Elaboração de um plano de marketing para uma empresa de pequeno porte do segmento comércio varejista de roupas e acessórios femininos. Estudo de Caso: M N Huntemann Ltda.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131549 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_e28a7ada4f4ba72a8861a7e50a01d059 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131549 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa Catarina.Duarte, Marina HunttemannPlatt, Allan Augusto2015-04-02T18:45:39Z2015-04-02T18:45:39Z2008https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131549TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Esta pesquisa teve por objetivo elaborar um plano de marketing para a empresa M N Huntemann Ltda. EPP, projetando o exercício de 2009. A fundamentação teórica apresenta teorias relacionadas à Administração de Marketing, como conceitos, a definição do composto de marketing e seus componentes, a de finição de planejamento estratégico, modelos de estruturação de plano de marketing e o modelo utilizado no estudo: sumário executivo, análise dos ambientes, análise SWOT, metas e objetivos de marketing, as estratégias de marketing, implementação e avaliação e controle. Este estudo foi realizado no período compreendido entre agosto a novembro de 2008. Esta pesquisa utilizou duas abordagens para análise e interpretação dos dados: a abordagem qualitativa e a quantitativa. As fontes de informação foram obtidas por intermédio da pesquisa de campo, através da observação direta da realidade in loco, e na pesquisa bibliográfica. Quanto aos objetivos, esta pesquisa se caracteriza como `Exploratória' e 'Descritiva'.O método de 'estudo de caso' foi empregado na análise qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a 'Entrevista' semi-estruturada e um questionário do tipo Padronizado com perguntas fechadas para a caracterização do ambiente do consumidor. Foram entrevistados 77 clientes. 0 estudo obteve informações para estabelecer a missão, visão e objetivos da empresa pesquisada. No composto de marketing e seus recursos, foram identificadas como força as baixas dividas que a organização possui, o histórico gerencial da gestora e seus resultados positivos no inicio de suas operações comerciais. Identificadas como fraquezas estão o nome, os altos custos que um shopping possui e o pequeno capital de giro atual da organização. A análise externa revelou a forte concorrência do ambiente onde a empresa está inserida, as promoções agressivas dos concorrentes e as altíssimas cargas tributárias impostas aos pequenos empresários. Após a análise, o estudo propôs ações para transformar fraquezas em forças e ameaças em oportunidades: ações de divulgação são para que a empresa fortaleça seu nome no mercado e aumente sua carteira de clientes; a utilização da ferramenta pós-venda como forma de criar um elo entre a empresa e seu cliente, além de obter o feedback do cliente e também seu prestigio. Após a realização prática das ações propostas nesse plano de marketing, sugere-se a realização de uma pesquisa de satisfação dos clientes para analisar seu ponto de vista sobre a empresa, bem como análises do faturamento para perceber mudanças ou ado quanto às estratégias de vendas. Concluiu-se que este estudo teve todos os seus objetivos alcançados.97 f.Florianópolis, SCAdministração de marketingPlano de marketingEmpresa de pequeno porteElaboração de um plano de marketing para uma empresa de pequeno porte do segmento comércio varejista de roupas e acessórios femininos. Estudo de Caso: M N Huntemann Ltda.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAdm291047.pdfAdm291047.pdfapplication/pdf14116346https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/131549/1/Adm291047.pdfb5c93d136b13d32dbb9342eae17c797fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/131549/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1315492015-04-02 15:45:39.292oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-02T18:45:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboração de um plano de marketing para uma empresa de pequeno porte do segmento comércio varejista de roupas e acessórios femininos. Estudo de Caso: M N Huntemann Ltda. |
title |
Elaboração de um plano de marketing para uma empresa de pequeno porte do segmento comércio varejista de roupas e acessórios femininos. Estudo de Caso: M N Huntemann Ltda. |
spellingShingle |
Elaboração de um plano de marketing para uma empresa de pequeno porte do segmento comércio varejista de roupas e acessórios femininos. Estudo de Caso: M N Huntemann Ltda. Duarte, Marina Hunttemann Administração de marketing Plano de marketing Empresa de pequeno porte |
title_short |
Elaboração de um plano de marketing para uma empresa de pequeno porte do segmento comércio varejista de roupas e acessórios femininos. Estudo de Caso: M N Huntemann Ltda. |
title_full |
Elaboração de um plano de marketing para uma empresa de pequeno porte do segmento comércio varejista de roupas e acessórios femininos. Estudo de Caso: M N Huntemann Ltda. |
title_fullStr |
Elaboração de um plano de marketing para uma empresa de pequeno porte do segmento comércio varejista de roupas e acessórios femininos. Estudo de Caso: M N Huntemann Ltda. |
title_full_unstemmed |
Elaboração de um plano de marketing para uma empresa de pequeno porte do segmento comércio varejista de roupas e acessórios femininos. Estudo de Caso: M N Huntemann Ltda. |
title_sort |
Elaboração de um plano de marketing para uma empresa de pequeno porte do segmento comércio varejista de roupas e acessórios femininos. Estudo de Caso: M N Huntemann Ltda. |
author |
Duarte, Marina Hunttemann |
author_facet |
Duarte, Marina Hunttemann |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Marina Hunttemann |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Platt, Allan Augusto |
contributor_str_mv |
Platt, Allan Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de marketing Plano de marketing Empresa de pequeno porte |
topic |
Administração de marketing Plano de marketing Empresa de pequeno porte |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-02T18:45:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-04-02T18:45:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131549 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
97 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/131549/1/Adm291047.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/131549/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b5c93d136b13d32dbb9342eae17c797f 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766804994348023808 |