escolarização modernos. |
id |
UFS-3_5d61b4d878553321ca5916b05a2db159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2216 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008)O presente estudo consiste em uma reflexão sobre os aspectos principais do esforço de constituição de uma herme-nêutica e de uma heurística investigativa no âmbito da História das Disciplinas Escolares no Brasil. O primeiro movimento do texto é dedicado à apresentação das principais categorias de análise presentes nas investigações neste corte temático. Em seguida, o texto percorre o caminho da ampliação de fontes ocorrida na pesquisa histórica, de modo geral, e histórico-educacional, de modo particular. No terceiro e último movimento, há uma apresentação sucinta de vinte obras publicadas em forma de livro ou de coletânea que tratam da temática, com apontamento de seus contornos mais gerais e das fontes de pesquisa utilizadas, o que consistiu em amostra significativa para as pretensões desse estudo, considerando, porém, que há produção significativa nesta área temática divulgada em forma de dissertações, teses e artigos científicos. Conclui-se que a pesquisa na temática da História das Disciplinas Escolares encontra-se estruturada, com uma hermenêutica que superou abordagens restritivas e reducionistas do passado, com utilização de fontes de pesquisa que permitem alcançar melhor a dinâmica cotidiana dos indivíduos nos processos de escolarização modernos.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/221610.20952/revtee.v0i0.2216Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 4 (2010): Janeiro-julho2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2216/1887Júnior, Décio Gattiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T14:48:30Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2216Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T14:48:30Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008) |
title |
Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008) |
spellingShingle |
Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008) Júnior, Décio Gatti |
title_short |
Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008) |
title_full |
Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008) |
title_fullStr |
Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008) |
title_full_unstemmed |
Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008) |
title_sort |
Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008) |
author |
Júnior, Décio Gatti |
author_facet |
Júnior, Décio Gatti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, Décio Gatti |
description |
O presente estudo consiste em uma reflexão sobre os aspectos principais do esforço de constituição de uma herme-nêutica e de uma heurística investigativa no âmbito da História das Disciplinas Escolares no Brasil. O primeiro movimento do texto é dedicado à apresentação das principais categorias de análise presentes nas investigações neste corte temático. Em seguida, o texto percorre o caminho da ampliação de fontes ocorrida na pesquisa histórica, de modo geral, e histórico-educacional, de modo particular. No terceiro e último movimento, há uma apresentação sucinta de vinte obras publicadas em forma de livro ou de coletânea que tratam da temática, com apontamento de seus contornos mais gerais e das fontes de pesquisa utilizadas, o que consistiu em amostra significativa para as pretensões desse estudo, considerando, porém, que há produção significativa nesta área temática divulgada em forma de dissertações, teses e artigos científicos. Conclui-se que a pesquisa na temática da História das Disciplinas Escolares encontra-se estruturada, com uma hermenêutica que superou abordagens restritivas e reducionistas do passado, com utilização de fontes de pesquisa que permitem alcançar melhor a dinâmica cotidiana dos indivíduos nos processos de escolarização modernos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2216 10.20952/revtee.v0i0.2216 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2216 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2216/1887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 4 (2010): Janeiro-julho Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 4 (2010): Janeiro-julho Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 4 (2010): Janeiro-julho Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 4 (2010): Janeiro-julho 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180532596736 |