A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALES
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BASTOS, ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURT
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136061
Resumo: A imagem de uma instituição é construída ao longo do tempo e a marca é um elemento importante nessa construção. O estudo da marca e, por consequência, da imagem institucional ganhou destaque e gerou uma nova forma de gestão: o branding. A importância da imagem institucional é cada vez mais destacada e valorizada no campo da gestão das IES, e está relacionada à competitividade num mercado onde a preferência do aluno por esta ou aquela instituição pode determinar a sua sobrevivência. Embora a situação não seja exatamente igual para as IES públicas e privadas, o estudo da imagem institucional e o gerenciamento da marca são igualmente importantes e necessárias em ambos os casos. Este estudo pretende examinar a imagem de uma universidade pública brasileira ao longo da sua existência, através da análise de conteúdo das notícias veiculas na imprensa, e as formas de gerenciamento da marca adotadas através de informações contidas nos arquivos da própria universidade. Os resultados preliminares ressaltam a excelente imagem da instituição perante a opinião pública, embora não haja mecanismos institucionais sistematizados para gerenciamento da marca e cuidado da imagem da instituição.
id UFSC_2c7ae37786546daaec12c5bf26c77c3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136061
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALESBASTOS, ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURT2015-11-03T13:16:18Z2015-11-03T13:16:18Z2015-12-04978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136061A imagem de uma instituição é construída ao longo do tempo e a marca é um elemento importante nessa construção. O estudo da marca e, por consequência, da imagem institucional ganhou destaque e gerou uma nova forma de gestão: o branding. A importância da imagem institucional é cada vez mais destacada e valorizada no campo da gestão das IES, e está relacionada à competitividade num mercado onde a preferência do aluno por esta ou aquela instituição pode determinar a sua sobrevivência. Embora a situação não seja exatamente igual para as IES públicas e privadas, o estudo da imagem institucional e o gerenciamento da marca são igualmente importantes e necessárias em ambos os casos. Este estudo pretende examinar a imagem de uma universidade pública brasileira ao longo da sua existência, através da análise de conteúdo das notícias veiculas na imprensa, e as formas de gerenciamento da marca adotadas através de informações contidas nos arquivos da própria universidade. Os resultados preliminares ressaltam a excelente imagem da instituição perante a opinião pública, embora não haja mecanismos institucionais sistematizados para gerenciamento da marca e cuidado da imagem da instituição.INPEAU/UFSCA IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL101_00172.pdf101_00172.pdfapplication/pdf307107https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/136061/1/101_00172.pdf81ac51753e1ce85e3c14131be3d3e582MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/136061/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1360612015-11-03 11:16:18.174oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T13:16:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA.
title A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA.
spellingShingle A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA.
RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALES
title_short A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA.
title_full A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA.
title_fullStr A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA.
title_full_unstemmed A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA.
title_sort A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA.
author RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALES
author_facet RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALES
BASTOS, ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURT
author_role author
author2 BASTOS, ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURT
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALES
BASTOS, ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURT
description A imagem de uma instituição é construída ao longo do tempo e a marca é um elemento importante nessa construção. O estudo da marca e, por consequência, da imagem institucional ganhou destaque e gerou uma nova forma de gestão: o branding. A importância da imagem institucional é cada vez mais destacada e valorizada no campo da gestão das IES, e está relacionada à competitividade num mercado onde a preferência do aluno por esta ou aquela instituição pode determinar a sua sobrevivência. Embora a situação não seja exatamente igual para as IES públicas e privadas, o estudo da imagem institucional e o gerenciamento da marca são igualmente importantes e necessárias em ambos os casos. Este estudo pretende examinar a imagem de uma universidade pública brasileira ao longo da sua existência, através da análise de conteúdo das notícias veiculas na imprensa, e as formas de gerenciamento da marca adotadas através de informações contidas nos arquivos da própria universidade. Os resultados preliminares ressaltam a excelente imagem da instituição perante a opinião pública, embora não haja mecanismos institucionais sistematizados para gerenciamento da marca e cuidado da imagem da instituição.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-03T13:16:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-03T13:16:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136061
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/136061/1/101_00172.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/136061/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 81ac51753e1ce85e3c14131be3d3e582
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805099768709120