Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Legey, Ana Paula
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mól, Antônio Carlos de Abreu, Barbosa, Júlio Vianna, Coutinho, Cláudia Mara Lara Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37735
Resumo: No presente trabalho, buscou-se avaliar o impacto de uma prática pedagógica aplicada a licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade particular do Rio de Janeiro. Os licenciandos foram estimulados a desenvolver jogos educativos relacionados à disciplina de Biologia Celular, para, numa etapa subsequente, aplicá-los com os colegas em sala de aula. Dois questionários foram aplicados aos participantes da pesquisa: o primeiro, imediatamente após o uso dos jogos em sala de aula, e o segundo, dois anos mais tarde, quando a licenciatura já havia sido concluída. Os resultados obtidos demonstraram que jogos educativos devem merecer tempo e espaço privilegiados na formação dos professores, e apontam para a relevância de se aliar atividades pedagógicas a disciplinas de conteúdo específico desde o início da formação em licenciatura. Para isso, sugerimos estreito diálogo das disciplinas teóricas do ciclo básico com as disciplinas didáticas, particularmente Prática de Ensino e Estágio Supervisionado.
id UFSC-23_8f119eeea00bd485426f546109b2976b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37735
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciênciasNo presente trabalho, buscou-se avaliar o impacto de uma prática pedagógica aplicada a licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade particular do Rio de Janeiro. Os licenciandos foram estimulados a desenvolver jogos educativos relacionados à disciplina de Biologia Celular, para, numa etapa subsequente, aplicá-los com os colegas em sala de aula. Dois questionários foram aplicados aos participantes da pesquisa: o primeiro, imediatamente após o uso dos jogos em sala de aula, e o segundo, dois anos mais tarde, quando a licenciatura já havia sido concluída. Os resultados obtidos demonstraram que jogos educativos devem merecer tempo e espaço privilegiados na formação dos professores, e apontam para a relevância de se aliar atividades pedagógicas a disciplinas de conteúdo específico desde o início da formação em licenciatura. Para isso, sugerimos estreito diálogo das disciplinas teóricas do ciclo básico com as disciplinas didáticas, particularmente Prática de Ensino e Estágio Supervisionado.Universidade Federal de Santa Catarina2012-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37735Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 3 (2012); 49-821982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37735/29159Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLegey, Ana PaulaMól, Antônio Carlos de AbreuBarbosa, Júlio ViannaCoutinho, Cláudia Mara Lara Melo2019-04-11T14:41:20Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37735Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:41:20Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências
title Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências
spellingShingle Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências
Legey, Ana Paula
title_short Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências
title_full Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências
title_fullStr Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências
title_full_unstemmed Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências
title_sort Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências
author Legey, Ana Paula
author_facet Legey, Ana Paula
Mól, Antônio Carlos de Abreu
Barbosa, Júlio Vianna
Coutinho, Cláudia Mara Lara Melo
author_role author
author2 Mól, Antônio Carlos de Abreu
Barbosa, Júlio Vianna
Coutinho, Cláudia Mara Lara Melo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Legey, Ana Paula
Mól, Antônio Carlos de Abreu
Barbosa, Júlio Vianna
Coutinho, Cláudia Mara Lara Melo
description No presente trabalho, buscou-se avaliar o impacto de uma prática pedagógica aplicada a licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade particular do Rio de Janeiro. Os licenciandos foram estimulados a desenvolver jogos educativos relacionados à disciplina de Biologia Celular, para, numa etapa subsequente, aplicá-los com os colegas em sala de aula. Dois questionários foram aplicados aos participantes da pesquisa: o primeiro, imediatamente após o uso dos jogos em sala de aula, e o segundo, dois anos mais tarde, quando a licenciatura já havia sido concluída. Os resultados obtidos demonstraram que jogos educativos devem merecer tempo e espaço privilegiados na formação dos professores, e apontam para a relevância de se aliar atividades pedagógicas a disciplinas de conteúdo específico desde o início da formação em licenciatura. Para isso, sugerimos estreito diálogo das disciplinas teóricas do ciclo básico com as disciplinas didáticas, particularmente Prática de Ensino e Estágio Supervisionado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37735
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37735/29159
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 3 (2012); 49-82
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452515622912