Plano de marketing para a loja varejista de roupas femininas e acessórios Maria Leite ME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longhi, Jéssica Amanda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166975
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_03dcb97e8b7a8bd6900b577bc273963b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/166975
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa Catarina.Longhi, Jéssica AmandaPetroll, Martin de La Martinière2016-08-30T20:26:50Z2016-08-30T20:26:50Z2016-08-30https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166975TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente Trabalho de Conclusão de Curso mostra o caso de uma empresa em período de consolidação no mercado, a loja roupas femininas e acessórios Maria Leite – ME. O estudo em questão objetiva desenvolver um plano de marketing à supracitada empresa, definindo ações necessárias para o atingimento dos objetivos de marketing da mesma. No que diz respeito ao método de desenvolvimento do trabalho, sua caracterização é de cunho exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Para tanto, foram utilizadas, como técnicas, entrevistas semi-estruturadas com a gestora da empresa, questionário online para medir o nível de satisfação das clientes fieis e, finalmente, técnica de cliente oculto para avaliação da concorrência. A partir da análise das respostas obtidas pelo questionário às clientes, foi possível perceber que a satisfação das mesmas em relação a todos os fatores que compõem a loja Maria Leite é muito boa, variando a porcentagem de aprovação entre 60% e 100%. Em relação à concorrência, a partir da avaliação pela técnica de cliente oculto, foi possível identificar a Myah Store como concorrente mais forte, seguida das lojas Charlotte e Ana Tessalah. Também houve a constatação de que o ambiente econômico atual não é favorável, bem como tende a permanecer desestabilizado no ano de 2016, contudo, não há previsão de grandes interferências políticas ou legislativas para o próximo ano que afetem de maneira significativa a loja Maria Leite. O principal ponto forte da loja é o bom relacionamento com as clientes, também foi possível identificar, como pontos fortes, o conhecimento de sua gestora em moda, que possui graduação referente ao tema, as atividades promocionais constantes, o ponto de fácil acesso, a busca constante por contatos que favoreçam a loja, o estilo das roupas que abrangem várias faixas-etárias e o uso diário de redes sociais para interação com as clientes. Os pontos fracos da empresa são voltados, principalmente, ao seu pouco tempo de mercado, como, por exemplo, falta de maior sobra de faturamento anual para novos investimentos e pequena estrutura do ponto. Também é possível ressaltar a desatualização do site e a falta de contato com nomes da moda florianopolitana. Os resultados obtidos levaram a autora desse estudo a desenvolver estratégias para o melhor posicionamento da loja Maria Leite no ambiente em que está inserida. Foram propostas ações para melhora da satisfação das clientes fidelizadas em 13%, atração de novas clientes em 12%, aumento de fidelização de novas consumidoras em 10%, aumento de vendas em períodos sem grandes descontos em 5% e o consequente aumento de faturamento anual. As estratégias traçadas para atingimento dos objetivos e metas da loja foram simples e livres de grandes desprendimentos financeiros. Por fim, concluiu-se que um plano de marketing a uma loja que está em seu segundo ano de existência é fundamental, a fim de que haja consolidação no mercado e futura expansão empresarial.This present Final Paper shows a case of a business in a Market adjustment period, a women’s clothing and accessories store, Maria Leite – ME. The study in question aims to develop a Marketing plan to the aforementioned company, defining actions that are necessary to achieve their Marketing objectives. In the case of this method of work development, its configuration is an exploratory and descriptive nature with quantitative and qualitative approach. Therefore, they were used as techniques, semi-structured interviews with the founder of the company and an on-line questionnaire was created to measure the level of customers’ satisfaction and loyalty, and finally, a mystery shopping technique to assess competition. From the analysis of the responses got from the on-line questionnaire and then it just revealed that the satisfaction of customers analyzing all the factors of Maria Leite was good and approved by the major, varying the percentage approval from 60% to 100%. Regarding competition, based on the assessment by the mystery shopping technique, it was possible to identify the Myah Store as a stronger competitor, followed by Charlotte and Anne Tessalah stores. Also realized that the current economic environment is not favorable, and tends to remain destabilized in 2016, however, there are no bigger expectations of major political or legislative interference for the next year and that affects significantly the shop Maria Leite. The main point of this store is the good relationship with the customers, it was also possible to identify as a strength point the knowledge of its manager in fashion, graduation related to the theme, constant promotional activities, the point of easy access, constant search for contacts, partners in favor of the store, the style of clothing that cover various age-groups and constant use of networking interactions in social media. The weaknesses of the company are geared mainly to its small time in market, for example, lack of higher annual revenues to spare for new investments and small structure point. A lack of updating the institutional can be highlighted and absence contact with branded fashion names in Florianópolis. The results led the author of this study to develop strategies to get better position to Maria Leite in the environment in which it operates. It has been proposed actions to improve the satisfaction of loyal customers by 13%, attraction of new customers by 12%, increase loyalty of new consumers in 10% sales increase in periods without big discounts by 5% increasing in annual sales. The strategies outlined to achieve the objectives and goals in the Store were simple and free of large financial detachments. Finally, it was concluded that a marketing plan to a store that is in its second year of existence is basal, looking for consolidation in the market and future business expansion.Florianópolis, SCPlano de Marketing; Estratégia; Marketing; Varejo; Moda.Plano de marketing para a loja varejista de roupas femininas e acessórios Maria Leite MEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTC - Jéssica Amanda Longhi.pdfTC - Jéssica Amanda Longhi.pdfapplication/pdf2769841https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/166975/1/TC%20-%20J%c3%a9ssica%20Amanda%20Longhi.pdf297f0052c9b470ab41dd2bea20d9602aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/166975/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1669752016-08-30 17:26:50.258oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-30T20:26:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de marketing para a loja varejista de roupas femininas e acessórios Maria Leite ME
title Plano de marketing para a loja varejista de roupas femininas e acessórios Maria Leite ME
spellingShingle Plano de marketing para a loja varejista de roupas femininas e acessórios Maria Leite ME
Longhi, Jéssica Amanda
Plano de Marketing; Estratégia; Marketing; Varejo; Moda.
title_short Plano de marketing para a loja varejista de roupas femininas e acessórios Maria Leite ME
title_full Plano de marketing para a loja varejista de roupas femininas e acessórios Maria Leite ME
title_fullStr Plano de marketing para a loja varejista de roupas femininas e acessórios Maria Leite ME
title_full_unstemmed Plano de marketing para a loja varejista de roupas femininas e acessórios Maria Leite ME
title_sort Plano de marketing para a loja varejista de roupas femininas e acessórios Maria Leite ME
author Longhi, Jéssica Amanda
author_facet Longhi, Jéssica Amanda
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Longhi, Jéssica Amanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petroll, Martin de La Martinière
contributor_str_mv Petroll, Martin de La Martinière
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Marketing; Estratégia; Marketing; Varejo; Moda.
topic Plano de Marketing; Estratégia; Marketing; Varejo; Moda.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-30T20:26:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-30T20:26:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166975
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/166975/1/TC%20-%20J%c3%a9ssica%20Amanda%20Longhi.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/166975/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 297f0052c9b470ab41dd2bea20d9602a
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805384891203584