Do custo à diferenciação: estruturação de um modelo multicritério para análise da estratégia competitiva de uma empresa de construção civil
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88393 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaCosta, Jeane Maria da CostaBorgert, Altair2012-10-22T08:30:59Z2012-10-22T08:30:59Z20062006230690http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88393Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.A mensuração de indicadores de desempenho permite identificar se os objetivos estabelecidos para as empresas são alcançados. No entanto, além de medir o desempenho é possível, por meio da atribuição de pesos ou taxas, avaliar este desempenho. Esta avaliação consiste em determinar a capacidade que cada indicador tem de melhorar os resultados da empresa. Entende-se que um dos fatores que influencia essa avaliação é a estratégia competitiva da empresa: baixo custo ou diferenciação. Dessa forma, empresas com estratégias diferentes atribuem taxas diferentes aos seus indicadores de desempenho. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo estruturar um modelo para análise da estratégia competitiva de uma empresa, por meio da avaliação dos seus indicadores de desempenho. Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e utiliza, como fonte de dados, uma construtora do município de Florianópolis. Nesta empresa, coletam-se informações sobre suas características competitivas que, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão, se traduzem em indicadores de desempenho. Estes indicadores subdividem-se em duas áreas e formam a estrutura do modelo multicritério. A partir deste modelo identificam-se: as duas grandes áreas, que representam as estratégias de baixo custo e de diferenciação; a quantidade de indicadores interligados em cada área; e as taxas atribuídas a cada indicador. Com base nestes elementos faz-se a análise da estratégia competitiva da empresa. Os resultados permitem concluir que a empresa atribui maior percentual aos indicadores interligados à estratégia de diferenciação, 61,5%, e o percentual restante, 38,5%, aos indicadores da estratégia de baixo custo.221 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCAdministraçãoDesempenhoIndicadoresAvaliaçãoProcesso decisorio por criterio multiploMetodologiaIndustria de construcao civil -AdministracaoDo custo à diferenciação: estruturação de um modelo multicritério para análise da estratégia competitiva de uma empresa de construção civilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL230690.pdfapplication/pdf1649233https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88393/1/230690.pdf830d8262502339fe3835f9bb460ab4a5MD51THUMBNAIL230690.pdf.jpg230690.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88393/2/230690.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD52123456789/883932013-05-05 00:33:00.388oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88393Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T03:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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