Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais

Bibliographic Details
Main Author: Montes, Marco Aurélio de Azambuja
Publication Date: 2008
Other Authors: Souza, Claudia Teresa Vieira de
Format: Article
Language: por
Source: Alexandria (Florianópolis)
Download full: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37492
Summary: Neste artigo descrevemos uma estratégia motivadora, extracurricular, direcionada a universitários da área de saúde para o estudo de anatomia humana. Durante uma feira de ciências realizada na Fundação Oswaldo Cruz desenvolvemos uma investigação sobre o nível de conhecimento da população sobre as doenças infecciosas utilizando um stand de peças anatômicas cadavéricas e sintéticas a fim de atrair o público. A pesquisa contou com uma equipe composta por dois coordenadores e cinco alunos universitários que ficaram responsáveis por esclarecer dúvidas sobre o tema abordado e por aplicar um questionário semi-estruturado que permitiu avaliar o nível de informação dos visitantes. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos discentes em relação a essa atividade extracurricular. Essa experiência proporcionou aos discentes a oportunidade de participar como educadores em eventos não formais de ensino, valorizando e estimulando práticas de ensino mais dinâmicas. Acreditamos que contribuímos para um aprendizado significativo e, conseqüentemente, um amadurecimento profissional.
id UFSC-23_a3224b66391b74b0d19f7fbf273be6d3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37492
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciaisNeste artigo descrevemos uma estratégia motivadora, extracurricular, direcionada a universitários da área de saúde para o estudo de anatomia humana. Durante uma feira de ciências realizada na Fundação Oswaldo Cruz desenvolvemos uma investigação sobre o nível de conhecimento da população sobre as doenças infecciosas utilizando um stand de peças anatômicas cadavéricas e sintéticas a fim de atrair o público. A pesquisa contou com uma equipe composta por dois coordenadores e cinco alunos universitários que ficaram responsáveis por esclarecer dúvidas sobre o tema abordado e por aplicar um questionário semi-estruturado que permitiu avaliar o nível de informação dos visitantes. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos discentes em relação a essa atividade extracurricular. Essa experiência proporcionou aos discentes a oportunidade de participar como educadores em eventos não formais de ensino, valorizando e estimulando práticas de ensino mais dinâmicas. Acreditamos que contribuímos para um aprendizado significativo e, conseqüentemente, um amadurecimento profissional.Universidade Federal de Santa Catarina2008-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37492Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2008); 63-791982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37492/28787Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMontes, Marco Aurélio de AzambujaSouza, Claudia Teresa Vieira de2019-04-12T15:27:11Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37492Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-12T15:27:11Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais
title Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais
spellingShingle Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais
Montes, Marco Aurélio de Azambuja
title_short Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais
title_full Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais
title_fullStr Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais
title_full_unstemmed Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais
title_sort Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais
author Montes, Marco Aurélio de Azambuja
author_facet Montes, Marco Aurélio de Azambuja
Souza, Claudia Teresa Vieira de
author_role author
author2 Souza, Claudia Teresa Vieira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montes, Marco Aurélio de Azambuja
Souza, Claudia Teresa Vieira de
description Neste artigo descrevemos uma estratégia motivadora, extracurricular, direcionada a universitários da área de saúde para o estudo de anatomia humana. Durante uma feira de ciências realizada na Fundação Oswaldo Cruz desenvolvemos uma investigação sobre o nível de conhecimento da população sobre as doenças infecciosas utilizando um stand de peças anatômicas cadavéricas e sintéticas a fim de atrair o público. A pesquisa contou com uma equipe composta por dois coordenadores e cinco alunos universitários que ficaram responsáveis por esclarecer dúvidas sobre o tema abordado e por aplicar um questionário semi-estruturado que permitiu avaliar o nível de informação dos visitantes. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos discentes em relação a essa atividade extracurricular. Essa experiência proporcionou aos discentes a oportunidade de participar como educadores em eventos não formais de ensino, valorizando e estimulando práticas de ensino mais dinâmicas. Acreditamos que contribuímos para um aprendizado significativo e, conseqüentemente, um amadurecimento profissional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37492
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37492/28787
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2008); 63-79
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452192661504