Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2008 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Alexandria (Florianópolis) |
Download full: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37492 |
Summary: | Neste artigo descrevemos uma estratégia motivadora, extracurricular, direcionada a universitários da área de saúde para o estudo de anatomia humana. Durante uma feira de ciências realizada na Fundação Oswaldo Cruz desenvolvemos uma investigação sobre o nível de conhecimento da população sobre as doenças infecciosas utilizando um stand de peças anatômicas cadavéricas e sintéticas a fim de atrair o público. A pesquisa contou com uma equipe composta por dois coordenadores e cinco alunos universitários que ficaram responsáveis por esclarecer dúvidas sobre o tema abordado e por aplicar um questionário semi-estruturado que permitiu avaliar o nível de informação dos visitantes. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos discentes em relação a essa atividade extracurricular. Essa experiência proporcionou aos discentes a oportunidade de participar como educadores em eventos não formais de ensino, valorizando e estimulando práticas de ensino mais dinâmicas. Acreditamos que contribuímos para um aprendizado significativo e, conseqüentemente, um amadurecimento profissional. |
id |
UFSC-23_a3224b66391b74b0d19f7fbf273be6d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37492 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciaisNeste artigo descrevemos uma estratégia motivadora, extracurricular, direcionada a universitários da área de saúde para o estudo de anatomia humana. Durante uma feira de ciências realizada na Fundação Oswaldo Cruz desenvolvemos uma investigação sobre o nível de conhecimento da população sobre as doenças infecciosas utilizando um stand de peças anatômicas cadavéricas e sintéticas a fim de atrair o público. A pesquisa contou com uma equipe composta por dois coordenadores e cinco alunos universitários que ficaram responsáveis por esclarecer dúvidas sobre o tema abordado e por aplicar um questionário semi-estruturado que permitiu avaliar o nível de informação dos visitantes. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos discentes em relação a essa atividade extracurricular. Essa experiência proporcionou aos discentes a oportunidade de participar como educadores em eventos não formais de ensino, valorizando e estimulando práticas de ensino mais dinâmicas. Acreditamos que contribuímos para um aprendizado significativo e, conseqüentemente, um amadurecimento profissional.Universidade Federal de Santa Catarina2008-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37492Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2008); 63-791982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37492/28787Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMontes, Marco Aurélio de AzambujaSouza, Claudia Teresa Vieira de2019-04-12T15:27:11Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37492Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-12T15:27:11Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais |
title |
Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais |
spellingShingle |
Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais Montes, Marco Aurélio de Azambuja |
title_short |
Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais |
title_full |
Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais |
title_fullStr |
Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais |
title_full_unstemmed |
Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais |
title_sort |
Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais |
author |
Montes, Marco Aurélio de Azambuja |
author_facet |
Montes, Marco Aurélio de Azambuja Souza, Claudia Teresa Vieira de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Claudia Teresa Vieira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montes, Marco Aurélio de Azambuja Souza, Claudia Teresa Vieira de |
description |
Neste artigo descrevemos uma estratégia motivadora, extracurricular, direcionada a universitários da área de saúde para o estudo de anatomia humana. Durante uma feira de ciências realizada na Fundação Oswaldo Cruz desenvolvemos uma investigação sobre o nível de conhecimento da população sobre as doenças infecciosas utilizando um stand de peças anatômicas cadavéricas e sintéticas a fim de atrair o público. A pesquisa contou com uma equipe composta por dois coordenadores e cinco alunos universitários que ficaram responsáveis por esclarecer dúvidas sobre o tema abordado e por aplicar um questionário semi-estruturado que permitiu avaliar o nível de informação dos visitantes. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos discentes em relação a essa atividade extracurricular. Essa experiência proporcionou aos discentes a oportunidade de participar como educadores em eventos não formais de ensino, valorizando e estimulando práticas de ensino mais dinâmicas. Acreditamos que contribuímos para um aprendizado significativo e, conseqüentemente, um amadurecimento profissional. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37492 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37492/28787 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2008); 63-79 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313452192661504 |