DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Elizabeth Maria da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17020
Resumo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar uma proposta de abordagem didática do gênero artigo acadêmico (AA), no curso de Letras: Língua Portuguesa, de uma universidade brasileira. Fundamenta-se nos estudos dos Letramentos Acadêmicos, particularmente nas abordagens de ensino de escrita acadêmica propostas por Lea e Street (1998) – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos. A abordagem didática do AA direciona-se para uma turma da disciplina Tópicos Especiais em Língua – Gêneros Acadêmicos, ofertada remotamente, em 2021, com aulas síncronas e assíncronas. As ações didáticas desenvolvidas na turma organizam-se em três momentos: (1) Pesquisa acadêmica em Linguística: o que é e como se faz?; (2) Artigo acadêmico em Linguística: o que é e como se faz? e (3) Produção científica: do projeto de pesquisa ao artigo acadêmico. A culminância do desenvolvimento dessas ações didáticas consiste na submissão de um resumo do AA produzido na disciplina para um evento acadêmico da área de Letras. Avalia-se como produtiva a elaboração dessa proposta, sobretudo por oportunizar aos estudantes feedback formativo (WINGATE, 2010) dos textos escritos, momentos de conversas em torno do texto (IVANIC, 1998), da história do texto (LILLIS, 2003), favorecendo um diálogo mais profícuo sobre a escrita acadêmica.
id UFS-5_1762108481d5e944bd63367b23ab8034
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17020
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIESABORDAGEM DIDÁTICA DO ARTIGO ACADÊMICO EM UM CURSO DE LETRAS: DIÁLOGO ENTRE A SOCIORRETÓRICA E OS LETRAMENTOS ACADÊMICOSLetramentos AcadêmicosEnsino de escritaArtigo acadêmicoAcademic literaciesTeaching of writingAcademic articleO objetivo deste artigo é descrever e analisar uma proposta de abordagem didática do gênero artigo acadêmico (AA), no curso de Letras: Língua Portuguesa, de uma universidade brasileira. Fundamenta-se nos estudos dos Letramentos Acadêmicos, particularmente nas abordagens de ensino de escrita acadêmica propostas por Lea e Street (1998) – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos. A abordagem didática do AA direciona-se para uma turma da disciplina Tópicos Especiais em Língua – Gêneros Acadêmicos, ofertada remotamente, em 2021, com aulas síncronas e assíncronas. As ações didáticas desenvolvidas na turma organizam-se em três momentos: (1) Pesquisa acadêmica em Linguística: o que é e como se faz?; (2) Artigo acadêmico em Linguística: o que é e como se faz? e (3) Produção científica: do projeto de pesquisa ao artigo acadêmico. A culminância do desenvolvimento dessas ações didáticas consiste na submissão de um resumo do AA produzido na disciplina para um evento acadêmico da área de Letras. Avalia-se como produtiva a elaboração dessa proposta, sobretudo por oportunizar aos estudantes feedback formativo (WINGATE, 2010) dos textos escritos, momentos de conversas em torno do texto (IVANIC, 1998), da história do texto (LILLIS, 2003), favorecendo um diálogo mais profícuo sobre a escrita acadêmica.The purpose of this article is to describe and analyze a didactic approach proposal of the academic article (AA) genre, in the Portuguese teaching degree, at a Brazilian university. It is based on the studies of Academic Literacies, particularly on the academic writing teaching approaches proposed by Lea and Street (1998) – study skills, academic socialization and academic literacies. The didactic approach of the AA is directed to a group of the discipline Special Topics in Language – Academic Genres, offered remotely, in 2021, with synchronous and asynchronous classes. The didactic actions developed in the class are organized in three moments: (1) Academic research in Linguistics: what is it and how is it done ?; (2) Academic article in Linguistics: what is it and how is it done? and (3) Scientific production: from the research project to the academic article. The culmination of the development of these didactic actions is the submission of a summary of the EAA produced in the discipline for an academic event in the area of Portuguese teaching degree. The elaboration of this proposal is evaluated as productive, mainly because it provides students with formative feedback (WINGATE, 2010) of the written texts, moments of talk around the text (IVANIC, 1998), about the text history (LILLIS, 2003), favoring a more fruitful dialogue on academic writing.Universidade Federal de Sergipe - UFS2022-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1702010.51951/ti.v11i24Travessias Interativas; No 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124Travessias Interativas; n. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124Travessias Interativas; No. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124Travessias Interativas; Núm. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-1242236-740310.51951/ti.v11i24reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17020/12463Copyright (c) 2022 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Elizabeth Maria da 2022-01-12T02:30:38Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17020Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2022-01-12T02:30:38Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES
ABORDAGEM DIDÁTICA DO ARTIGO ACADÊMICO EM UM CURSO DE LETRAS: DIÁLOGO ENTRE A SOCIORRETÓRICA E OS LETRAMENTOS ACADÊMICOS
title DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES
spellingShingle DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES
SILVA, Elizabeth Maria da
Letramentos Acadêmicos
Ensino de escrita
Artigo acadêmico
Academic literacies
Teaching of writing
Academic article
title_short DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES
title_full DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES
title_fullStr DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES
title_full_unstemmed DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES
title_sort DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES
author SILVA, Elizabeth Maria da
author_facet SILVA, Elizabeth Maria da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Elizabeth Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos Acadêmicos
Ensino de escrita
Artigo acadêmico
Academic literacies
Teaching of writing
Academic article
topic Letramentos Acadêmicos
Ensino de escrita
Artigo acadêmico
Academic literacies
Teaching of writing
Academic article
description O objetivo deste artigo é descrever e analisar uma proposta de abordagem didática do gênero artigo acadêmico (AA), no curso de Letras: Língua Portuguesa, de uma universidade brasileira. Fundamenta-se nos estudos dos Letramentos Acadêmicos, particularmente nas abordagens de ensino de escrita acadêmica propostas por Lea e Street (1998) – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos. A abordagem didática do AA direciona-se para uma turma da disciplina Tópicos Especiais em Língua – Gêneros Acadêmicos, ofertada remotamente, em 2021, com aulas síncronas e assíncronas. As ações didáticas desenvolvidas na turma organizam-se em três momentos: (1) Pesquisa acadêmica em Linguística: o que é e como se faz?; (2) Artigo acadêmico em Linguística: o que é e como se faz? e (3) Produção científica: do projeto de pesquisa ao artigo acadêmico. A culminância do desenvolvimento dessas ações didáticas consiste na submissão de um resumo do AA produzido na disciplina para um evento acadêmico da área de Letras. Avalia-se como produtiva a elaboração dessa proposta, sobretudo por oportunizar aos estudantes feedback formativo (WINGATE, 2010) dos textos escritos, momentos de conversas em torno do texto (IVANIC, 1998), da história do texto (LILLIS, 2003), favorecendo um diálogo mais profícuo sobre a escrita acadêmica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17020
10.51951/ti.v11i24
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17020
identifier_str_mv 10.51951/ti.v11i24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17020/12463
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Travessias Interativas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Travessias Interativas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124
Travessias Interativas; n. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124
Travessias Interativas; No. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124
Travessias Interativas; Núm. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124
2236-7403
10.51951/ti.v11i24
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328416537149440