Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Solange Raydan
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dornelas, Lílian de Fátima, Magalhães, Lívia de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/736
Resumo: Os avanços tecnológicos na assistência ao neonato têm levado ao aumento da sobrevida dosrecém-nascidos pré-termo. Esse aumento tem gerado preocupação quanto ao desenvolvimento desses bebêse provocado interesse dos pesquisadores em investigar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças quenasceram prematuramente. Revisar a literatura brasileira para identificar os principais instrumentos utilizadospara avaliar o desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo nos primeiro três anos de vida foi o objetivo destetrabalho. Foi realizado levantamento bibliográfico, nos anos de 1999 a 2011, nas bases de dados Lilacs e Scielo.Foram identificados 11 instrumentos de avaliação do desenvolvimento, sendo que, dos 24 artigos selecionadospara a revisão, a maioria (11; 45,83%) utilizou as escalas Alberta Infant Motor Scale (AIMS) (6; 54,5%) e oteste de triagem do desenvolvimento Denver II (TDD-II) (5; 45,5%). Há predomínio do uso de instrumentosreferenciados em normas, criados em outros países, sem validação para a criança brasileira. A revisão indicaa necessidade de mais pesquisas voltadas para a tradução e validação tanto dos testes importados como dosinstrumentos desenvolvidos no Brasil.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.015
id UFSCAR-1_4a6d272dee701ad55e0d88e86b4ba743
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/736
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature reviewOs avanços tecnológicos na assistência ao neonato têm levado ao aumento da sobrevida dosrecém-nascidos pré-termo. Esse aumento tem gerado preocupação quanto ao desenvolvimento desses bebêse provocado interesse dos pesquisadores em investigar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças quenasceram prematuramente. Revisar a literatura brasileira para identificar os principais instrumentos utilizadospara avaliar o desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo nos primeiro três anos de vida foi o objetivo destetrabalho. Foi realizado levantamento bibliográfico, nos anos de 1999 a 2011, nas bases de dados Lilacs e Scielo.Foram identificados 11 instrumentos de avaliação do desenvolvimento, sendo que, dos 24 artigos selecionadospara a revisão, a maioria (11; 45,83%) utilizou as escalas Alberta Infant Motor Scale (AIMS) (6; 54,5%) e oteste de triagem do desenvolvimento Denver II (TDD-II) (5; 45,5%). Há predomínio do uso de instrumentosreferenciados em normas, criados em outros países, sem validação para a criança brasileira. A revisão indicaa necessidade de mais pesquisas voltadas para a tradução e validação tanto dos testes importados como dosinstrumentos desenvolvidos no Brasil.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.015Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/736Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 1 (2013)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 1 (2013)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 1 (2013)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/736/421Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Solange RaydanDornelas, Lílian de FátimaMagalhães, Lívia de Castro2022-01-18T14:03:22Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/736Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-18T14:03:22Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature review
title Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature review
spellingShingle Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature review
Rocha, Solange Raydan
title_short Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature review
title_full Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature review
title_fullStr Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature review
title_full_unstemmed Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature review
title_sort Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature review
author Rocha, Solange Raydan
author_facet Rocha, Solange Raydan
Dornelas, Lílian de Fátima
Magalhães, Lívia de Castro
author_role author
author2 Dornelas, Lílian de Fátima
Magalhães, Lívia de Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Solange Raydan
Dornelas, Lílian de Fátima
Magalhães, Lívia de Castro
description Os avanços tecnológicos na assistência ao neonato têm levado ao aumento da sobrevida dosrecém-nascidos pré-termo. Esse aumento tem gerado preocupação quanto ao desenvolvimento desses bebêse provocado interesse dos pesquisadores em investigar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças quenasceram prematuramente. Revisar a literatura brasileira para identificar os principais instrumentos utilizadospara avaliar o desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo nos primeiro três anos de vida foi o objetivo destetrabalho. Foi realizado levantamento bibliográfico, nos anos de 1999 a 2011, nas bases de dados Lilacs e Scielo.Foram identificados 11 instrumentos de avaliação do desenvolvimento, sendo que, dos 24 artigos selecionadospara a revisão, a maioria (11; 45,83%) utilizou as escalas Alberta Infant Motor Scale (AIMS) (6; 54,5%) e oteste de triagem do desenvolvimento Denver II (TDD-II) (5; 45,5%). Há predomínio do uso de instrumentosreferenciados em normas, criados em outros países, sem validação para a criança brasileira. A revisão indicaa necessidade de mais pesquisas voltadas para a tradução e validação tanto dos testes importados como dosinstrumentos desenvolvidos no Brasil.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.015
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/736
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/736/421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 1 (2013)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 1 (2013)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 1 (2013)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314989379584