Proposta de rede de logística reversa para pilhas e baterias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229536 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é desenvolver o planejamento de uma rede logística reversa para o consumo de pilhas e baterias nas cidades de Bauru, Pederneiras e Macatuba, localizadas no estado de São Paulo. Para isso, foram aplicados os métodos de centro de gravidade juntamente com o modelo matemático do caixeiro viajante para propor a localização do centro de distribuição e as rotas municipais de coleta dos resíduos. Os resultados mostraram que o centro de distribuição deve ser localizado próximo à Bauru, cidade com maior geração de resíduos. A distância total das rotas foi minimizada, resultando em 56 km para Bauru, 9,75 km para Pederneiras e 9,45 para Macatuba. Dessa forma, as rotas proposta podem ser adotadas pelas prefeituras locais para gerenciar a logística reversa de pilhas e baterias, além de promover a integração entre as cidades da região. |
id |
UFSC_54ff19da9991949178d94a1d7d60f1e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229536 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Barreto, ArthurBattistelle, RosaneCherri, Adriana2021-10-26T18:58:57Z2021-10-26T18:58:57Z2020-05https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229536O objetivo desse trabalho é desenvolver o planejamento de uma rede logística reversa para o consumo de pilhas e baterias nas cidades de Bauru, Pederneiras e Macatuba, localizadas no estado de São Paulo. Para isso, foram aplicados os métodos de centro de gravidade juntamente com o modelo matemático do caixeiro viajante para propor a localização do centro de distribuição e as rotas municipais de coleta dos resíduos. Os resultados mostraram que o centro de distribuição deve ser localizado próximo à Bauru, cidade com maior geração de resíduos. A distância total das rotas foi minimizada, resultando em 56 km para Bauru, 9,75 km para Pederneiras e 9,45 para Macatuba. Dessa forma, as rotas proposta podem ser adotadas pelas prefeituras locais para gerenciar a logística reversa de pilhas e baterias, além de promover a integração entre as cidades da região.This paper has the objective of developing the planning of a reverse logistics network for the consumption of batteries in the cities of Bauru, Pederneiras, and Macatuba. These cities are located in the state of São Paulo. For this, the center of gravity methods was applied together with the mathematical model of the traveling salesman to propose the location of the distribution center and the municipal waste collection routes. The results showed that the distribution center must be located near Bauru, the city with the highest generation of waste. The total distance of the routes was minimized, resulting in 56 km for Bauru, 9.75 km for Pederneiras, and 9.45 for Macatuba. Thus, the proposed routes can be adopted by local city governments to manage the reverse logistics of batteries, as well as promoting the integration between the cities of the region.Caixeiro viajanteresíduos eletroeletrônicoslogística reversaProposta de rede de logística reversa para pilhas e bateriasReverse logistics network proposal for batteriesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/229536/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALENSUS_2020_paper_105.pdfENSUS_2020_paper_105.pdfArtigos ENSUS 2020application/pdf707259https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/229536/1/ENSUS_2020_paper_105.pdf5b2f8d2a17b08d10f7cbec9f3778f91aMD51123456789/2295362021-10-26 15:59:00.419oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-26T18:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de rede de logística reversa para pilhas e baterias |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Reverse logistics network proposal for batteries |
title |
Proposta de rede de logística reversa para pilhas e baterias |
spellingShingle |
Proposta de rede de logística reversa para pilhas e baterias Barreto, Arthur Caixeiro viajante resíduos eletroeletrônicos logística reversa |
title_short |
Proposta de rede de logística reversa para pilhas e baterias |
title_full |
Proposta de rede de logística reversa para pilhas e baterias |
title_fullStr |
Proposta de rede de logística reversa para pilhas e baterias |
title_full_unstemmed |
Proposta de rede de logística reversa para pilhas e baterias |
title_sort |
Proposta de rede de logística reversa para pilhas e baterias |
author |
Barreto, Arthur |
author_facet |
Barreto, Arthur Battistelle, Rosane Cherri, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Battistelle, Rosane Cherri, Adriana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Arthur Battistelle, Rosane Cherri, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caixeiro viajante resíduos eletroeletrônicos logística reversa |
topic |
Caixeiro viajante resíduos eletroeletrônicos logística reversa |
description |
O objetivo desse trabalho é desenvolver o planejamento de uma rede logística reversa para o consumo de pilhas e baterias nas cidades de Bauru, Pederneiras e Macatuba, localizadas no estado de São Paulo. Para isso, foram aplicados os métodos de centro de gravidade juntamente com o modelo matemático do caixeiro viajante para propor a localização do centro de distribuição e as rotas municipais de coleta dos resíduos. Os resultados mostraram que o centro de distribuição deve ser localizado próximo à Bauru, cidade com maior geração de resíduos. A distância total das rotas foi minimizada, resultando em 56 km para Bauru, 9,75 km para Pederneiras e 9,45 para Macatuba. Dessa forma, as rotas proposta podem ser adotadas pelas prefeituras locais para gerenciar a logística reversa de pilhas e baterias, além de promover a integração entre as cidades da região. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-26T18:58:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-26T18:58:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229536 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/229536/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/229536/1/ENSUS_2020_paper_105.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 5b2f8d2a17b08d10f7cbec9f3778f91a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805173158543360 |